3 dicas para conquistar clientes com mais facilidade

por | out 5, 2017 | Estratégia

Conquistar clientes é a base para qualquer negócio: seja físico, online, de serviços ou de produtos. Afinal, um negócio sem os clientes não é nada. Mas como chegar até eles? Muito simples: pela internet!

Conquistar clientes pela internet é possível?

Quando você deseja conquistar clientes, logo já vem aquele pensamento “eu não tenho conhecimento técnico para isso”. Mas, calma! Você não precisa de uma técnica para chegar até eles.

Há alguns anos, conquistar clientes era sinônimo de boca-a-boca ou até mesmo recursos caros, como publicidade, anúncios em jornais, entre outros. Hoje, essa realidade é outra. Nós possuímos recursos grátis e, mesmo os pagos, acessíveis. Tudo isso pela internet, um meio importantíssimo para conquistar clientes.

A internet é uma plataforma que possibilita não só conquistar clientes como, também, manter o relacionamento com eles. Isso porque nós temos não só a web (sites e blogs) como as próprias redes sociais, que são importantíssimas nesse processo.

Em resumo, conquistar clientes pela internet pode ser resumido em três etapas: atração, captura e conversão.

Como conquistar novos clientes na internet?

Esses três passos para conquistar clientes são importantes para quem deseja se destacar em seu nicho. Porém, como se estabilizar na internet e fechar negócios nesse “universo” tão grande? Confira as três etapas:

1 – Atração

Conquistar clientes é, em resumo, atrair pessoas que não conhecem seus serviços, certo? E você pode utilizar tanto estratégias pagas, como anúncios, quanto gratuitas, como é o caso do tráfego orgânico.

E essas estratégias podem ser aplicadas em diversos meios: sites, páginas, blogs, Facebook, Youtube, Instagram… Qualquer canal de comunicação é válido!

Vale lembrar que cada um deles funciona de uma forma. No Youtube, você precisa ter noção de vídeo. Já no Facebook, é importante entender que textos longos não funcionam tão bem quanto as pequenas chamadas. No Instagram, aposte em boas imagens. E por aí vai.

2 – Captura

Agora é o momento de captura de leads. Ou seja: quando você possui um modo de entrar em contato com seu cliente posteriormente. Vale e-mail, SMS, ligação telefônica, Whatsapp ou até um anúncio direcionado.

Mas como conseguir esses dados?

Você pode ter essas informações por meio de um pedido explícito. Criar formulários de cadastro são ótimos para essa finalidade. Ou até mesmo observando o comportamento do visitante do seu site, como acontece no anúncio.

Porém, nunca se esqueça que esse “pós” é importantíssimo para conquistar clientes. Isso porque nem todos gostam de receber mensagens ou ligações sobre vendas. Quando fizer o cadastro, pergunte ao seu visitante como ele prefere ser contatado. Assim, evitará o incômodo.

3 – Conversão

A última etapa é a conversão, que nada mais é do que transformar seu visitante em cliente. E tudo isso depende dos seus esforços no e-mail, vídeos e páginas criadas para esse relacionamento.

Conquistar clientes é ter qualidade nos leads. Quanto mais forem gerados, mais vendas acontecerão. E, consequentemente, mais seu negócio cresce.

Você deve conhecer bem o perfil do seu público para saber o que eles buscam ou rejeitam no seu negócio. Dessa forma, pode basear seu estilo de comunicação nesse feedback. Mas lembre-se: essa é a etapa mais sensível do processo. Por isso, faça com muito cuidado, dedicação e atenção. Lembre-se: mais do que conquistar clientes, você precisa mantê-los. E isso só depende de você!

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