Dicas para abrir um escritório de advocacia

por | nov 8, 2022 | Sem categoria

O ramo do direito é um dos mercados mais competitivos em nosso país. Repleto de profissionais qualificados, esse setor exige grande preparo e experiência por parte de seus integrantes. Por conta disso, iniciantes e recém-formados podem ter bastante dificuldade em se inserir nesse cenário. Baseado nessa dor de muitos trabalhadores dessa área, preparamos uma lista com algumas dicas para abrir um escritório de advocacia.

Atualmente, a concorrência tem sido bastante pesada, isso é bem verdade. No entanto, existem algumas medidas que pode ser tomadas para ajudar bastante os novos escritórios na captação e retenção de clientes. Veja quais são esses passos no artigo abaixo!

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O que é preciso para abrir um escritório de advocacia?

Primeiramente, é preciso saber que existem alguns itens fundamentais para quem deseja abrir um escritório de advocacia. Afinal, profissionais dessa área desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, portanto, a regularização para iniciar esse tipo de negócio é bem rígida.

É obrigatório ter registro na OAB(Ordem dos advogados do Brasil)

Provavelmente, a condição mais básica dessa lista é possuir um registro na OAB(Ordem dos advogados do Brasil). Somente com essa regularização é possível exercer a profissão de advogado de forma legal. Portanto, só é possível abrir um escritório de advocacia quando os formados(bacharéis) conseguirem a aprovação no teste final da entidade (Exame da Ordem)

Tirar o CNPJ

Em sequência, é preciso garantir o registro legal de seu escritório, que nada mais é do que uma empresa. Ou seja, tirar um CNPJ é fundamental para garantir a legalidade e as obrigações fiscais e tributárias de seu novo empreendimento.

A saber, CNPJ é uma abreviação do termo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Esse registro consiste em um número que vai ser designado para identificar seu negócio, no caso escritório, perante ao governo. Esse código vai ser responsável por uma diferenciação entre pessoa física e pessoa jurídica, o que vai ser fundamental para o cumprimento das obrigações legais de seu escritório de advocacia.

Aliás, vale sempre ressaltar que advogados não podem obter o certificado de MEI(Microempreendedor individual). Essa atividade não consta no CNAE (Cadastro Nacional de Atividades econômicas), o que tornam impossível a emissão do certificado e a possibilidade de geração do boleto do Simples Nacional. No entanto, não se preocupe. Vamos falar mais detalhadamente sobre isso mais adiante nesse artigo.

Definir modelo de Sociedade

Em resumo, advogados podem atuar de duas maneiras diferentes. A primeira delas consiste no modelo de sociedade. Essa alternativa consiste em na parceria entre diferentes advogados na abertura de um escritório. A sociedade Simples, forma mais tradicional, deve ser registrada na OAB(Ordem dos advogados do Brasil). Aliás, todos os participantes devem possuir registro formal na entidade.

Por outro lado, também existe a possibilidade de advogados atuarem sozinhos. Para isso, após tirar o CNPJ(Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) um profissional deve buscar uma licença de SUA(Sociedade Unipessoal de Advocacia). Com esse registro, é possível ter direito a benefícios fiscais semelhantes aos dos MEIs(Microempreendedores individuais), principalmente por conta do direito ao Simples Nacional para Advogados.

Encontrar seu nicho de mercado

O direito é um ramo complexo com diversas áreas atuação. Cada uma delas com suas particularidades, vantagens e defeitos. Um profissional que deseja abrir um escritório deve ter esse nicho bem definido. Afinal. esse será seu cenário de trabalho ao longo de sua carreira. Obviamente, essa escolha passa pela afinidade e o nível de conhecimento de um advogado sobre cada assunto.

A especialização é muito importante em um escritório de advocacia. Pois, as pessoas sempre buscam por referências na área de atuação referente a seus casos. Por isso, é muito importante escolher o nicho que você tem mais conhecimento. Isso vai ser um grande diferencial de mercado.

Escritório físico ou digital?

Por fim, é muito importante definir como vão funcionar as operações de seu escritório. Escritórios físicos são muito tradicionais no ramo do advocacia e foram soberanos por décadas nesse mercado. No entanto, o número de ambientes de trabalho digitais tem aumentado bastante. Principalmente no cenário pós pandemia. Essa nova possibilidade passou a levantar uma série de questionamentos para os advogados iniciantes.

