Já pensou em se comunicar com seu público por meio de áudio? Para isso é preciso saber como fazer um podcast e divulgar os conteúdos feitos nele.
Os podcasts acabaram se tornando obrigatórios para quem cria conteúdo na web. Por exemplo, Thiago Nigro, do canal Primo Rico, acabou criando o Primo Cast para ter um canal com conteúdos mais longos e fáceis de serem consumidos.
Até aqui na Marketing Para Especialistas temos nosso próprio podcast no Spotify, nele compartilhamos dicas e estratégias para vender mais usando o marketing digital.
Queremos que você também use essa estratégia para ampliar o alcance de seu negócio. Se você quer conversar com seu público por meio de conteúdo, vem neste post ver o passo a passo de como fazer um podcast e se tornar referência.
O que é um podcast?
Os podcasts são programas de rádio disponíveis em plataformas digitais como Spotify, Anchor, etc. Eles apareceram lá no ano de 2003, na época com um caráter bem jornalístico.
Contudo, hoje os podcasts são dos mais diversos gêneros e podem ter a sua cara neles. Você pode conversar de modo mais descontraído, sério, com informações técnicas (ou nem tanto).
Ah! A palavra “podcast” é uma junção de “Ipod” – aparelho de ouvir músicas da Apple- e “broadcast” – que significa transmissão em inglês. Foi Ben Hammersley quem criou essa palavra para batizar os tão famosos programas em formato de áudio.
Por que criar um podcast?
Como dissemos, o podcast é um tipo de conteúdo de comunicação muito mais rápido e dinâmico para seu público. Isso porque você não necessariamente precisa sentar em frente ao computador ou celular para acompanhar, mas pode colocar um fone e fazer outras coisas enquanto escuta.
Além disso, em um podcast você consegue entregar uma quantidade muito maior de conteúdo do que faria em um texto ou em uma postagem do instagram.
Leia também: Como os Podcasts Corporativos Estão Transformando o Marketing B2B
Passo a passo de como fazer um podcast
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo dos podcasts, preparamos um passo a passo para que você consiga criar suas pautas e produzir este tipo de conteúdo em áudio:
1 – Saiba qual tema será abordado
Para começar a produzir seu próprio podcast você precisa entender qual tipo de conteúdo você deseja criar. Sejam entrevistas, apresentação de dados, informações estratégicas etc.
A partir disso, é preciso criar uma pauta de temas que sejam relevantes para seu público, pense em:
- Quais assuntos estão em alta no meu nicho?
- Quais são os principais tópicos da minha área?
- Como posso entregar um conteúdo que chame a atenção e agregue valor ao ouvinte?
- Como apresentar o tema de uma maneira interessante?
2 – Defina um nome bem chamativo para o podcast
Na hora de criar seu podcast é interessante pensar em uma forma que chame a atenção e já diga de cara para o que veio. Pode ser que o nome do podcast seja o mesmo da sua empresa, por exemplo. Vamos ver alguns para se inspirar:
- Café com ADM;
- Like a Boss;
- NerdCast;
- Startapo;
- Mentalidade Empreendedora;
- Sacadas do Empreendedor.
Como dá para perceber, o próprio nome do podcast já diz o seu tema principal e também o tom que usa, se é mais técnico, mais leve, sério…
3 – Convide participantes
Para que a audiência não enjoe de seus programas, pense em fazer trabalhos colaborativos, os famosos colabs.
Ou seja, convide participantes de outros podcasts, influencers, pessoas do seu nicho e até cases de sucesso para que sua audiência conheça.
4 – Tenha os equipamentos essenciais
Quando falamos em passo a passo de como fazer um Podcast, temos que pensar nos equipamentos que você precisa adquirir para uma boa qualidade, veja só:
- Microfone condensador profissional;
- Headsets;
- Licença em uma plataforma de conferência;
- Software de edição.
5 – Prepare sua voz
Uma coisa que não estamos muito acostumados é com o aquecimento vocal, mas quem vai gravar um podcast precisa aprender como fazê-lo.
Isso porque o aquecimento vocal diz respeito a sua dicção, qualidade da voz durante a gravação e evita que você acabe rouco.
Aqui você encontra alguns exercícios simples, mas que vão dar uma boa base de um bom aquecimento vocal. No caso de melhorar a dicção, você pode usar os trava-línguas para não ter problema ao pronunciar palavras difíceis.
6 – Grave com antecedência
O próximo passo é seguir para a gravação, se você estiver fazendo isso sozinho, a dica é relaxar. Provavelmente você não vai ter o melhor episódio de primeira, mas conforme você for treinando ficará melhor.
Além disso, a dica é criar uma gaveta de conteúdo para que não fique nenhuma semana sem postá-la. Então, tente gravar dois ou três episódios em uma semana, ao invés de gravar apenas um.
Gravar em estúdio pode ajudar! Você planeja seu conteúdo e grava tudo de uma vez, além de contar com profissionais para editar seu material e deixar tudo pronto para subir nos canais.
7 – Faça uma edição sublime
A edição do episódio também conta muito para quem está ouvindo e para isso é necessário cuidar de aspectos como:
- Ter uma vinheta de início;
- Alguns efeitos sonoros condizentes com o tema explorado;
- Remoção de ruídos e equalização;
- Ganho de áudio em alguns casos;
- Cortes estratégicos;
- Boa renderização do episódio.
8 – Divulgue seu podcast em lugares estratégicos
Agora que o seu podcast está pronto, você precisa divulgá-lo o máximo que puder. Compartilhe em grupos de WhatsApp, no seus perfis das redes sociais e com seus amigos.
Além disso, sempre que tiver um cliente, recomende algum episódio que pode ajudá-lo a solucionar algum problema.
9 – Estabeleça um perfil
É muito importante você criar um perfil chamativo nos canais de streaming. Por exemplo, no Spotify você consegue colocar descrição, foto de perfil e fazer algumas personalizações.
Isso deixa o seu podcast muito mais apresentável e fácil de ser encontrado.
Então, gostou do nosso passo a passo de como fazer um podcast e se tornar referência? Então leia também Como Criar um Podcast: Um Passo a Passo Simples
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.