Nos últimos anos, o marketing evoluiu muito para acompanhar o comportamento do novo consumidor. Sendo assim, aprender como fazer marketing digital atualmente, é essencial.

E a boa notícia é que o marketing digital, atualmente, permite que você tenha resultados muito mais expressivos do que o marketing tradicional. E, tudo isso, gastando muito menos do que gastaria com o marketing tradicional.

Por isso, se você já tem uma empresa há muitos anos e quer fazer a transição entre o marketing tradicional e o digital. Ou mesmo se você está criando a sua empresa agora e quer usar as estratégias de marketing digital, saiba que o artigo de hoje foi escrito para você!

Abaixo você vai descobrir e entender um pouco mais sobre o que é o marketing digital e vai descobrir algumas ideias de como fazer marketing digital gastando pouco. Confira!

Nesse artigo você vai aprender:

  • O que é o Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing de mídias sociais
  • E-mail marketing
  • Links patrocinados
  • SEO
  • Uso do site institucional
  • 7 dicas para fazer marketing digital gastando pouco

 

O que é o marketing digital

De forma bem simplificada, podemos dizer que o marketing digital, nada mais é do que o marketing tradicional adaptado às novas mídias e ao novo comportamento do consumidor.

Hoje, as práticas de marketing digital são muitas e, abaixo, você vai conhecer as principais. Vamos lá?

1) Marketing de conteúdo

Hoje, o marketing de conteúdo se tornou a estratégia de marketing digital número 1 para muitos empreendedores.

A ideia é criar um blog no qual você vai oferecer conteúdo de qualidade e altamente relevante para o seu cliente em potencial.

O objetivo dessa estratégia nem sempre é oferecer o seu produto diretamente para o cliente. Mas sim, estabelecer uma relação de confiança com ele. Se posicionando como alguém que entende do assunto e que pode oferecer soluções úteis e promissoras.

Esse artigo que você está lendo agora, por exemplo, faz parte da nossa estratégia de marketing de conteúdo.

2) Marketing de mídias sociais

O marketing de mídias sociais também é uma ferramenta muito poderosa! Sobretudo, porque, hoje, boa parte das pessoas passa horas nas redes sociais, todos os dias.

Apesar disso, o marketing de mídias sociais envolve outras plataformas, além das redes sociais mais conhecidas. Como, por exemplo, o Facebook, o Instagram, o Youtube e o Twitter.

Outras redes sociais menos populares também podem ser utilizadas. Como o LinkedIn, o SoundCloud, Pinterest etc.

Além de tudo isso, o marketing de mídias sociais também pode incluir, em sua estratégia, fóruns e qualquer outro tipo de plataforma que tenha a interação como prioridade.

3) E-mail marketing

O e-mail marketing também é muito importante atualmente. Ele permite que você mantenha o contato com o seu cliente em potencial.

Isso faz com que ele sempre se lembre da sua empresa na hora de comprar um produto que você oferece.

Além de enviar ofertas e promoções dos seus produtos. Ele também ajuda você a educar seu cliente, para que assim, ele entenda melhor os produtos que você oferece e como você pode ajudá-lo. Por tudo isso, construir as listas de e-mail, hoje, se tornou essencial!

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4) Links patrocinados

Os links patrocinados também têm se tornado muito populares nos últimos anos. Eles são os anúncios que você pode oferecer em plataformas como o Google Adwords, Facebook e Instagram Ads, no Youtube e em tantas outras plataformas.

Um dos principais benefícios dessa estratégia é o retorno rápido. No entanto, para que os anúncios realmente funcionem, é preciso conhecer muito bem o seu público.

E, mais do que isso, saber usar essas plataformas, fazer testes A/B e descobrir quais os melhores anúncios para você.

5) SEO

Hoje, conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) também é muito importante.

Afinal de contas, são elas que te permitem conquistar as primeiras posições do Google. O que muita gente não sabe é que um bom plano de SEO demora alguns meses e muito preparo para dar resultados excelentes.

O SEO existe em duas modalidades, o off page e o on page. O primeiro é feito fora do seu site, enquanto o segundo é realizado dentro do seu próprio site.

Além disso, hoje o Google conta com mais de 200 regras para decidir quem ganha as primeiras posições.

Apesar disso, investir em conhecer e aprender as estratégias de SEO é essencial. Porque boa parte dos cliques fica entre os primeiros colocados para cada palavra-chave.

6) Uso do site institucional

Para qualquer empresa que queira ser conhecida no mercado, a criação de um site institucional também é essencial atualmente.

Um dos principais objetivos do site é o de criar credibilidade perante o público. Já que no site, você vai mostrar ao seu cliente em potencial quem é você, o que você tem a oferecer, quais é sua missão e quais são os seus valores etc.

Além disso, o site é o local para onde todos os seus clientes em potencial devem ser enviados para que você possa oferecer seus serviços. Por isso, hoje, ele também é muito importante.

 

7 dicas de como fazer marketing gastando pouco

Agora você já aprendeu quais são as principais estratégias de marketing atualmente. Para continuar te ajudando nessa empreitada, abaixo, vou te dar algumas dicas de como fazer marketing digital gastando pouco.

1) Tenha um plano de marketing

O planejamento é uma etapa essencial para realizarmos qualquer coisa. E no marketing não é diferente!

Esse é o primeiro passo de como fazer marketing digital gastando pouco. Antes de começar a aplicar as estratégias, é preciso planejar quais resultados você deseja obter.

Até porque você precisará fazer algum investimento em, pelo menos, ferramentas e anúncios. E por isso deverá saber o quanto poderá investir a partir do retorno esperado.

Para isso, comece olhando seus números atuais de contatos, ligações, emails, clientes, vendas, publicidade, etc.

