Marketing para advogados trabalhistas

por | nov 17, 2022 | Estratégia

Casos jurídicos envolvendo questões de trabalho são muito comuns em nosso país. Profissionais de todas as áreas muitas vezes são obrigados a recorrer a justiça para assegurar seus direitos. Por conta disso, essa é uma área de grande concorrência e disputa por espaços. Nesse contexto, conseguir um bom posicionamento de mercado passa pela criação de eficientes estratégias de divulgação. Por isso, o Marketing para advogados trabalhistas deve ser eficiente e voltado para as questões mais sensíveis a esse público.

Essa necessidade de diferenciação é ainda mais necessária no cenário de intensa digitalização em que vivemos. A internet se tornou a fonte de informação primária para grande parte das pessoas. Ou seja, os mecanismos de busca e as redes sociais são as primeiras ferramentas de consulta a que o público recorre na hora de buscar por ajuda. Portanto, o Marketing digital é algo muito importante para advogados trabalhistas.

Em que tipos de caso os advogados trabalhistas atuam?

Os advogados trabalhistas são profissionais especializados em ajudar os funcionários com seus direitos no local de trabalho. Isto pode incluir causas como negociar um contrato, apresentar uma reclamação ou até mesmo apenas obter conselhos sobre quais são os seus direitos.

Os advogados trabalhistas geralmente estão muito familiarizados com as leis trabalhistas e podem ajudá-lo a ter certeza de que você está sendo tratado de forma justa no trabalho. eles também podem representá-lo se você precisar tomar medidas legais contra seu empregador.

Se você acha que seus direitos foram violados no trabalho, ou se você está tendo qualquer outro problema com seu trabalho, conversar com um advogado trabalhista é uma boa ideia.

Abordagens do Marketing para advogados trabalhistas

Questões relacionadas ao trabalho são assuntos muito sensíveis para quem deseja auxílio jurídico. Afinal, a busca por esse tipo de serviço, na maioria das vezes, é resultado de frustrações e injustiças sofridas dentro dos ambientes profissionais. Portanto, esse cliente deve ser tradado com toda atenção e paciência possível.

Tais problemas podem extrapolar não apenas a carreira, mas também a vida pessoal desse contratante. Por isso, a abordagem para essas causas deve ser a mais humana e empática. Vale ressaltar que esse cliente já está se sentindo desvalorizado pelos seus empregadores, então dentro de seu escritório de advocacia ele deve sempre ter a sensação de que está sendo escutado e compreendido.

Nesses casos, o dever dos advogados é garantir que todos os direitos trabalhistas desse profissional sejam devidamente respeitados e honrados. Para isso, é preciso ter bastante especialização na área. Conhecer os códigos e leis que protegem os trabalhadores é uma obrigação dos profissionais desse campo do direito. Esse conhecimento vai servir de base para todas as suas defesas.

Nesse sentido, advogados trabalhistas podem usar o marketing digital de várias maneiras para alcançar clientes potenciais. Primeiramente, esses profissionais podem usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para garantir que seu website apareça o mais alto possível nos resultados de busca por palavras-chave relevantes. Além disso, eles podem usar publicidade pay-per-click (PPC) para colocar anúncios em motores de busca e ferramentas de pesquisa populares.

Por fim, os advogados trabalhistas também podem usar plataformas de mídia social como LinkedIn e Twitter para se conectar com clientes potenciais e construir o posicionamento de suas marca. Utilizando ferramentas de marketing digital, escritórios e empresas de advocacia podem alcançar uma ampla audiência na internet.

Dicas de Marketing para advogados trabalhistas

Portanto, o marketing para advogados trabalhistas deve ser voltado para a luta nessa causa tão sensível e importante em nossa sociedade. Mais do que apenas exibir certificados e diplomas na área, é preciso deixar visível para os clientes que seu escritório está engajado e atuante nessas pautas. Felizmente, as mídias sociais e os recursos digitais nos oferecem diversas ferramentas para que esse posicionamento seja feito de maneira clara e eficiente.

Sem mais delongas, confira algumas rápidas dicas de Marketing para advogados trabalhistas!

