Geração Z: 5 Dicas para se relacionar com esses novos clientes

por | fev 27, 2023 | Estratégia

A Geração Z está atingindo sua maturidade financeira e profissional. Isso significa que um novo perfil de consumidor, formado exclusivamente por nativos digitais está se inserindo no mercado. Por isso, compreender suas linguagens, dores e motivações pessoais se faz muito necessária para empreendedores que desejam construir diálogo com esses clientes. Ainda mais quando falamos de um público muito mais consciente e atento para as questões do mundo a sua volta.

Saber responder a essas novas demandas é fundamental para que marcas e empresas sigam relevantes e atuantes no mercado. Para isso, o desenvolvimento de um bom posicionamento digital parece ser uma boa alternativa para a criação de conexões com essa nova audiência. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto.

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O que é a geração Z?

A Geração Z é um grupo sócio etário que abrange pessoas nascidas entre os anos de 1996 e 2010. Sucessores dos Millennials, nascidos entre 1981 e 1995, eles representam geração adulta mais jovem da atualidade. Nascidos em um contexto de intensa transição tecnológica, esses jovens são pioneiros na cultura dos nativos digitais.

Fluentes na linguagem digital, os GenZs estão prontos para se tornarem a geração com mais conhecimento tecnológico da história. Utilizando a internet como ferramenta para a exploração do mundo a sua volta, esses jovens possuem um alto índice de consciência social e possuem uma visão bem ampla e intensa da realidade.

A Geração Z é conhecida por seu apetite por inovação tecnológica e empreendedorismo, bem como por seu compromisso com a colaboração criativa. Seu interesse em compras online, plataformas de mídia social e seu apoio aos negócios locais têm um impacto marcante no comércio e no marketing, tornando-os uma um caso de estudo bem interessante para o Marketing Digital.

A Geração Z e suas particularidades

A Geração Z é um dos grupos etários mais diversos e complexos da história. Afinal de contas, muitos de seus representantes tiveram acesso a internet e as plataformas digitais ainda primeira infância. Ou seja, os ambientes virtuais fazem parte da maneira como essas pessoas se relacionam, aprendem e até mesmo enxergam o mundo.

Muitos inclusive sequer sabem como era o mundo antes da internet. Essa estranheza diante de uma realidade desconectada se reflete no imediatismo de tudo que cerca o universo da Geração Z.

Essa abertura natural a novidade e inovação também pode ser vista como um reflexo das redes sociais e dos ambientes digitais. Isso faz que esse seja uma das gerações mais plurais e diversas da história.

Dores

Expostos a uma quantidade enorme de informações desde muito cedo, esses jovens possuem um desenvolvido e atribulado senso de consciência social. Idealistas e preocupados com os problemas que assolam a humanidade. Isso os torna muito mais empáticos em relação a seus antecessores.

No entanto, as plataformas sociais também ajudam a amplificar suas sensibilidades e inseguranças. Muito mais suscetíveis a transtornos de ansiedade, acelerados pela pressão das redes sociais, esses jovens podem ter grande dificuldade em administrar esses problemas.

Por isso, podemos enxergar a Geração Z como um grupo cheio de particularidades, para o bem e para o mal. A boa notícia é que eles são muito engajados em suas ações. Uma vez que a barreira da linguagem for quebrada, esse consumidor pode ser muito ativo nas dinâmicas e relacionamentos entre marcas e clientes.

A Geração Z está chegando a maturidade

Vivemos um momento onde a Geração Z está atingindo sua independência financeira. Com seus primeiros representantes chegando a casa dos 25 anos, podemos ter a certeza de que eles já correspondem a uma boa parcela do mercado consumidor.

Esse movimento deve se intensificar ainda mais nos próximos anos. Em um futuro próximo, os primeiros GenZs estarão assumindo cargos de chefia e ampliando ainda mais seu poder de compra. Por isso, a influência dessa geração sobre as marcas vai se tornar ainda maior daqui para a frente.

Como vender para a Geração Z?

No entanto, essa abordagem pode ser um pouco desafiadora para empresas com uma linguagem mais tradicional. Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas para empreendedores que desejam ter melhores mecanismos de diálogo com esse novo consumidor que está chegando ao mercado.