Esse é seu ponto de partida! Com esses dados em mente, o próximo passo é pensar em como você quer que esses números estejam daqui a 3, 6 e 12 meses? Para isso é preciso definir métricas para todos eles.

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Saber onde você quer chegar, ou nesse caso, saber que resultados você deseja obter, é essencial. E é o primeiro passo para obter sucesso com o marketing digital.

2) Conheça o seu público-alvo tão bem que você possa chamá-lo pelo nome

Esse é o segundo passo de como fazer marketing digital gastando pouco! E não levar esse fator em consideração é um dos erros que muitos iniciantes no marketing digital cometem.

Hoje, trabalhamos com o conceito de persona. E ele vai muito além do que o conceito de público-alvo.

Além de saber o sexo, a idade e a renda do seu cliente em potencial. Você deve realmente entender como ele pensa.

Por isso, conhecer os medos, as dores, os interesses e sonhos do seu cliente em potencial também é muito importante.

Pois, muitas vezes, é preciso identificar problemas que seu cliente em potencial ainda não descobriu que tem.

Para isso, o ideal é fazer pesquisas periodicamente junto ao seu público. E, à medida que você passa a conhecê-lo melhor, você vai descobrir as melhores formas de resolver os problemas deles.

Ou, melhor ainda, o ideal é que um especialista na área faça esse trabalho. Pois como você pode perceber, esse não é um trabalho fácil!

3) Avalie seus canais de venda e comunicação

A quarta dica de como fazer marketing digital com pouco dinheiro é avaliar e conhecer bem todos os seus canais de comunicação.

E, quando digo todos, são todos mesmo! Desde a fachada no seu negócio, passando pelas postagens no blog, pelo seu site institucional e suas postagens nas redes sociais.

Isto é, todas as possíveis formas de contato do seu cliente com a sua marca ou o seu serviço.

O ideal é que você faça uma avaliação de todos eles, procurando descobrir quais são os resultados que eles te oferecem.

Mas o trabalho não acaba por aí! Depois disso é preciso analisar quais deles te oferecem melhores resultados. Além disso, descobrir se os seus clientes estão usando esses canais e se há outros canais que podem te dar melhores resultados.

O objetivo aqui é reconhecer e investir apenas nos canais que oferecem ou que podem oferecer melhores resultados.

4) Construa sua presença online

O próximo passo é construir sua presença online. A começar pelo seu site, não esquecendo do blog e das redes sociais.

O objetivo desse passo vai muito além de mostrar ao público que você existe. E envolve, além disso, a ideia de deixar a sua marca no mercado.

Fazer com que as pessoas te conheçam bem e entendam qual a sua missão, seus valores. O que te ajuda a se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado.

5) Planeje conteúdo para o seu avatar

O próximo passo de como fazer marketing digital gastando pouco é planejar o conteúdo para o seu avatar. O que envolve várias etapas.

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Em primeiro lugar, como eu já disse acima, é preciso conhecer o seu avatar ou a sua persona. Saber quais são os interesses, dores e sonhos deles e entender como ele pensa.

Depois, é preciso pensar em quais temas poderiam ajudar esse avatar. E, além disso, definir quais são as palavras-chave mais importantes no seu nicho.

É só depois desses passos que você poderá produzir conteúdo de qualidade, que seja realmente relevante para o seu avatar.

6) Use um aplicativo para programar suas postagens

Para facilitar a vida de quem trabalha com o marketing digital, a boa notícia, é que hoje, existem ferramentas muito úteis.

Como, por exemplo, as que permitem que você programe suas postagens nas redes sociais.

Essas ferramentas permitem que você deixe tudo pronto e que você não precise fazer todas as publicações manualmente. O que te faz economizar muito tempo!

Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia também este artigo: Como postar em várias redes sociais ao mesmo tempo.

7) Use e abuse do Google Business

O último passo é usar e abusar do Google My Businness, ou em Português, Google meu Negócio.

Essa ferramenta surgiu quando o Google decidiu combinar o poder de várias funcionalidades que já existiam em outras ferramentas. Como o Google +, Google Places, Google Maps etc.

Dessa forma, ele facilitou muito a vida de quem tem uma empresa. Pois algumas das principais funcionalidades oferecidas pelo Google meu Negócio são:

  • Colocar e mostrar aos consumidores a sua localização no Google Mapas.
  • Exibir o horário de funcionamento da sua empresa.
  • Mostrar fotos da empresa.
  • Apresentar aos consumidores dados, como por exemplo, seu endereço, site, telefone e e-mail.

E os benefícios de se usar essa plataforma são muitos, como, por exemplo, mostrar ao mundo que sua empresa existe, passar credibilidade e confiança, aumentar o alcance do seu negócio, além de promover a interação com seus consumidores.

Aqui, vale aquela velha máxima: “você precisa estar onde seu consumidor está”. Por tudo isso, usar essa ferramenta, que é gratuita, também é uma ótima dica de como fazer marketing digital gastando pouco.

 

Agora é com você!

No artigo de hoje, você descobriu como fazer marketing digital gastando pouco. Ao seguir todas essas dicas, você garante que estará, não só economizando, mas também alcançando resultados incríveis!

Mas se você está um pouco perdido em meio a tudo isso que acabou de aprender, não se preocupe!

Se você acha que tudo isso é demais para você encarar no momento, te aconselho a ler também esse artigo: Como Saber Quando Contratar Uma Agência De Marketing Digital. Pois ele vai te ajudar a descobrir qual o momento certo para contratar uma agência.

E se você quiser continuar aprendendo mais sobre o assunto, aproveite e baixe este e-book: Como vender serviços online.

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