Atrair novos clientes pode parece impossível para quem está começando ou até já tem um tempo na área. Porém, é importante parar e pensar sobre quem você quer chamar atenção. Com algumas dicas, esse processo se torna mais fácil.
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Atrair novos clientes: por onde começar?
Antes de tudo, para atrair novos clientes você precisa entender onde eles estão e como querem ser encontrados. Por isso, é importante você construir uma relação. Pode ser por meio de um site, um portfólio ou até mesmo redes sociais, que irão ajudar a criar uma estratégia para seu negócio e autoridade para seu trabalho.
Para começar a atrair novos clientes, tenha em mente as fases do canal de comunicação. Ou seja, os 5 momentos que você precisa passar:
- Conhecimento: como fazer meus clientes conhecerem meus produtos e serviços?
- Avaliação: como fazer meus clientes avaliarem a proposta de valor que ofereço?
- Compra: como permito aos clientes comprarem meus serviços ou produtos?
- Entrega: como entrego minha proposta de valor?
- Pós-venda: que tipo de pós-venda eu consigo oferecer? Posso entregar outros produtos ou serviços?
Algumas dicas para atrair clientes!
Depois de responder a essas questões, é importante se atentar a algumas dicas que ajudam a atrair novos clientes.
- Entenda sua empresa – O que a torna especial? O que você tem de diferente e único? Por que as pessoas devem escolher seus serviços?
- Entenda seu cliente – Seus clientes são responsáveis por colocar seu dinheiro no caixa. Por isso, eles precisam ser seu foco. Descubra quem são, o que os motiva, qual perfil, onde estão, entre outras informações.
- Seja objetivo – Ou seja: mostre ao seu cliente, de forma clara, por que ele precisa fazer negócios com sua empresa.
- Peça indicações – Quando você tem clientes que gostam do seu trabalho, eles se tornam seus melhores defensores. Aproveite isso!
- Mantenha contato – As redes sociais são ótimas para isso! Aproveite, também para produzir bons conteúdos sobre o meio que você trabalha. Dessa forma, consegue criar autoridade para seu negócio.
- Faça networking – Atrair novos clientes também é estar em contato com pessoas. Por isso, não ignore o networking!
- Seja honesto – Não minta sobre o que você oferece! Um relacionamento transparente com seus clientes é essencial.
- Faça parcerias – Quando você faz parcerias com outras empresas, consegue atrair novos clientes. Isso porque os clientes do outro negócio vão conhecer seus serviços e podem procura-lo!
- Faça com que seus clientes se sintam confortáveis – Quando as pessoas se sentem valorizadas, “em casa”, elas se conectam. Por isso, crie ambientes (online e off-line) que demonstrem quem você é e quais os valores que tem.
- Dê razões para as pessoas contratarem você – Não foque em vender seus produtos. Ensine seus clientes a compra-los! Como? Mostrando como seus serviços facilita a vida das pessoas.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.