4 dicas ao contratar um profissional de marketing digital

por | dez 13, 2017 | Estratégia

Se você é profissional liberal e está pensando em contratar um profissional de marketing digital para cuidar de sua presença online, fique atento! Esses 4 cuidados simples podem evitar muita dor de cabeça.

Problemas com o profissional de marketing digital: uma história comum

Um belo dia você resolve fazer uma pesquisa para ver o que sua concorrente anda fazendo. Abre o navegador, digita o endereço e descobre que ele atualizou o site e anda fazendo várias postagens no Facebook e Instagram.

Então pensa: “tenho que fazer o mesmo”. Mas não conhece ninguém na área. Pede uma recomendação para um amigo e ele indica um primo, sobrinho ou conhecido que trabalha na internet. Daí você entra no contato e na pessoa fala que escreve artigos, faz postagens, e até atual seu site. Tudo isso por um precinho camarada.

Você contrata a pessoa, e fica muito feliz no começo. Afinal, é um profissional de marketing digital.

Tudo parece funcionar bem. Primeiro, segundo mês. Mas lá pelo terceiro, você percebe que ele para de postar no Facebook. E que seu site está desatualizado. Cadê os artigos que ele prometeu?

Você tenta entrar em contato e percebe que ele te evita. Provavelmente arrumou um cliente grande, alguma empresa, e ficou sem tempo para cuidar de você.

Daí, você volta à estaca zero.

Você já passou pela história acima?

Profissionalismo e amadorismo no marketing digital

Se você já teve problemas com seu profissional de marketing digital, ou conhece alguém que já teve, saiba que isso é mais comum do que imagina. Tanto comum que todas as semanas ouço uma ou duas pessoas contando uma história parecida.

Isso acontece por dois motivos:

Primeiro: um profissional de marketing digital se especializa em tarefas como fazer sites, escrever artigos, escrever postagens para redes sociais, fazer peças de design. Mas não acho importante se especializar em um ramo de atividade.

Por isso, aceitamos todos os tipos de clientes e demandas, fazendo um tipo de serviço para vários tipos diferentes de clientes. E com isso acaba sem conhecer realmente as necessidades e os problemas de seus clientes.

Segundo: muitos dos profissionais não fazem o marketing digital sua atividade principal. Seja porque está começando, seja porque trabalha para ter uma renda extra. Até aí tudo bem.

Mas isso exige muita organização, foco e comprometimento para fazer tudo o que é necessário para a campanha do cliente. Sem falar na falta de garantia que você tem caso o profissional resolvea, de uma hora para outra, deixando de fazer os serviços.

E por esses razões você, liberal profissional, que tem pouco ou nenhum conhecimento de marketing digital, não consegue fazer sua presença on-line avançar do jeito que gostaria.

Mas isso não precisa ser assim.

4 cuidados na hora de contratar um profissional de marketing digital

Para não ter dor de cabeça na hora de contratar alguém para te ajudar com a sua presença online, fique atento a esses quatro dicas:

1) Profissionalismo: antes de contratar, verifique qual situação do negócio da pessoa. Ela tem empresa? Se não, ela oferece uma proposta e um contrato com a descrição detalhada dos serviços?

Deixa claro qual os resultados esperados com o projeto? explicar sabe claramente a estratégia que vai usar e por que? Ela é capaz de se comprometer por um período definido?

2) Promessa: qual a promessa do trabalho do profissional? Ele deixa claro o que esperar do trabalho dele como profissional de marketing digital

3) Especialização: qual a especialidade dele? Seu trabalho está focado em estratégias ou em execução?

4) Projetos anteriores: quais são seus projetos anteriores? Ele continua cuidando dos projetos? Ou é um projeto de entrega única? Se for, como caso você precisa pedir ajustes e atualizações?

E agora que você já sabe o que precisa observar na hora de contratar um profissional para cuidar de sua presença online, pode tomar dois caminhos:

  1. Tentar contratar um profissional avaliando todas essas questões e torcer para que ele saiba o que está fazendo;
  2. Solicitar minha assessoria gratuita de 30 minutos no qual vou te mostrar, passo a passo, o que você precisa fazer para alavancar sua presença on-line de forma definitiva.

Tenho ajudado profissionais a construir uma presença on-line que fortaleça sua autoridade ao mesmo tempo que gera clientes e faturamento. Porque, ao contrário do que muitos profissionais do marketing digital dizem, ter visitantes no seu site não é garantia de ter clientes.

Para atrair os visitantes certos, aqueles com potencial para se tornarem clientes, é preciso estratégias com foco em vendas e método. E isso só os Especialistas em Vendas Online como eu tem.

Assim, se você quiser dar um passo além e alavancar de vez a sua presença online, solicite minha assessoria de 30 minutos via telefone ou internet. Vou fazer gratuitamente a análise de sua presença online e mostrar o que pode fazer para transformar seu site em um vendedor. Eu para criar um site que venda.

Mas atenção: um profissional de marketing digital chega a cobrar R$ 300,00 para fazer a análise de Presença Online. Então aproveite enquan ela é gratuita.

Você será redirecionado para uma página com algumas perguntas para eu entender melhor o seu negócio. Basta preencher e enviar que em breve entro em contato.

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