Você já ouviu falar dos gatilhos mentais? Eles são ferramentas poderosíssimas para quem vende online!

Através deles, é possível aumentar suas vendas de forma exponencial. E de maneira bem simples e inteligente.

Para te ajudar a desfrutar de tudo que os gatilhos mentais têm a te oferecer, foi que escrevi o artigo de hoje.

Abaixo, você vai descobrir o que são os gatilhos mentais e como eles funcionam. Além disso, vai conhecer alguns dos principais gatilhos mentais para você aplicar nas suas estratégias de vendas.

Ficou curioso? Confira tudo isso abaixo!

 

O que são os gatilhos mentais

Antes de mais nada, é preciso explicar o que são os gatilhos mentais. De forma bem simples, podemos dizer que eles se tratam de algumas palavras ou termos persuasivos.

Ou seja, eles são usados de forma estratégica, com o objetivo de convencer o cliente em potencial a realizar a compra.

Na prática, podemos dizer que eles facilitam a venda, ao causar determinadas sensações ou sentimentos no seu cliente em potencial.

Agora que você já entendeu o que são os gatilhos mentais, é hora de conhecer alguns dos principais. Vamos lá?

 

1) Gatilho mental da prova social

Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes e utilizados no mercado. A ideia é mostrar que as outras pessoas também estão comprando o seu produto.

Uma das formas de se fazer isso é através dos números. Na hora de vender o seu produto, você pode, por exemplo, dizer que mais de 100 clientes usaram e ficaram satisfeitos!

Outra forma, muito eficaz de usar esse gatilho mental é por meio dos depoimentos. A ideia é a de usar depoimentos de clientes anteriores.

Nesses depoimentos, seus clientes podem dizer por que gostaram dos seus produtos e como seu produto ou serviço os ajudou.

Esse gatilho funciona porque as pessoas se sentem mais confortáveis e tendem a confiar no fato de que outras pessoas também já utilizaram o seu produto. Mais do que isso, que o seu produto foi útil e as ajudou de alguma forma.

 

2) Gatilho mental da urgência

Esse é um dos gatilhos mais utilizados e mais conhecidos também. Ele é usado, não apenas online, mas também em lojas físicas.

A ideia é a de oferecer uma promoção por tempo limitado. Depois que aquele tempo se esgotar, o cliente vai precisar pagar mais pelo produto ou serviço em questão.

Quando você usa o gatilho da urgência, a tendência é de que as pessoas comprem seu produto ou serviço naquele momento. Podendo causar um pico nas suas vendas.

Esse gatilho funciona porque as pessoas não querem ter que pagar mais caro. Portanto, acabam comprando o produto naquele momento.

Mas você já deve saber disso, porque, afinal de contas, todos nós já aproveitamos alguma promoção por tempo limitado, certo?

 

3) Gatilho mental da escassez

Assim como o gatilho mental citado acima, esse também é bem comum, tanto online, quanto nos negócios físicos.

A ideia aqui é limitar a quantidade de produtos ou serviços oferecidos. Quando você faz isso, você agrega valor ao seu produto ou serviço. Já que quanto mais rara é uma coisa, mais acreditamos que ela seja valiosa.

E é, justamente, por isso que esse gatilho funciona. As pessoas passam a desejar o seu produto, por ele ser algo raro.

 

4) Gatilho mental da reciprocidade

O quarto gatilho mental de que vou falar aqui é o da reciprocidade. Quando você oferece algo gratuito para as pessoas, a tendência é que elas retribuam esse favor. Muitas vezes, elas fazem isso comprando o seu produto.

Um bom exemplo de como o gatilho mental da reciprocidade funciona é usado pela Netflix. A plataforma oferece 30 dias de uso gratuito. A partir daí, as pessoas precisam pagar para continuar usando os serviços.

E, a verdade, é que a maioria das pessoas acaba pagando a plataforma, depois que esses 30 dias passam.

E é bem provável que se eles não tivessem usado a estratégia, o alcance e número de usuários da rede nunca tivesse se tornado tão grande! Não é mesmo?

Para usar o gatilho da reciprocidade na sua estratégia, você pode oferecer algo de acordo com o seu negócio.

Para quem é coach, por exemplo, é interessante oferecer 30 minutos ou 1 hora gratuita, na primeira sessão.

Ou, para todos os tipos de negócio que contam com um blog. É possível oferecer um e-book gratuito, com conteúdo de interesse da sua persona.

Pois quando você faz isso, as chances da pessoa querer retribuir o “favor”, comprando o seu produto, aumentam muito!

 

5) Gatilhos do compromisso e coerência

Esses são gatilhos que devem ser usados em todas as etapas do seu funil de vendas. E eles funcionam de forma conjunta.

A ideia é que nós somos criados para sermos coerentes. Por isso, você deve fazer com que os clientes em potencial façam pequenos comprometimentos com você.

Em primeiro lugar, baixando um e-book, deixando um comentário, seguindo você nas redes sociais, compartilhando um post etc.

As chances de essas pessoas irem avançando no funil de vendas, conforme essas pequenas ações são realizadas, é grande!

Já que, pouco a pouco, você vai ganhando a confiança dessas pessoas. E elas, por terem o desejo de ser coerentes e de se comprometerem, em certo ponto, vão acabar realizando a compra.

 

Você já usa os gatilhos mentais nas suas estratégias de vendas?

Se você ainda não usa os gatilhos mentais nas suas estratégias de vendas, saiba que deveria!

Vender na internet, é muito mais do que, simplesmente, oferecer um produto e esperar que as vendas aconteçam!

Para vender online é preciso fazer isso de forma inteligente. E, como você viu acima, os gatilhos mentais são ótimos aliados nessa jornada! Por isso, comece hoje mesmo a aplicá-los e descubra tudo o que eles podem fazer por você!

Espero que você tenha gostado dessas dicas! E, se gostou, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Sem dúvidas, alguns dos seus amigos empreendedores também podem se beneficiar desse conteúdo!

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