Você está pensando em investir um um site para o seu negócio mas não sabe se vale a pena? Ou já fez um bom investimento para ter o seu site mas está insatisfeito com os resultados que ele tem gerado? Calma! Seu site tem o potencial de ser o melhor vendedor do seu negócio. Tudo o que você precisa são das estratégias certas.

Nesse artigo vou te dar 3 recomendações para ter retorno com o seu site. Também vou ensinar como é possível aumentar as visitas de um site com algumas mudanças estratégicas. E no final vou te mostrar o que precisa fazer para alavancar sua presença online e vender todos os dias. Vamos lá?

Meu Site Não Vende

Uma das principais reclamações que ouço de empresas e profissionais que investiram num site é a frustração com seus resultados. Mesmo investindo em boas hospedagens, ferramentas modernas e até em conteúdo de qualidade, os resultados simplesmente não vêm. Daí o investimento não se paga, e o site fica com status de cartão de visitas.

Isso acontece por várias razões, mas a principal é não pensar no site como uma peça de marketing que faz parte da estratégia no negócio. E deve adquirir a autonomia necessária para vender para ele de forma automática.

Mas o que quero dizer com isso?

Imagine que o seu site seja uma loja física que fica na garagem da sua casa, numa rua pouco movimentada. Como você faria para divulgar sua loja?

Você poderia começar divulgando para as pessoas próximas, como vizinhos, parentes e amigos. Mas só isso não seria suficiente para dar sustentabilidade ao negócio, e você precisaria atrair mais possíveis clientes.

Então um dia acorda e faz alguns panfletos para distribuir nas ruas movimentadas, nos comércios locais e nas casas do bairro. E, uma semana depois, coloca alguns anúncios em jornais do bairro.

As visitas começam a aparecer. Algumas vendas são feitas. Mas passado algum tempo, sua loja está novamente vazia. Você precisa investir novamente em anúncios.

Algum tempo depois, percebe que no mês que não anuncia, não tem visitas.

Algo muito semelhante acontece com a maioria dos sites de negócios. A empresa escolhe investir em um site, investe também em anúncios e tem algum resultado. Mas ela fica dependente desse ciclo. E quando não anuncia, não vende.

Isso tem acontecido com o seu site? Quer saber como superar isso?

investir em site

3 Recomendações Para Investir Em Um Site E Ter Retorno

Primeiro, pare de ver o seu site como algo fora da sua empresa. O seu site representa você ou o seu negócio na internet. É a sua casa própria, com um endereço onde os clientes poderão te encontrar. E por todas essas razões, deve ser tratado como uma peça de marketing que tem a função de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa.

Segundo, tenha claro qual é o objetivo do seu negócio com o site. Ter muitos visitantes e aparecer na primeira página do Google devem ser meios. O principal objetivo do seu site é o mesmo do seu negócio: ter lucro. Então, a principal razão para uma empresa investir em um site, numa boa presença online, deveria ser transformar esses recursos numa máquina de vendas 24×7. Mas isso não acontece porque a maioria das empresas ainda trata sua presença online apenas como um cartão de visitas.

Terceiro, seu site precisa estar no meio da estratégia. Ele não é um fim em si mesmo, como apenas um panfleto caro que depende da boa vontade do leitor querer entrar em ação. Ele precisa ser ativo, chamar o visitante para conversar. Convidá-lo a dar os próximos passos. E até mesmo usar outros recursos para a empresa falar com quem estiver online no site, como os chat bots.

Assim, ao mudar o seu foco em relação ao seu site, vai conseguir também mudar sua estratégia, passando a atrair visitantes com real potencial para se tornarem seus clientes.

 

Visitantes: Busque Quantidade e Qualidade

Visitantes são diferentes de clientes. Mas um cliente, antes de se tornar um cliente, foi um visitante. A questão é que esse cliente não foi um visitante qualquer. Ele foi um visitante qualificado, que se transformou em um contato quente e depois em cliente.