Qual modelo trabalho escolher? Bom, tudo depende de vários fatores. Cada opção tem suas próprias vantagens e cada alternativa pode se adequar mais a um perfil específico de profissional. Por um lado, o escritório digital oferece bastante flexibilidade e custos menos elevados. O que pode ser bem interessante para advogados iniciantes que desejam abrir um escritório de advocacia.

Em contrapartida, o escritório físico pode fornecer uma estrutura melhor para os clientes. Muitas vezes, esse contratante vai preferir tratar assuntos sensíveis de forma direta, olho no olho. Sem falar que o trabalho presencial facilita bastante as relações humanas e traz bastante credibilidade para uma firma de advocacia. O maior contraponto são exatamente as altas despesas de aluguel e manutenção do espaço.

Em resumo, tudo depende da situação de quem deseja iniciar nessa área. Ambas opções possuem seus prós e contras, cabe somente aos profissionais em questão decidir qual é a escolha ideal para o modelo de trabalho em seu escritório.

Dicas para abrir um escritório de advocacia

Uma vez que todas essas pendências forem resolvidas, você terá toda a base necessária para abrir um escritório de advocacia. Portanto, confira agora algumas dicas que podem auxiliar bastante nesse processo inicial. Espero que goste!

1- Conheça seu público-alvo

A captação de clientes é o maior desafio para as novas empresas no Brasil, isso também inclui o setor do direito. Formar uma base sólida de clientes é um grande desafio, principalmente para profissionais com pouco experiência no mercado. Portanto, é muito importante conhecer os comportamentos, dores e motivações de seus possíveis contratantes.

Nesse quesito, a pesquisa de mercado é uma etapa fundamental. As informações extraídas dessa consulta podem ajudar bastante a entender como inserir seu nicho de advocacia em estratégias de captação de clientes. Felizmente, atualmente contamos com ferramentas que nos proporcionam uma visão mais embasada sobre os padrões comportamentais de nossos consumidores.

Portanto, utilizar dados e outras métricas pode ser bem importante. Utilizar a tecnologia como ferramenta de pesquisa de mercado pode ser uma chave para o sucesso. Lembre-se, você deve saber exatamente quem são as pessoas que você deseja ajudar com seus serviços jurídicos. O cliente é alma de tudo.

2- Construa autoridade

Hoje em dia, para ganhar relevância nos ambientes digitais é preciso trabalhar bastante na construção de autoridade. Esse processo consiste basicamente em produzir conteúdo especializado, de alta qualidade, para fazer com que os algoritmos reconheçam sua empresa(ou sua pessoa jurídica) como uma referência em determinado assunto.

Isso vai fazer com que seu escritório ganhe mais visibilidade no mundo digital, seja nas redes sociais ou nas ferramentas de busca. Além disso, se suas postagens forem úteis para as pessoas, isso vai dar bastante credibilidade para sua firma, o que pode garantir ainda mais clientes.

No entanto, a construção de autoridade demanda constância e conhecimento de técnicas de otimização, como SEO, por exemplo. Então, essa etapa passa por um planejamento a longo prazo de estudo e muita dedicação. Buscar ajuda profissional pode ser uma boa alternativa para a solução desse problema.

3- Trabalhe com o Marketing digital

A internet assumiu o protagonismos das relações comerciais no mundo inteiro. O ambiente virtual se torna cada vez mais convidativo e amigável para construção de negócios. Nesse contexto, o Marketing Digital se tornou um campo de atuação muito relevante. Oferecendo as melhores estratégias comercias para as mídias sociais, essa ferramenta passou a ser uma tendência do empreendedorismo.

Por conta disso, ter uma presença digital forte e coerente passou a ser uma obrigação de muitos profissionais, incluindo advogados. Aliás, por se tratar de uma ciência humana, o setor do direito necessita saber trabalhar os gatilhos mentais necessários para conquistar a atenção e o engajamento de possíveis clientes. Por isso, o Marketing Digital pode ser ainda mais útil nesses casos.

Atualmente, existe uma grande variedade de cursos e conteúdos didáticos sobre essa área do mercado. Basta esforço e dedicação para compreender mais sobre o assunto. No entanto, é sempre bom destacar que o Marketing Digital é um assunto muito vasto e diverso, que demanda bastante tempo de estudo, que pode ser algo difícil para profissionais requisitados como os advogados.

De repente, nesse caso a melhor opção seja buscar uma parceria com especialistas no assunto. Recorrer a ajuda de profissionais qualificados pode ser a garantia de um Marketing Digital eficiente e coerente com sua área de atuação.

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