1 – Seja realista e direto

Primeiramente, temos que entender que a Geração Z em geral é bem mais pé no chão do que as outras. O excesso de informação a que foram expostos ainda na infância os tornou mais resistentes a abordagens irrealistas. Principalmente quando falamos de consumo. Mais conscientes em relação aos problemas sociais, eles desconfiam bastante de marcas e empresas.

Por isso, promessas e propostas muito elaboradas não devem colar com esse público. Concentre seus esforços em ser direto, rápido e objetivo. Afinal, estamos falando de jovens que nasceram em um mundo de intensa instantaneidade. Basta cumprir com as expectativas de eficiência e honestidade que esse posicionamento será recompensando com um relacionamento mais aberto com esse novo perfil de consumidor.

2- Personalize seu serviço

A personalização é uma das principais tendências de consumo na Geração Z. Principalmente na era das redes sociais, onde até mesmo uma compra pode ser encarada como uma forma de expressão. A possibilidade de transformar qualquer ato em uma história a ser compartilhada, explicita a necessidade de fornecer um atendimento personalizado para cada consumidor.

Consumidores dessa geração buscam comprar de marcas com as quais eles se sentem identificados. Não é a toa que os debates sobre representatividade forma elevados a outro patamar ao longo dos últimos anos. Portanto, seus produtos e serviços devem se adequar perfeitamente aos ideais e motivações desses clientes.

3- Se posicione

Como já dissemos algumas vezes nesse artigo, a Geração Z é muito consciente socialmente e faz questão de mostrar isso nos ambientes virtuais. Portanto, não hesite em ter posicionamentos sobre os assuntos que são relevante para seu público-alvo. Isso não significa necessariamente entrar em questões polêmicas. Na verdade, o objetivo dessa postura é inserir uma merca ou negócio nas discussões que pautam o cotidiano desse cliente.

Claro que esse posicionamento deve ser feito com extremo cuidado e responsabilidade. Contradições podem ter um efeito extremamente negativo para a imagem de uma marca. Por isso, atenção e planejamento são itens fundamentais.

4-Seja Digital

Além disso, o diálogo com a Geração Z deve ser sempre otimizado pela tecnologia. Não adianta nada fazer toda uma estratégia para esse público, se os canais favoritos desses consumidores não estiverem funcionando bem.

Utilizar as plataformas digitais para melhorar a experiência do consumidor é algo muito importante nesse contexto. Por isso, a tecnologia deve sempre utilizada como uma ferramenta auxiliar que vai facilitar a jornada desse cliente.

5- Não se leve muito a sério

Por fim, podemos dizer com clareza que o sarcasmo e a ironia são características muito marcantes da Geração Z. Principalmente, devido a maneira como eles processam informação e conhecimento. Essa superexposição acabou desenvolvendo esse filtro na realidade dos consumidores nativos digitais. Portanto, uma abordagem muito formal e mecânica não vai se conectar com esse novo consumidor.

Venda experiências para a Geração Z

Em resumo, as empresas precisam ter uma abordagem flexível e adaptável quando se trata de se relacionar com os consumidores da Geração Z. Isto significa ter um entendimento dos valores, interesses e preferências deste jovem perfil de clientes.

Para isso, é preciso estar atento as últimas tendências tecnológicas e recursos que podem ajudar a melhorar a experiência de seus clientes. As empresas devem fornecer maneiras para que a Geração Z se envolva em conversas e interação significativas, seja online ou pessoalmente.

As empresas devem focar na criação de experiências interativas que façam seus clientes se sentirem vistos, ouvidos e valorizados. Ao entender o que é importante para esta demografia, as empresas podem criar relações significativas com eles que durarão até a idade adulta.

A flexibilidade e uma narrativa mais informal vão ser importantes para isso. Contudo, não estamos dizendo para perder a seriedade e a eficiência no atendimento. Estamos apenas ressaltando a importância da leveza e da objetividade na hora de construir esses diálogos.

Consulte especialistas

Estar preparado para novas linguagens é algo fundamental para empreendedores que desejam estar em sintonia com a próxima geração de consumidores. Estar por dentro das tendências tecnológicas não é fácil e demanda bastante tempo de pesquisa e estudo. Por conta disso, recomendamos o auxílio de profissionais qualificados na hora de construir essas estratégias. O suporte de especialistas vai fazer toda a diferença nesse processo.

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