Inteligência artificial para advogados

por | jan 18, 2023 | Estratégia

A tecnologia segue alterando drasticamente todos os campos do mercado de trabalho. No ramo do direito, a situação não é diferente. Cada vez mais os escritórios de advocacia têm buscado novas ferramentas digitais para agilizar e automatizar os processos burocráticos. Nesse contexto, a utilização de inteligência artificial para advogados vem se tornando uma prática bem comum.

Permitindo maior precisão e assertividade em algumas tarefas diárias dos escritórios de advocacia, esses softwares devem ser uma tendência ainda mais forte ao longo dos próximos anos. Assim, a expectativa é que os profissionais do setor jurídico tenham ainda mais tempo para pensar nas questões mais humanas de seus trabalhos. Entenda mais sobre o tema no artigo abaixo.

O que é uma inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma forma de ciência da computação que tem como principal objetivo o desenvolvimento de tecnologias inteligentes que possam entender e processar informações de maneira automática e autônoma. Para isso, esses mecanismos utilizam dados como fonte de informação para guiar suas tomadas de decisões.

Essas informações servem como fonte de alimento para o desenvolvimento de uma inteligência artificial. Ou seja, quanto mais dados forem apresentados a essas máquinas, maior será sua capacidade de análise. Esse processo é conhecido como Machine Learning, que é basicamente a maneira que os desenvolvedores ensinam e direcionam essas tecnologias.

A inteligência artificial pode analisar algoritmos para identificar os padrões comportamentais das pessoas e do mundo ao seu redor. Tornando esse tipo de tecnologia excelente para a automatização de trabalhos de natureza mais mecânica e padronizada.

O uso da inteligência artificial no trabalho

Inicialmente mais voltada para o ramo da computação e do desenvolvimento digital, a inteligência artificial vem sendo utilizada em todos os setores do mercado. Seu incrível índice de precisão e sua capacidade de prever padrões e tendências pode ter grande utilidade para empresas de todos os tipos. Atualmente, esses mecanismos já auxiliam diversos profissionais ao redor do mundo.

Certamente, a utilização da inteligência artificial pode trazer muitos benefícios para o ambiente de trabalho. Além de facilitar a vida dos funcionários, essas tecnologias podem auxiliar bastante nos processos de tomada de decisão. Altamente embasado em informações precisas, esses mecanismos permitem escolhas mais assertivas para empreendedores de diversos setores.

Contudo, a inteligência artificial também levante muitos temores e desconfianças nas pessoas. Muito por conta do medo que alguns profissionais possuem de serem substituídos por máquinas. Sem dúvidas, essa questão é bem sensível e pode ser um ponto de diversos debates nos próximos anos. No entanto, atualmente a utilização desse tipo ferramenta ainda está mais focada para o auxílio e a melhora de performance dentro dos ambientes de trabalho.

A mão-de-obra humana ainda se faz muito necessário dentro das empresas. Talvez, a massificação das inteligências artificiais marque apenas um novo rumo nas relações de trabalho. Com um mercado cada vez mais voltado para a experiência dos clientes, o olhar humano deve seguir sendo fundamental para o desenvolvimento de estratégias e posicionamentos que se conectam com as pessoas.

Nesse sentido, as inteligência artificiais seriam instrumentos voltados para agilizar os processos mais burocráticos e uniformes das empresas, deixando para os seres humanos as responsabilidades mais sensíveis e criativas. Por isso, uma nova cultura de trabalho muito mais voltada para o pensamento crítico e a inovação se faz cada vez mais necessária.

Tal combinação parece ser a melhor solução para esse problema. Combinar a precisão da inteligência artificial com a empatia e o calor do olhar humano pode ser a chave para o desenvolvimento de produtos voltados exclusivamente para as pessoas.

Inteligência Artificial para advogados

Advogados são frequentemente obrigados a entender e processar uma grande quantidade de informações. Em muitos casos, esses profissionais precisam ser capazes de identificar rapidamente dados relevantes e conectá-los a outras evidências. Esta pode ser uma tarefa desafiadora, mas há uma série de programas e softwares que podem ajudar.

Os advogados podem usar esses programas para organizar e pesquisar grandes quantidades de dados, economizando tempo e melhorando sua eficiência. Além disso, a tecnologia da inteligência artificial pode fornecer aos profissionais jurídicos uma análise preditiva, ajudando-os a antecipar as necessidades de seus clientes e a tomar melhores decisões. Ao fazer uso destas ferramentas, escritórios de advocacia podem trabalhar mais efetivamente e prestar um melhor serviço aos seus clientes.

