Delegar ou não delegar: eis a questão!
Quando você inicia no empreendedorismo digital, descobre que tem duas grandes atividades: gerenciar a estrutura do negócio (site, redes sociais, canais) e conquistar clientes. E o grande desafio, principalmente para negócios de uma pessoa só, é saber dividir o tempo de forma equilibrada.
Ou seja, trabalhar para que a estrutura do negócio garanta a geração e atendimento dos clientes. E que a geração de clientes e as vendas garantam o funcionamento da estrutura.
E quando se é pequeno ou tem poucas atividades, tudo bem fazer tudo sozinho. Mas e quando você quer que o negócio cresça? Será que fazer as coisas sozinho é mesmo a melhor opção?
Como eu não sabia delegar, fiz eu mesma.
Quando criei meu primeiro site em 2008, sabia muito pouco sobre sites e web desing. E então precisei pesquisar muito. Na época não haviam cursos online como hoje. No máximo encontrei algumas apostilas com um passo-a-passo para criar sites no wordpress.
O wordpress já era a tecnologia favorita do blogueiros. E isso me ajudou muito pois foi através desses apaixonados que pude aprender o que precisava para começar. Eles, de forma muito generosa, compartilhavam tudo o que sabiam mesmo, pois queriam que a blogosfera crescesse.
Sou grata a todos, em especial à Nospheratt do Blosque.com. Essa foi quase uma professora particular para mim na arte de blogar. E mesmo sem atualizar o site desde 2014, seus conteúdos ainda são referência para mim.
Com toda essa ajuda, nasceu o maiscommenos.net, meu blog dedicado à práticas sustentáveis e compostagem doméstica. E que hoje é referência no assunto com mais de 12.968 acessos por mês (79,7% orgânicos, ou seja, sem gastar um centavo em anúncios).
De lá para cá, já fiz pelo menos 5 sites para mim, duas lojas virtuais e mais 3 sites de amigos e clientes. Isso inclui o vivadeproposito.com.br, site que divulgo meu trabalho como coach e educadora financeira. Depois de um trabalho de 12 meses focado em conteúdo, consegui aumentar em 88,30% os acessos orgânicos. Ou seja, hoje mais de 820 pessoas acessam meu conteúdo todos os meses sem que eu precise gastar para isso.
Mas você não precisa perder tanto tempo. Você pode delegar!
Bom, se você está lendo esse texto deve estar querendo alavancar sua autoridade e o seu negócio através da internet. E pode estar apenas começando a ter uma ideia do que precisa fazer, mas não ter feito nada ainda (o que pode ser ótimo. Já vou explicar) ou já ter feito vários cursos que te ajudam a criar uma ideia de negócio, a estruturar um plano de negócios e organizar um plano de ação.
Em ambos os casos agora está começando a achar que precisa de mais um monte de outros cursos para colocar o plano em prática. Cursos sobre marketing digital, facebook, instagram, youtube e todos esses canais de divulgação. E lá se vai o seu rico dinheirinho, sem saber quando vai retornar como resultado do seu negócio.
Então quero compartilhar com você algo que aprendi depois de dar muita cabeçada, não querer delegar e gastar muito dinheiro com esses cursos que falei:
Foque no que você é bom. Delegue todo o resto.
O que aprendi é que, se você quer resultados, foque no que você é bom. E então procure pessoas que são boas nas outras coisas que você não é para fazer aquilo que não sabe ou não quer fazer.
Ter essa mentalidade vai fazer você ganhar em duas coisas:
- Tempo, já que não vai gastar tempo com o que não precisa;
- Dinheiro, já que não vai gastar em vários cursos buscando a solução que falta para o seu negócio.
Assim, a chave para o seu sucesso na internet não está na internet em si.
A internet é sim um meio poderoso para alcançar seus clientes. Mas é apenas um meio. O segredo para o sucesso é usar esse meio de forma alinhada à sua estratégia de negócios.
Então eu te pergunto:
- Como está estruturado o seu modelo de negócio?
- O que faz seus produtos ou serviços se destacarem dos demais concorrentes?
- O que dá sustentação para suas receitas?
“Keep the eyes on the ball” e saiba delegar todo o resto. Isso fará a diferença para você.
Quer alavancar sua autoridade através da internet? Solicite já minha assessoria e saiba como.
Fale com nossos especialistas e descubra como escrever conteúdos que atraem mais visitantes e clientes através do seu site ou redes sociais.
Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital.
Fale agora com nossa equipe! Estamos à disposição para te mostrar o passo a passo para você ter RESULTADOS através da internet.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.