O que é um Funil de vendas?

por | mar 1, 2023 | Conteúdo, Experiência

A criação de conteúdo representa uma importante ferramenta para o Marketing Digital. Ajudando na captação de clientes e criação de autoridade, essa prática consiste no desenvolvimento de posicionamentos que vão formar conexões com os consumidores através da produção de informação especializada. Nesse contexto, as estratégias de funil de vendas podem ser uma excelente oportunidade para que empresas alcancem melhores resultados digitais.

Atuando ao longo de toda jornada do consumidor, esse método de conversão potencializa a criatividade e construção de narrativas, facilitando diálogos e aproximando marcas de clientes. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!

capa de artigos da MKPE 27

O que é uma estratégia de Funil de vendas?

Criar uma estratégia de funil de vendas é um passo importante para a consolidação de uma estratégia digital efetiva. O conceito por trás dessa técnica é simular uma representação gráfica da jornada que um cliente em potencial levará ao longo de sua experiência de compra. Criando conteúdo diverso, que vai desde a conscientização até a conversão, essa postura pode fazer uma grande diferença na captação de novos clientes.

O Funil de vendas ajuda a focar na criação de conteúdo direcionado para clientes em diferentes estágios de sua jornada, informando e guiando esse consumidor a descer o funil em direção à compra.

Muitas vezes é dividido nos estágios de conscientização, coleta de informações, tomada de decisões e ação. Com o conhecimento dessas etapas e das estratégias e táticas apropriadas que podem ser aplicadas a cada etapa, empreendedores de todo o tamanho podem começar a criar um planejamento eficaz para incentivar que clientes completem esse ciclo e sejam convertidos em compradores recorrentes.

As etapas do funil de vendas

A estratégia de funil de vendas é uma das formas mais eficazes de aumentar a lucratividade em qualquer negócio. Esse processo envolve determinar quais estágios os clientes em potencial devem passar ao longe sua interação com uma empresa.

Em cada etapa, conteúdos específicos podem ser direcionado para a conversão desses potenciais clientes. Para isso, é fundamental ter uma compreensão de quais técnicas específicas podem ser mais adequadas para diferentes estágios dentro de um respectivo funil de vendas exclusivo , permitindo que você marcas criem campanhas de marketing personalizadas para seu público-alvo.

Apesar de ser um conceito bem simples, a execução desse tipo de estratégia pode ser um pouco confusa. Por isso, vamos tentar explicar esse procedimento com mais detalhes nos parágrafos abaixo. Confira agora quais são as etapas de um funil de vendas!

1- Conscientização do problema

Primeiramente, as estratégias de funil de vendas começam pelo estágio da conscientização de um problema. Também conhecido como topo de funil, esse tipo de conteúdo é voltado para um público mais amplo. A dinâmica dessas produções consiste em alertar os consumidores em geral sobre possíveis problemas que ele pode enfrentar no cotidiano.

Nessa etapa, o potencial cliente será guiado através de gatilhos que facilitem o aprendizado e a descoberta. Através de textos bem escritos e informações de qualidade, o leitor vai sendo apresentado a uma panorama mais geral dessa dor.

Como a própria metáfora indica, o topo do funil vai concentrar a maioria dos visitantes nessa estratégia. No entanto, esse funil se estreita e boa parte dessa audiência acaba se dispersando ao longo do processo. O foco vai ficar nos que avançaram e seguirem interessados em dar os próximos passos nessa jornada de aprendizagem.

2- Coleta de informações

Em sequência, você vai aproveitar os leads gerados pelas interações resultantes das etapas anteriores. A saber esse termo se refere a clientes que mostraram um possível interesse na aquisição de um bem ou produto apresentado nos ambientes digitais. Muitas vezes, você pode dar mais conteúdos para essa audiência em troca de informações de contato, como e-mails e números de celular.

Com esses dados precisos, empresas conseguem desenvolver experiências mais satisfatórias e precisas para essa audiência mais qualificada. Uma vez que essa abordagem pode ser feita com maior embasamento, podemos seguir para as próximas etapas de nosso funil de vendas.

3- Tomada de decisão

Nessa etapa, que representa o meio do funil de vendas, os criadores de conteúdo devem oferecer soluções eficientes para as dores desses clientes em potencial. Através de textos bem escritos e gatilhos mentais, esses profissionais conseguem listar como um determinado produto ou serviço pode causar impactos positivos na vida de seus consumidores.

