Você anda precisando alavancar as vendas e elevar o seu negócio ao próximo patamar? Descubra no artigo de hoje 6 técnicas de persuasão para consultores que podem te ajudar com isso.

 

Descubra como as técnicas de persuasão podem te ajudar

Você já reparou que algumas pessoas, mesmo tendo ideias e produtos incríveis, nem sempre alcançam bons resultados?

Talvez você já tenha visto um amigo passando por isso, ou talvez, você já tenha passado por isso também.

Hoje, para ser um consultor de sucesso, mais do que ter um bom produto, é preciso saber convencer, persuadir o consumidor, por várias razões.

Muitas vezes, porque ele acha que pode fazer aquele trabalho sozinho e não entende todos os benefícios que você pode oferecer através da consultoria. Muitas vezes, porque você precisa lidar com a concorrência.

E é justamente por isso que aprender e dominar as melhores técnicas de persuasão é essencial atualmente. Porque quando você alia a qualidade do seu serviço com essas técnicas, você passa a gerar muito mais vendas e resultados incríveis.

Ficou curioso? Descubra abaixo 6 técnicas de persuasão que irão te ajudar a elevar seu negócio ao próximo patamar.

1) Simpatia

A primeira técnica de persuasão para consultores que quero falar aqui é a simpatia. É bem fácil entender porque ela funciona e encontrar exemplos dela em nosso dia a dia.

Você já deve ter reparado que ao entrar numa loja, a maneira como você é recebido pelos vendedores influencia muito na compra.

Se você for recebido com um sorriso e uma saudação amigável, existem grandes chances de você procurar pelo que quer ali. Do contrário, quando somos mal recebidos, muitas vezes, saímos da loja sem nem perguntar sobre o produto que queremos comprar, não é mesmo?

Na internet, a história não é muito diferente! Por isso, se você quer alavancar as vendas, além de ser simpático e educado, você deve se mostrar disposto a realmente ajudar as pessoas.

2) Reciprocidade

A reciprocidade é a segunda técnica de persuasão para consultores de que vou falar aqui.

Também não é difícil entender porque ela funciona. É só pensar que, muitas vezes, quando alguém nos surpreende com um “bom dia” ou até mesmo com um sorriso, a tendência é retribuirmos, certo?

No marketing, quando você oferece algo gratuito, a tendência é que quem recebe isso, retribua de alguma forma. Seja indicando seu serviço para um amigo, falando bem dele nas redes sociais ou até mesmo comprando o que você tem a oferecer.

Uma forma muito comum de usar isso no marketing é oferecer um bônus gratuito, em troca das informações de contato da pessoa. Isso é chamado de isca digital e é uma excelente forma de construir sua audiência e encontrar clientes em potencial.

3) Coerência

A terceira técnica de persuasão que pode te ajudar a vender mais é a coerência. Nós somos criados para sermos coerentes, ou seja, para “fazermos sentido” perante as pessoas ao nosso redor.

Você já se pegou insistindo num argumento, mesmo sabendo que estava errado apenas para não dar o braço a torcer?

No marketing isso é usado da seguinte forma: em vez de tentar convencer o cliente a comprar sua consultoria de uma vez, você faz com que ele dê pequenos passos.

Um dia, você pede para ele comentar um artigo, compartilhar ou curtir uma publicação nas redes sociais. Depois, você pede para que ele deixe as informações de contato, para ter acesso a um e-book.

Como você pode perceber, a ideia é fazer com que o cliente em potencial se comprometa, com pequenos passos. Até que, finalmente, a venda aconteça como consequência de tudo isso.

Pois ao longo de todo esse caminho, ele percebeu que você está disposto a ajudar. E entendeu também tudo o que você pode fazer por ele. Nesse caso, em vez de ser uma grande decisão a ser tomada, a compra é só o próximo passo óbvio. Incrível, não é mesmo?

4) Prova social

A prova social também é mais uma técnica de persuasão que você pode usar para vender mais serviços de consultoria.

Nesse caso, a ideia é comprovar a eficiência daquilo que você oferece. Não dizendo o quanto os seus serviços são bons, mas deixando que outras pessoas digam por você.

Muitas vezes, quando não nos sentimos seguros o suficiente para comprar um produto, consideramos a opinião de outras pessoas. Você já deve ter pedido a opinião de um amigo antes de comprar um produto, certo? A ideia é exatamente essa!

Para usar essa técnica de persuasão, você deve usar cases de sucesso e depoimentos de clientes. Você pode postá-los no blog, nas redes sociais ou até mesmo enviá-los para a sua lista de e-mail.

5) Escassez

A escassez ocorre quando oferecemos um produto ou serviço de forma limitada no mercado.

Imagine que você está interessado em fazer um curso. Mas quando as inscrições são abertas você descobre que o número de vagas é super baixo. O que você faz?

A tendência é que você compre o mais rápido possível, sem pensar muito e analisar fatores que normalmente levaríamos em consideração. Como o valor do curso, nossa condição financeira no momento e até mesmo a necessidade imediata daquele produto.

Por isso, essa técnica é muito utilizada no marketing digital, pois ela aumenta a vontade de adquirirmos um produto e faz com que ajamos impulsivamente. Sem analisar objeções que analisaríamos se tivéssemos mais tempo.

6) Autoridade

A última técnica de persuasão para consultores da qual vou falar aqui é a autoridade. Ela é uma das mais importantes para quem trabalha com o marketing digital.

A ideia é a de se posicionar como alguém que realmente entende do assunto, ou seja, como uma autoridade no seu nicho.

Isso é importante porque tendemos a nos espelhar e a confiar no julgamento de pessoas que são sinônimo de autoridade.

Por isso, quando você se posiciona como uma autoridade e oferece um produto, as pessoas confiam em seu julgamento. Pois elas enxergam você como alguém que realmente entende daquilo e que, portanto, pode realmente ajudar.

Se você quiser saber mais sobre isso, te aconselho a ler também este artigo: Marketing para consultores: 6 dicas para construir autoridade na sua área.

 

Comece hoje mesmo a usar as técnicas de persuasão e venda muito mais

Acima, você aprendeu 6 técnicas de persuasão que você, consultor, pode usar para alavancar as vendas.

E se quiser continuar aprendendo mais, dê o próximo passo e baixe o meu e-book Como Vender Serviços Pela Internet Com O Conteúdo Certo.

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Muito sucesso e até o próximo artigo!

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