E como atrair visitantes com potencial para serem seus clientes? Com a comunicação e as ferramentas certas. Para você ver como isso funciona, quero compartilhar um dos meus cases de sucesso para atrair mais visitantes qualificados.

Um dos meus sites, um projeto pessoal muito querido, ficou com baixo desempenho durante longos 4 anos. Foi uma época em que trabalhei muito e quase não pode me dedicar a ele. O número de visitantes mensais era inferior a 500, o layout esta desatualizado e o conteúdo nunca havia sito otimizado (SEO).

Em Novembro de 2016, decidi fazer uma mudança geral. Foi o ano que mais aprendi sobre marketing digital e SEO e vi que podia usar isso para alavancar o meu projeto.

O conteúdo do site já era bom. Mesmo não estando otimizado,  já parecia na primeira página do Google para algumas palavras-chave. E o principal: atraída pessoas realmente interessadas no assunto do meu site. 

Veja as ações que implementei no site:

  • Atualizei o layout para outro mais moderno
  • Otimizei todo o conteúdo usando estratégias de SEO
  • Apliquei outros conceitos de marketing digital
  • Atualizei um dos ebooks gratuitos que ofereço em troca de cadastros
  • Escrevi um novo artigo relevante e otimizado sobre o tópico mais buscado no site (apenas um)

E, de um mês para o outro, os visitantes do site passaram de 440 em novembro para 4.760 em dezembro, 10x mais visitas apenas com mudança de layout, otimização para SEO e atualização do imã digital. Veja os gráficos abaixo gerados pela ferramenta SemRush:

ANTES DA MUDANÇA

APÓS A MUDANÇA

Após essa mudança, implantei novas melhorias e consegui um novo salto de no aumento de visitas, conforme mostra a imagem abaixo:

VISÃO GERAL (ATUALIZADO EM 18/01/2018)

Assim, se o seu site já tem um bom conteúdo mas não decola, algumas mudanças simples podem ser a solução. Você só precisa saber o que mudar para dar os melhores resultados para o seu negócio.

E se você ainda não tem site, com a estratégia certa e consistência na produção de conteúdo, poderá ter resultados a partir de 3 a 6 meses. Então, o quanto antes começar, melhor.

Para te ajudar a produzir conteúdos que convertem, escrevi um ebook no qual reuni as estratégias mais atuais de marketing digital e de conteúdo em um passo-a-passo simples. Se você que saber como ser mais efetivo na sua comunicação e usar seu conteúdo para vender, acesse esse link e saiba mais.

Faça Sua Presença Online Vender Para Você

Eu sou Especialista em Vendas Online e tenho uma consultoria na qual ajudo empresas e profissionais a venderem todos os dias usando a internet. Essa consultoria é para quem está cansado de promessas, e disposto a fazer o que for preciso para transformar seu site em principal vendedor.

Nela vou avaliar sua presença online, seu negócio, seus concorrentes, seu público, e vou apresentar um plano com as ações necessárias para fazer sua presença online vender para você.

Se você quer minha ajuda pessoal para alavancar seus resultados, aqui está o que precisa fazer.

No final do texto tem um botão que leva para uma pesquisa. Essa pesquisa é para eu saber mais sobre você, seu negócio e seus principais problemas.

Após responder essa pesquisa, você terá a oportunidade de agendar uma reunião comigo.

Essa é uma reunião inicial que eu faço para empresários ou profissionais que estão sérios em sua decisão de ter resultados sólidos pela internet. Durante essa reunião vou te apresentar a análise da presença online do seu site e algumas ações para você implantar de forma imediata.

Ao final da reunião você poderá tentar implementar o plano sozinho… ou poderá colocá-lo em prática com a minha ajuda.

Tudo o que precisa fazer é responder à pesquisa e agendar nossa reunião.

Vejo você em breve.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Empresária, Coach Executiva e de Negócios, Educadora Financeira, Administradora, escritora, blogueira a quase 10 anos na área de vida simples, com 18 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de gestão de pessoas e processos.

Deixe o seu comentário