Apostando na escrita persuasiva e na experiência do cliente, a tomada de decisão acontece quando um lead está convencido a se converter em um cliente. A consequência disso nos leva ao última passo de nossa estratégia de funil de vendas.

4 – Ação

Por fim, chegamos ao fundo de nosso funil de vendas. Nesse estágio final, os leads estão devidamente educados e informados sobre sua decisão de compra. Por isso, basta seguir trabalhando no desenvolvimento de conteúdos que vão afirmar que esse cliente está tomando a decisão correta.

Provavelmente, se o leitor chegou até esta etapa do processo, ele está determinado a fazer uma compra. Portanto, o conteúdo deve servir como um incentivo par a realização do negócio.

Amarrando toda a narrativa construída ao longo do processo, esse passo final chama o leitor para agir e tomar uma atitude definitiva em relação a sua experiência de consumo. Esse estágio é conhecido como Call To Action.

Em resumo, um Call to Action consiste em uma declaração ou botão que cria urgência e incita as pessoas a agirem, seja pegando algo que elas querem ou se registrando para um evento. Criar CTAs convincentes é o passo final para a conversão de leads em negócios lucrativos.

Claro que esse artigo é apenas um resumo. No entanto, nesse texto foram apresentados alguns conceitos bem importantes para quem deseja conseguir novos clientes através de conteúdos relevantes. Se você tem interesse por assuntos como este, siga ligado em nosso Blog.

Por que a produção de conteúdo é tão importante?

Em uma era de intensa competitividade no mercado digital, o relacionamento com os clientes se tornou uma importante forma de diferencial para empresas de menor porte. Por isso, cada vez mais esses pequenos empreendedores buscam maneiras de se conectar com suas respectivas audiências.

Sem a necessidade de investir grandes recursos, a produção de conteúdo necessita apenas de criatividade para ser colocada em prática. Oferecendo soluções para as dores e problemas das pessoas, esse tipo de posicionamento facilita o início de novas relações comerciais.

Utilizando informações de qualidade como pontos de conexão entre marcas e clientes, essa prática permite que os consumidores façam comprar mais conscientes, enquanto as marcas, conseguem desenvolver estratégias de experiência mais eficazes e personalizadas para seus públicos-alvo.

Além disso, se a produção desse conteúdo tiver qualidade e constância, os algoritmos das redes sociais ou dos mecanismos de busca vão reconhecer sua página ou perfil como uma autoridade nesse assunto específico. O resultado disso pode representar um melhor ranqueamento nos navegadores de pesquisa e mais recomendações por parte das inteligências artificiais que gerem as principais plataformas sociais.

Portanto, fica claro que a criação de conteúdo é uma prática muito comum no mercado moderno. Ainda mais em uma sociedade cada vez mais conectada, que utiliza a internet como fonte primaria de pesquisa. Estar acessível nos meios digitais significa estar a apenas alguns cliques de sua base de clientes.

Por isso, na hora de produzir conteúdo, a qualidade é fundamental. Através de textos persuasivos e bem escritos, empresas podem se conectar de maneira muito mais natural e orgânica com seus consumidores. Por isso, estratégias como o funil de vendas funcionam tão bem nos ambientes digitais.

Amarrando essas narrativas, o conteúdo serve como um elo entre marcas e clientes. Apresentando soluções e oferecendo uma experiência mais positiva, essa técnica de venda auxilia na tomada de decisões e proporciona relações comerciais mais conscientes e orgânicas.

Recorra ao auxílio de especialistas

Portanto, se você deseja atrair clientes através de conteúdos persuasivos, escritos com extrema qualidade, recomendamos que busque o auxílio de profissionais capacitados. Com a cooperação de especialistas em Marketing Digital esse processo pode ser muito mais fácil e rápido.

Uma boa estratégia de funil de vendas pode construir autoridade e captar novos clientes para seu negócio. Trazendo credibilidade e impulsionando o crescimento orgânico, essa é uma das melhores ferramentas que o Marketing Digital pode oferecer para empreendedores de todos os tamanhos.

Melhores resultados digitais podem ser atingidos através de boas estratégias de comunicação. Por isso, fica aqui nosso convite para você conhecer mais sobre nossa agência. Espero que esse artigo tenha ajudado em sua pesquisa, ficamos aguardando seu contato! Venha ser nosso parceiro!

Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!

Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.

Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.

Entenda como o seu negócio prospera quando você se torna um especialista conosco. Entre em contato agora com a nossa equipe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS