Você tem visitas em seu site, porém com poucas conversões? Está com dificuldades para transformar tráfego em contatos e assim vender serviços pela internet?

No último artigo falei sobre o problema que faz um site não vender, que é o baixo volume de pessoas que o acessam (tráfego baixo). Se esse é o seu caso, aproveito para sugerir a leitura de meu outro artigo aqui. Mas se o seu site hoje já tem tráfego e está com poucos resultados, esse artigo é para você!

Aqui vou falar especificamente sobre conversão, ou seja, como transformar visitantes em leads, contatos, clientes.

Porque seu site não converte?

Tráfego, público qualificado e conversão é uma tríade e, portanto, caminham juntos. Pensando nesses três pilares vou destacar aqui alguns elementos fundamentais que você precisa atentar na hora de otimizar seu site e produzir conteúdos para vender serviços. São eles: backlinks, qualidade do tráfego, anúncios, otimização do conteúdo, pontos de contato e chamadas para ação.

Os backlinks são aqueles links que colocamos em sites que julgamos possuir autoridade  em determinada área de atuação que nos interessa pelo alto volume de visitantes. O objetivo dessa prática é atrair uma parte desse público para o seu site.

Mas atenção! Embora seja uma prática muito usada, é preciso ter cuidado. Muitas vezes aquele público que você está atraindo de outro site não é seu público alvo. Ou seja, as pessoas que  chegam através desses links tem pouco ou nenhum interesse em seu serviço ou conteúdo. Por isso, por mais que faça volume de visitação em sua página, a chance de conversão em clientes é muito pequena.

Em relação aos anúncios, a questão é parecida. Ao levar aquele volume de tráfego para o seu site você precisa garantir que a informação da página se alinhe ao que está no anúncio. Precisa também cuidar para que o visitante não tenha que ficar procurando a informação desejada. Em resumo, ao clicar no anúncio, ele precisa encontrar o que está buscando. Parece óbvio, mas já cansei de ver empresas jogando dinheiro fora por não tomar esse cuidado.

Com relação ao conteúdo, também ocorre algo semelhante ao anúncio. Embora um artigo seu possa estar bem otimizado para fins de busca e ranqueamento, se o mesmo não oferece uma resposta real para o problema que atraiu a atenção do visitante, sua credibilidade fica comprometida, além da pessoa não ver nenhuma vantagem em voltar a acessar seu site.

Outro problema é a falta de pontos de contato. Pontos de contato são todas as oportunidades de se oferecer algo a mais para o visitante, como ebooks, vídeos, cursos de pequena duração, assessorias gratuitas, etc.. O objetivo dessa estratégia é criar um relacionamento mais duradouro com o futuro cliente. Portanto, a dica é que esse pontos de contato no site precisam estar em lugares estratégicos e de fácil visualização. Assim seus visitantes saberão o que você tem para oferecer.

O último problema é a falta de chamadas para ação claras. As pessoas que acessam um determinado conteúdo, e realmente leem o material, estão propensas a dar o próximo passo. É importante deixar isso bem claro para o público de forma que ele entenda o que precisa fazer a seguir. Isso pode ser feito por meio de uma chamada conteúdos mais aprofundados, materiais gratuitos ou mesmo para adquirir seu serviço.

Como transformar visitantes em clientes

Agora que você já descobriu alguns dos principais problemas que dificultam a conversão, quero te apresentar 5 estratégias que vão ajudar a aumentar os visitantes qualificados do seu site e transformá-los em clientes:

1) Fazer backlinks com conteúdos em sites de parceiros que complementam o seu negócio. Por exemplo, um coach de emagrecimento pode escrever para o site de um nutricionista com tráfego de qualidade. Pode também escrever para portais da sua área. Como no caso de um consultor de negócio que compartilha conteúdos no site Administradores.com. Ou seja, backlinks são uma ótima estratégias desde que feitos com os parceiros certos.

2) Ter um conteúdo que responda à pergunta do cliente. Ou seja, você tem que se concentrar em criar conteúdo para pessoas que realmente estejam procurando seu trabalho. Não adianta produzir conteúdos que produzam um tráfego volumoso que não atraiam um público qualificado (potencial cliente de seu produto). Nesse caso, é importante entender bem quem é seu avatar, ou público alvo, e saber qual problema vai resolver.

3) Oferecer algo em troca do cadastro. Você pode oferecer algo de grande interesse para o seu público em troca de um cadastro simples. Pode ser um pdf, uma aula ou um atendimento gratuito. Entre outras vantagens, essa tática lhe garante a possibilidade de que o potencial cliente conheça melhor seu serviço, além de gerar um vínculo mais estreito com ele.

4) Criar pontos de contato. Você precisa colocar essas chamadas em pontos estratégicos no seu site e no conteúdo. Todo aquele que chega em seu site já fez uma busca, sabe o que procura e, portanto, está mais propenso a agir para resolver seu problema. Alguns bons lugares para incluir essas chamadas são a barra lateral, começo e final dos posts e pop-ups.

5) Usar chamadas para a Ação (CTA). Você deve verificar em seus conteúdos se está convidando o leitor para o próximo passo lógico que vai ajudá-lo a resolver seu problema. Muitas vezes o visitante não está ciente desse passo e cabe a você convidá-lo a prosseguir no caminho.

Para se aprofundar mais nesse assunto recomendo também a leitura do artigo Vale a pena investir em um site? onde apresento outras estratégias importantes para transformar seu site em canal de vendas pela internet.

Vá além com a ajuda certa!

Nesse artigo você descobriu 5 passos importantes para melhorar a qualidade do tráfego do seu site e assim aumentar suas conversões. Colocando essas passos em prática você terá resultados em pouco tempo.

Porém, quero fazer um alerta importante:  essas dicas ajudam, mas podem não resolver o seu problema de baixa conversão. Na nossa experiência sabemos que existem vários outros fatores que podem afetar o desempenho de um site. E que muitas vezes só com ajuda especializada vai conseguir os resultados que precisa.

Por isso, caso já tenha tentado de tudo para fazer do seu site um poderoso canal de vendas do seu negócio, mas ainda se sente patinando, descubra nesse outro artigo se não é o momento de contratar uma agência de marketing digital.

You have Successfully Subscribed!

Share This
Fale pelo whatsapp