O título deste texto foi inspirado na frase de David Parckard, extraída de uma postagem no Portal Administradores:

“Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de Marketing”.

De tão significativa que é, achei que merecia um pequeno ajuste, mas tenho certeza de que merece uma profunda reflexão. Se este humilde profissional pudesse modificar um pouco, ficaria algo assim:

“Marketing é importante demais para ser deixado SOMENTE para o departamento de Marketing”.

Com essa ressalva, entendo que ela fica perfeita! E por que?
Os gestores, de forma geral, precisam ao máximo rever alguns conceitos para fazerem as suas empresas progredirem nesses tempos de concorrência acirrada e competitividade.

Por mais que os discursos sejam outros, politicamente corretos, há uma tendência em supervalorizar as suas áreas em detrimento das demais. Os profissionais tendem a acreditar que a sua respectiva pasta é a mais importante. A importância do marketing será reconhecida quando a comunicação fluir.

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Talvez o maior equívoco dos gestores está em achar que por ser especialista em uma área, eles sabem tudo sobre ela. E a todo custo relutam em aceitar as críticas ou as sugestões dos profissionais dos campos diversos.

Assim, muitos dos gestores dos departamentos de marketing deixam de ouvir os profissionais de outras áreas, cujas atividades poderiam ser aprimoradas. E a consequência é natural e altamente nociva para qualquer instituição, pois quando a comunicação organizacional é prejudicada, a empresa sempre perde.

A importância do marketing não consiste tão somente em divulgar os produtos da empresa, como muitos preconizam, mas principalmente em ouvir. Capacidade que não se restringe apenas ao mercado consumidor. Além dos clientes, é fundamental estar atento aos estímulos que vêm do ambiente interno.

As instituições cujos gestores têm a disposição de trocar informações entre si, e não deixam a vaidade e a competitividade fútil dominar o ambiente interno, conquistam excelentes ganhos. E o departamento de marketing, quando trabalhando de forma coerente, é o elo desse sucesso.

Por Que O Marketing É Importante?

A importância do Marketing está nas suas próprias ações. Ele tem muito a contribuir com todas as áreas, e essa é a razão da sua grandiosidade. Quando trabalhado da forma certa, as atividades levam à interação com a empresa toda.

E isso deve ficar muito claro. Os esforços mercadológicos não podem ser compreendidos como um fim em si mesmo ou como que se o departamento trabalhasse apenas para si. A sua missão é ser um ponto de conexão entre todas as áreas organizacionais.

Por exemplo: pense como o marketing contribui com a qualidade dos produtos, quando muni o departamento de produção com informações. Ele tem o poder de descobrir o que os clientes querem comprar e as necessidades a serem atendidas. Isso evita a produção de bens e serviços diversos do esperado.

Além disso, com outros indicativos obtidos junto aos clientes, tais quais locais de compra e consumo, preços e formas de pagamentos que eles esperam, os departamentos de compras, logística e finanças poderão contribuir para o atendimento mais particulares dessas exigências em sua totalidade.

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Afinal, O Que É Marketing?

Serei bem claro. Não dá para responder essa questão em poucas linhas, mas se eu pudesse defini-la em uma palavra, seria algo como “inteligência”. O Marketing é uma atividade organizacional capaz de entender o mercado, descobrir o que as pessoas querem para atendê-lo.

Funciona mais ou menos assim: O mercado é formado por vários agentes que nós chamamos de players. É composto pelos clientes, empresas; concorrentes, fornecedores e funcionários; Governo, instituições financeiras… Cada uma dessas unidades querendo atingir os seus resultados particulares.

Se as empresas saíssem se digladiando umas com as outras, tentando conquistar clientes e vender produtos de forma aleatória e sem critérios, todos perderiam, pois estariam lutando pelas mesmas posições inadvertidamente. O que seria altamente prejudicial para todos os agentes, inclusive os clientes.

As atividades de marketing permitem a monitoração dos agentes a fim de identificar quem são de fato os concorrentes, os compradores potenciais, os locais para disponibilizar o produto e os hábitos de consumo da população. Entendeu o porquê o marketing é importante?

E Onde O Profissional De Marketing Encontra Essas Informações?

Pode acreditar. As informações estão em todos lugares. O problema é que se você não souber de qual informação você precisa, elas podem estar em lugar nenhum. E é aí que reside a importância do marketing. O profissional da área deve agir com inteligência para gerar resultados.

Quando eu escrevi o meu primeiro artigo acadêmico, ainda em 2003, eu citei a frase dos professores Beatriz Samara e José Carlos Barros, presente no livro de Pesquisa de Marketing:

“Tudo é informação, nada é informação. Depende a necessidade”

Essas palavras cabem perfeitamente nessa reflexão. As fontes do marketing são variadas, contudo, muitos profissionais insistem em encontrar respostas lá fora e negligenciam o ambiente interno, cujo qual é um manancial imensurável de informações.

Elas podem ser obtidas junto aos departamentos de vendas, serviços de atendimento, jurídico, financeiro… Saber ouvir os colegas das outras seções é de vital relevância. A maior vantagem consiste em colher a principal matéria prima de todo profissional de marketing: A informação.


Pessoal, Pense Nisto:

A importância do marketing é tamanha, que suas decisões reverberam por todos os outros. Portanto, o resultado pode ter significados diversos, cujas visões específicas de cada um são capazes de sanar os problemas de diversas naturezas: financeiro, judicial, produção, logístico, custos, social, dentre outros.

O sucesso de uma área interessa e depende de toda à empresa. Saber compartilhar informações e experiências é o melhor caminho para fazer uma organização crescer de forma integral e harmônica. E nesse aspecto, o Marketing exerce um papel de protagonismo, desde que atuando em conjunto com os demais departamentos.

De que adianta a sua área ser perfeita, mas pouco ou nada servir à empresa? O que faz do marketing ser o “fenômeno” que é, é a condição de atender ao interesse de todos, por isso todos pode contribuir para que o sucesso seja ainda maior.

Gostou dessa abordagem sobre o marketing? Espero que tenha entendido a sua importância. Se você se interessou pela matéria e quer mais informações, conheça nossos artigos. Você encontrará inúmeras dicas e informações para você implementar na sua empresa.

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