Muito eficiente em identificar padrões e prever tendências, a utilização da inteligência artificial pode ajudar bastante na análise de posicionamentos jurídicos também. Esses mecanismos permitem o cruzamento de dados de maneira automática, para que análises de casos sejam simples, práticas e eficientes. Isso, além de reduzir custos, garante muito mais tempo e flexibilidade para os profissionais do direito.

Além disso, a utilização da inteligência artificial para advogados pode ser muito útil no atendimento dos clientes. Oferecendo respostas rápidas e instantâneas, esses mecanismos podem ajudar bastante no suporte e resolução de problemas dos contratantes. Tal inovação é excelente para construção de uma melhor experiência para o cliente.

Entretanto, também é preciso estar atento para as armadilhas dessa última solução. Afinal, advogados tratam de pessoas, tornar esse diálogo muito frio pode fazer com que esse contratante se sinta muito distante de seus prestadores de serviços jurídicos. Portanto, o uso da inteligência artificial deve ser feito com bastante juízo nesses casos. O olhar humano ainda é fundamental para a construção de uma relação de confiança entre advogado e cliente.

Com esses cuidados, a utilização da inteligência artificial para advogados pode ser um poderoso instrumento de otimização e desenvolvimento para profissionais do setor jurídico. Saber utilizar a tecnologia, com sabedoria, é uma obrigação de todos os trabalhadores nessa nova economia. Estar preparado para isso vai fazer toa a diferença no futuro.

Lawtechs

Nessa área voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial para advogados, um tipo de negócio tem ganhado bastante notoriedade no mercado jurídico. As Lawtechs, são empresas que utilizam a tecnologia para oferecer soluções inovadoras para os problemas enfrentados por profissionais do setor jurídico.

Lawtechs são tecnologias utilizadas para apoiar a prática da advocacia. Isto pode incluir desde ferramentas de pesquisa jurídica online até chatbots com poder de IA que fornecem conselhos legais.

O uso de Lawtechs está crescendo em popularidade, pois elas podem ajudar os advogados a trabalhar de forma mais eficiente e eficaz. Por exemplo, usando uma ferramenta de pesquisa jurídica, um advogado pode encontrar rápida e facilmente jurisprudência e legislação relevantes. Alternativamente, usando um chatbot, um advogado pode fornecer aconselhamento jurídico rápido e fácil aos clientes sem ter que agendar uma reunião.

Então, podemos entender as Lawtechs pode economizar tempo e dinheiro tanto para os advogados quanto para seus clientes. Esse tipo de empreendimento é uma tendência e deve ser bastante comum no campo do direito nos próximos anos.

É preciso saber utilizar a inteligência artificial para advogados

Após toda essa conversa, fica bem claro como a inteligência artificial pode ser útil para advogados e escritórios de advocacia. No entanto, é preciso ter sempre a consciência de que esses mecanismos são ferramentas de auxílio para os profissionais do setor jurídico. Seu uso deve ser baseado no bom senso, tendo como principal objetivo melhorar e facilitar a vida dos clientes.

A inteligência artificial deve ser apenas mais uma janela de comunicação entre marcas e consumidores. O ideal é que uma empresa, de advocacia ou não, mantenha múltiplos canais de comunicação abertos com seus clientes. Sejam físicas, digitais, humanas ou máquinas, essas vias de diálogo devem estar sempre acessíveis para os contratantes.

Esse movimento vai dar mais liberdade e flexibilidade para os advogados focarem no que realmente importa, os valores humanos. Nunca deve ser esquecido que os profissionais dessa área tratam de pessoas, por isso é muito importante que a empatia e o bom atendimento ainda sejam a base de seu posicionamento de mercado.

Alinhar a utilização da inteligência artificial com os propósitos de seu escritório de advocacia pode ser a garantia da prestação de um serviço altamente qualificado, assertivo e humano. Essa é a chave do sucesso.

 

 

Sim, nós sabemos que a comunicação com o cliente pode ser uma tarefa bem complicada. Principalmente em um cenário altamente digitalizado como o que vivemos hoje em dia. Atender esse público com atenção e mesmo assim ter resultados digitais satisfatórios pode ser um grande desafio.

Por isso, nossa recomendação é que advogados e escritórios de advocacia busquem o auxílio de profissionais qualificados no mercado. A parceria com especialistas é fundamental para a garantia de um melhor posicionamento de marca, que vai garantir um maior número de novos clientes.

 

Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!

Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.

Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.

Entenda como o seu negócio prospera quando você se torna um especialista conosco. Entre em contato agora com a nossa equipe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS