Ter autoridade na sua área pode parecer impossível de começo, mas não é. Com uma boa estratégia e com dicas relevantes, ser reconhecido se torna uma realidade. Porém, no começo, é comum cometer alguns erros na construção de autoridade. Por isso, antes de começar, saiba o que evitar!
É importante destacar que trata-se de exemplos, ou seja, existem muito mais erros na construção de autoridade que podem te fazer. Entretanto, esses são considerados os mais importantes, e preocupantes.
Por isso, atente-se a cada um deles e esteja certo que não está indo pelo caminho de erros evitáveis!
14 erros na construção de autoridade que lhe impedem de ter o título
Desde a forma como você lida com suas redes, até como se cerca de profissionais qualificados, diz muito sobre a sua forma de enxergar o mercado. Dessa forma, a medida que você entende e se resguarda desses erros, sua autoridade no mercado fica mais palpável.
Apesar de parecer algo difícil, essa construção se baseia principalmente em evitar os 14 erros na construção de autoridade que citamos abaixo. Sendo assim, cabeça aberta para entender o que você precisa, e vamos lá.
- Usar muitos termos técnicos: Você precisa ter em mente que seu público, no geral, não entende direito sobre sua área. Por isso, para ter autoridade sobre o que fala, use uma comunicação bem fácil e simples, sem muitos termos técnicos e que qualquer pessoa consiga entender.
- Não conhecer seu público-alvo: Você precisa saber quem é a pessoa que você conversa: o que ela gosta, quais horários está online, o que prefere comprar, quais formas de pagamento favoritas, etc. Se você quer o erro considerado top 1 em erros na construção de autoridade, aqui está.
- Falar muito sobre como e pouco do porquê: Evite falar muito sobre como você chegou até ali. Foque no motivo! Isso que inspira as pessoas – e fazem com que elas se identifiquem com você.
- Não mostrar a solução que seu público procura: Quando seu público vai atrás de um conteúdo, ele quer a solução para algum problema. Por isso, tente resolver ao invés enrolar. Isso só afasta ao invés te ajudar a ter autoridade.
- Criar conteúdo sobre sua empresa: Não foque o conteúdo somente em artigos sobre sua empresa. Tenha em mente que o público quer muito além disso. Fale sobre assuntos relacionados e do mesmo nicho.
- Ter medo de errar: No começo, arriscar é sempre difícil. Mas não tenha medo de errar! Se você sente isso, não consegue inovar e sair do mesmo. Ter autoridade também é arriscar. A ocorrência de erros na construção de autoridade no início é extremamente normal.
- Não investir em alguém para o serviço: Um bom conteúdo precisa de tempo de produção, pensar em assuntos e planejar estratégias. Por isso, procure alguém que entenda sobre isso. Dessa forma, os resultados serão melhores.
- Usar o mesmo conteúdo em todas as mídias: Você copia o mesmo conteúdo que é divulgado na mídia para as redes sociais, comunicação interna e outras mídias? Este é um erro! Cada canal possui suas particularidades e sua estratégia precisa seguir isso.
- Focar apenas em um canal: Além de diversificar o conteúdo, não foque apenas em uma mídia. Utilize tudo que puder: texto, foto, vídeo, redes sociais… Esteja onde seu público está! Além disso, a internet tem mudado e crescido cada vez mais, e sua empresa precisa acompanhar esse crescimento.
- Não sair da zona de conforto: Tente fazer algo diferente com seu conteúdo, seja um formato novo ou até um assunto diferente.
- Não pensar como uma empresa de mídia: Leve a comunicação da sua empresa a sério! Por isso, siga um planejamento e pense em pautas relevantes que te ajudem a ter autoridade. Afinal, apesar de manter um relacionamento próximo com seus clientes, é preciso entender que se trata de uma empresa. E, no final das contas, precisa de um planejamento de mídias sociais.
- Não estar por dentro do mercado: Você precisa produzir conteúdo sobre seu nicho. Por isso, mantenha-se atualizado sobre ele. No final das contas, é um dos grandes erros na construção de autoridade.
- Não ter atendimento ao cliente: Hoje em dia, o cliente está em todos os lugares e usa isso para entrar em contato com empresas. Por isso, realize o atendimento por diversos meios: redes sociais, mensageiros, telefone, etc.
- Não acreditar no marketing digital: A internet está aí para nos ajudar a ter autoridade. Com uma boa estratégia de marketing digital, você chega a possíveis clientes de forma mais fácil e focada. Por isso, invista e não duvide do poder de uma boa estratégia!
Fale com nossos especialistas e descubra como escrever conteúdos que atraem mais visitantes e clientes através do seu site ou redes sociais. Além disso, vamos te ajudar a não cometer erros na construção de autoridade.
Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital. Nele, você poderá acompanhar dicas, sugestões e conceitos que vão te guiar nesse caminho, e evitar que ocorram novos erros na construção de autoridade.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.