1 – Construção de Autoridade

A construção de autoridade é algo fundamental na vida de profissionais de diversos setores no mercado digital, inclusive no direito. Esse processo vai fazer com que os algoritmos, sejam das redes sociais ou dos principais sites de busca, reconheçam sua página como uma fonte de informação confiável. Isso vai fazer com que essa inteligência artificial encare seus conteúdos como uma referência em determinando assunto e vai acabar entregando suas postagens em maior volume.

Obviamente, isso vai trazer mais visibilidade e credibilidade para sua marca. Um posicionamento digital mais efetivo vai ser fundamental para a captação de clientes e o fechamento de parcerias comerciais.

No entanto, o processo de construção de autoridade passa longe de ser simples. Os produtores do conteúdo que desejam ser referência digital em algum assunto, necessitam produzir postagens e artigos de qualidade, com referências confiáveis e construção de link building. Ademais, essa prática deve ser constante e sólida. Só assim, os algoritmos vão indexar essas informações com mais eficiência.

Em contrapartida, se feita de maneira de correta, essa prática pode trazer inúmeros retornos profissionais para advogados trabalhistas. Pois, os potenciais clientes vão passar a associar essa especialização como uma forma de credibilidade, o que pode aumentar bastante o fluxo de contratantes em escritórios de advocacia Brasil afora.

2- Seja atuante na área

Como foi dito nos parágrafos acima, os clientes devem se sentir seguros para buscar ajuda de advogados trabalhistas. Portanto, esse processo passa pelo entendimento de que o escritório escolhido realmente se engaja nas causas de seus clientes. Ou seja, além de fornecer conteúdos digitais de qualidade, profissionais dessa área devem ser atuantes nas pautas referentes aos direitos laborais.

Como fazer isso? Bom, existem várias maneiras de fazer isso. Por exemplo, responder perguntas e tirar dúvidas através das redes sociais pode ser um bom caminho. Outra alternativa interessante é participar de fóruns, eventos e palestras sobre o assunto. Essas atitudes vão ao pouco associar um escritório, ou um profissional, de advocacia a essa pauta específica. Lembre-se sempre, Marketing é associação.

Todavia, talvez a maior forma de ser atuante na área do direito trabalhista seja criando uma comunidade ao redor de sua empresa. Para ser mais claro, isso significa conectar pessoas através de uma causa comum, que nesse caso são casos envolvendo problemas jurídicos no ambiente profissional. Essa rede de contatos vai ajudar no suporte emocional e legal do cliente e vai fazer com que o mesmo se sinta parte de algo importante.

O papel do escritório de advocacia nesse caso é ser o elo que mantém essas relações vivas. Isso vai ser fundamental para a construção de uma experiência do cliente agradável, ou ao menos indolor. Uma vez que esse processo de identificação ocorre, fica praticamente garantida uma ótima e duradoura relação entre contratantes e advogado trabalhistas.

Essa prática também vai ajudar na personificação dos valores e propósitos que guiam sua empresa. Cada vez mais esses itens são buscados pelo mercado corporativo, no setor do direito o cenário não é diferente. Aliar as premissas de suas missões com a comunidade entorno de seu escritório pode ser ótimo para a captação e manutenção de clientes.

 

3 – Busque o auxílio de especialistas

Certamente, essas práticas demandam bastante tempo e dedicação, o que pode ser bem difícil para advogados trabalhistas. Afinal, esse campo do direito é bem movimentado e pode ser bem desgastante para todas as partes envolvidas. Por isso, muitas vezes é difícil encontrar tempo e energia para trabalhar essas frentes tão importantes.

Nesse cenário, a alternativa mais aconselhada para advogados e escritórios de advocacia é buscas pela ajuda de especialistas. Um time de profissionais qualificados pode oferecer o melhor suporte possível para a criação de estratégias eficientes de Marketing Digital.

Essa parceria pode facilitar bastante na intermediação da comunicação entre clientes e profissionais do setor jurídico, misturando a eficiência e conhecimento dos advogados trabalhistas com a expertise na consumição dos profissionais criativos. Com o melhor dos dois mundos, fica muito mais fácil melhorar o posicionamento digital de advogados trabalhistas.

 

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