Os Marketplaces assumiram o protagonismo no mercado digital. Intermediando o relacionamento de compradores e vendedores, essas plataformas ganham cada vez mais espaço dentro dos ambientes virtuais. No entanto, esse modelo de negócio pode oferecer muitos desafios, principalmente quando falamos de experiência do cliente. Pensando nisso, preparamos uma lista para mostrar como pequenos empreendedores podem trabalhar estratégias comerciais dentro desses sites.
O Ecommerce é uma realidade no mundo inteiro. Compreender suas dinâmicas e particularidades é fundamental para empresas e marcas que desejam se manter relevantes ao longo dos anos. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!
O que são Marketplaces?
Os Marketplaces são espaços virtuais onde compradores e vendedores se reúnem para a realização de negócios. Essas plataformas funcionam como centros comerciais dentro da internet, que intermediam os relacionamentos entre diferentes pessoas.
Apesar da alta popularidade recente, esse tipo de negócio existe desde meados dos anos 90. No entanto, os últimos anos marcaram um intenso desenvolvimento desse tipo de negócio, principalmente no mundo pós-pandemia. Se expandindo para todas as áreas possíveis, a cultura dos Marketplaces tem se tornado cada vez mais plural e diversa.
Esses mercados baseados digitais permitem que os clientes possam escolher entre uma variedade de produtos ou serviços diferentes, todos disponíveis sob o mesmo sistema ou plataforma. Tendo explodido nos últimos anos devido aos avanços na tecnologia, eles agora oferecem aos consumidores infinitas possibilidades de escolhas no âmbito do comércio digital.
Os Marketplaces s não só proporcionam grande conveniência tanto para o comprador quanto para o vendedor, mas também oferecem uma variedade excitante de produtos que podem ser acessados de todos os cantos do mundo. Trazendo mais facilidade, acessibilidade e visibilidade para donos de negócios ao redor do planeta.
Qual é o Modelo de negócios dos Marketplaces?
O modelo de negócios dos Marketplaces é normalmente baseado no fornecimento de uma plataforma para compradores e vendedores interagirem e transacionarem. Arrecadando pequenas porcentagens das negociações feitas através de seus sistemas, esse tipo de comércio digital pode se tornar bem rentável se o número de transações realizadas for alto.
Esses mercados virtuais têm como objetivo facilitar aos usuários encontrar os itens que eles estão procurando, ao mesmo tempo em que lhes fornecem opções de pagamento convenientes. Agilizando compras e fornecendo suporte especializado, os Marketplaces são grandes facilitadores para a realização de negócios nos ambientes virtuais.
Vários Marketplaces também oferecem descontos e incentivos para aumentar a fidelidade dos clientes e encorajar compras repetidas, enquanto outros oferecem serviços de valor agregado, tais como revisões de produtos ou mecanismos de entrega que dão conveniência adicional.
Essa flexibilidade ajuda bastante na consolidação desses negócios no cotidiano do consumidor. Através de estratégias efetivas de preços, seleção de produtos e atendimento ao cliente , os Marketplaces esperam maximizar os lucros através do aumento da demanda. Essa é uma tendência bem comum na economia digital.
O Mercado Digital
A internet vem assumindo cada vez mais o papel de protagonista nas relações comerciais mundo afora. Essa transição para a economia digital vem bastante impulsionada pelos Marketplaces, que passaram a ter grande destaque no atual cenário em que vivemos. Crescendo ao longo dos anos, esse modelo de negócio passou por uma grande modernização após o período de pandemia.
Afinal de contas, o isolamento social fez com que muitas empresas tivessem de migrar para os modelos digitais. Felizmente, as plataformas digitais conseguiram atender essa demanda e permitiram que muitas pessoas seguissem tendo renda, mesmo em meio a maior crise sanitária da nossa história.
Esse processo acabou amadurecendo bastante a cultura do ecommerce. Mais familiar ao olhar do consumidor comum, o comércio digital passou a ser uma excelente opção para pessoas que desejam agilidade, simplicidade e precisão em suas experiências de compra.
Além disso, os Marketplaces proporcionam uma visibilidade muito grande para negócios que se destacam dentro dessas plataformas. Muitas vezes, esses produtos e serviços podem se posicionar a apenas alguns cliques de distância do consumidor.
Em contrapartida, essas mercados virtuais tornaram a concorrência muito mais acirrada. Afinal, os Marketplaces trouxeram concorrência global para pequenos empreendedores do mundo inteiro. Em meio a tantas ofertas e opções, a busca por diferenciais de mercado pode se tornar uma missão bem complicada.
Nesse contexto, a busca por bons posicionamentos é exclusivamente baseada pelo índice de satisfação dos usuários, que utilizarão o comércio digital como forma de avaliação para suas jornadas de consumo.
Por isso, o Marketing Digital se faz necessário até mesmo para empresas que focam exclusivamente na venda através de Marketplaces. Conseguir bons posicionamentos nessa plataforma depende exclusivamente de avaliações e feedbacks positivos dos usuários e compradores. Por isso, a experiência do cliente se torna uma ferramenta fundamental nesse contexto.
No entanto, o comércio digital pode acabas distanciando o relacionamento entre consumidores e clientes. Por isso, empresas necessitam desenvolver estratégias de experiência do cliente exclusiva para serem utilizadas em negócios que apostam na venda através dos Marketplaces.
Proporcionar uma excelente experiência ao cliente é essencial para o sucesso dentro de qualquer plataforma de Marketplace. Por isso, toda atenção deve ser dedicada para que a jornada do consumidor transcorra de forma rápida, simples e agradável para os usuários desse sistema. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar no desenvolvimento dessas estratégias. Confira mais abaixo!
Como Melhorar a experiência dos clientes nos Marketplaces?
Então, para maximizar o potencial deste canal de vendas, é importante assegurar que os clientes tenham uma excelente experiência quando compram nesses mercados virtuais. Alguns itens básicos podem tornar essa tarefa muito mais simples, tanto para empreendedores quanto para seus clientes. Veja agora como melhorar a experiência dos clientes nos Marketplaces.
1- Utilize fotos em boa resolução
Primeiramente, é importante que a apresentação visual de seu produto esteja em dia. Mais do que postar múltiplas fotos, é preciso oferecer imagens com boa resolução, que podem ser ampliadas e analisadas de forma mais detalhada pelos usuários do Marketplace de sua escolha.
É sempre bom lembrar que a informação visual vai ser a primeira a se conectar com um possível consumidor. Fotos e imagens vão ilustrar sua oferta e chamar a atenção dos clientes. Portanto, na hora de tirar fotos de seus produtos, certifique-se de proporcionar uma qualidade de observação para o público.
2- Faça Descrições atraentes e informativas
Além disso, descrições atraentes e informativas vão complementar esse processo. Aproveite esse espaço de forma objetiva para explicar as informações mais relevantes em relação ao produto ofertado. Capriche nas especificações e foque na construção de textos de fácil assimilação para todas as pessoas.
A simplificação é um dos fatores mais importantes dentro dos Marketplaces. Utilizar uma abordagem concisa e rápida pode ser uma boa estratégia para explicar de forma clara, sem cansar os usuários.
3- Atendimento personalizado
O atendimento também é outro importante ponto de atenção nesse processo. Responder perguntas e tirar dúvidas de forma rápida e precisa é uma ótima prática para o desenvolvimento de uma boa experiência do cliente. Utilizar esse canal para construir melhores diálogos com os consumidores vai ajudar bastante na construção de feedbacks construtivos.
Isso vai trazer uma série de insights que vão permitir novas abordagens, inovações e experiências. Sem falar que esse posicionamento vai render melhores avaliações para seu perfil dentro dos Marketplaces, trazendo ainda mais credibilidade e confiança para seu empreendimento.
4- Comentários e avaliações positivivas
Inegavelmente, comentários e avaliações positivas são fundamentais para o sucesso dentro das plataformas de Marketplace. Afinal, esses fatores são a fonte de consulta primária para compradores interessados em determinados produtos.
Por isso, a construção de uma experiência boa é tão importante. Caso contrário, outros compradores estarão cientes de que o serviço oferecido deixou a desejar nas etapas da jornada do consumidor. Portanto comentários e avaliações positivas são apenas a consequências dos passos e dicas seguidas nos parágrafos anterior.
Felizmente, se esses processos forem validados, esse sucesso vai ser refletido em interações positivas. O resultado disso vai ser refletido em melhores ranqueamentos dentro dessas plataformas de comércio digital.
5- Conte com especialistas em Marketing Digital
Para que todos esses fatores funcionem e se integrem de maneira orgânica com os propósitos e valores de seu negócio, recomendamos que você recorra ao auxílio de especialistas em Marketing Digital. Com o suporte de profissionais qualificados, o desenvolvimento dessas estratégias de experiência do cliente podem ser muito mais efetivos.
Uma abordagem mais aprofundada vai melhorar bastante o desempenho de seu empreendimento dentro dessas plataformas digitais, permitindo que você siga focando no desenvolvimento de seu projeto. Portanto, fica aqui nosso convite para você conhecer nossa agência. Esperamos ser seus parceiros muito em breve.
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Equipe de Redação da @MKPE