Se você é um especialista precisa ter clareza nos 4Ps do seu negócio para não perder clientes e renda.
Os 4Ps, ou o Mix de Marketing, é um dos conceitos mais famosos e atuais em publicidade e marketing. Refere-se ao que é fundamental no tão importante e necessário planejamento de vendas. Seja de produtos, seja de serviços.
Por isso, se você é um profissional liberal ou autônomo especializado, precisa ter esses quatro pontos muito claros para que sua estratégia de vendas funcione. E nesse artigo vou falar, de forma prática, o que você precisa ter em mente na hora de fazer o seu planejamento de vendas segundo os 4Ps ou Mix de Marketing.
Os 4Ps aplicados ao Marketing para Especialistas
O primeiro ponto é o Produto, ou Serviço. Você precisa saber exatamente o que está oferecendo para seus clientes. Você pode estar pensando “mas isso é fácil! Eu ofereço terapia, coaching, treinamento, suporte, etc”. Mas será que sua oferta tem o benefício claro? Será que o seu potencial cliente, ao entrar em contato com sua oferta, entende claramente o que você está falando? Ele consegue perceber os atributos do seu serviço? Consegue identificar os benefícios? A grande questão de vender serviços é transformar o intangível em tangível. Ou seja, descrever o que você faz de forma que o potencial cliente consiga “tocar” sua oferta.
O segundo ponto é o Preço. Você está por dentro do preço praticado no seu mercado? Consegue saber se o preço que estabeleceu está de acordo com o perfil do seu cliente? Está conseguindo alinhar sua oferta de forma que o potencial cliente se veja levando mais do que está efetivamente pagando?
O terceiro ponto é a Praça. Você precisa saber exatamente de onde seus potenciais clientes estão. E de onde seus clientes atuais estão vindo. Se você atende em local físico, sua praça envolve essa região. Já se atende usando a internet, sua praça pode estar nas redes sociais, grupos, espaços de discussão e outros. E você precisa saber disso para levar essas pessoas desses espaço público para um espaço privado onde possa aprofundar o contato com eles.
E o quarto e último ponto é a Promoção, que em conjunto com a Praça vai fazer o seu negócio alcançar as pessoas certas. Você precisa saber quem são seus clientes, onde estão, o que eles buscam e então mostrar que você tem a solução para um problema deles. Isso é essencial pois, em última instância, somos resolvedores de problemas. Por isso você precisa ter clareza sobre qual problema você resolve e comunicar isso corretamente.
Como colocar os 4Ps em prática
Aqui tenho três dicas para você colocar os 4Ps em prática no seu negócio:
Tenha uma jornada para seu cliente. Essa jornada se inicia no primeiro contato que o potencial cliente tem com você. Tenha em mente que cada contato precisa ser valorizado e que sua estratégia precisa ser transformar cada um deles em pontos de contato. Ou seja, que você precisa conquistar a confiança desse potencial cliente para que ele se disponha das suas informações de contato em troca de algum conteúdo exclusivo. Após esse cadastro a jornada se inicia com você oferecendo o próximo passo natural, ou seja, algo que resolva um problema específico. E pelo que seu potencial cliente terá interesse em se tornar um cliente. E em cada passo da jornada, seu cliente é convidado a ter acesso a serviços cada vez melhores, mais exclusivos e com valores diferenciados.
Estude seus clientes atuais a fundo. Seja curioso. Busque entender tudo o que esse cliente passou para chegar até você. Compreender isso vai te ajudar a perceber o que está funcionando e o que não está funcionando na sua comunicação e posicionamento.
Use sua presença online para gerar autoridade e vendas. Nem todos os canais vão dar bons resultados na questão de vendas. Mas é importante estar onde seu cliente está. Primeiro, porque ele vai ter a impressão que você está em todo lugar. Segundo, em algum desses canais ele verá suas ofertas e terá a oportunidade de contratar você.
Como ter ajuda especializada para criar a jornada do seu cliente
Com a minha consultoria ajudo empresas e profissionais liberais a venderem todos os dias usando a internet. Nela avalio sua presença online, seu negócio, seus concorrentes, seu público, e vou apresentar um plano com as ações necessárias para fazer sua presença online vender para você.
Se você quer minha ajuda para alavancar seus resultados, aqui está o que precisa fazer.
No final do texto tem um botão que leva para uma pesquisa. Essa pesquisa é para eu saber mais sobre você, seu negócio e seus principais problemas.
Após responder essa pesquisa, você terá a oportunidade de agendar uma reunião comigo.
Essa é uma reunião inicial que eu faço para empresários ou profissionais que estão sérios em sua decisão de ter resultados sólidos pela internet. Durante essa reunião vou te apresentar a análise da presença online do seu site e algumas ações para você implantar de forma imediata.
Ao final da reunião você poderá tentar implementar o plano sozinho… ou poderá colocá-lo em prática com a minha ajuda.
Fale agora com nossa equipe! Estamos à disposição para te mostrar o passo a passo para você ter RESULTADOS através da internet.
Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.