7 dicas de marketing de conteúdo, o definidor do sucesso

por | ago 20, 2018 | Conteúdo

Se você é empreendedor e já trabalha com o marketing digital, já ouviu falar do marketing de conteúdo, certo?

Apesar de essa ser uma das estratégias mais conhecidas, muitos empreendedores ainda não entenderam a importância dela.

E a verdade é que o marketing de conteúdo, hoje, é uma das estratégias mais essenciais para quem vende online. E, como eu disse no título, ela pode definir o sucesso, ou o fracasso do seu negócio.

Abaixo, você vai entender por que! E descobrir porque essa estratégia se tornou a queridinha de quem, realmente, entende de marketing digital. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

Antes de mais nada, é preciso explicar do que se trata o marketing de conteúdo, de forma bem simples e rápida.

Quando falamos em marketing de conteúdo, estamos falando, especificamente, do conteúdo publicado num blog.

Podemos dizer que o marketing de conteúdo tem como objetivo informar os seus leitores sobre temas no seu nicho.

No entanto, ele faz muito mais do que isso! Descubra abaixo, tudo o que o marketing digital pode fazer por você e pelo seu negócio:

1) Gera visibilidade para a sua marca

Em primeiro lugar, o marketing de conteúdo gera visibilidade para a sua marca. E, como você já sabe, isso é essencial para prosperar no mercado digital.

Quando você tem um blog e posta conteúdos de qualidade regularmente, usando o SEO, você conta com a possibilidade de aparecer na primeira página do Google.

Mas é importante destacar o seguinte: o SEO do site em si, ou seja, colocar o seu site na primeira página, com um termo relacionado ao que você vende, ou com o tipo de empresa que você tem, como, por exemplo, “dentista”, “coach”, “psicólogo” é importante.

Pois isso quer dizer que você vai ser encontrado por pessoas que já estejam procurando a solução que você oferece.

No entanto, o benefício que a internet oferece é muito maior do que isso!

Se você é Coach, por exemplo, postar um texto sobre “como alcançar metas” ou então “como ter mais determinação” vai te oferecer novas possibilidades.

Isso acontece porque as pessoas que, muitas vezes, ainda não sabem que precisam do seu serviço também vão chegar até você. E, na prática, você aumenta seu número de clientes em potencial de forma expressiva!

Para saber mais sobre SEO, veja também o artigo Como o SEO pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado

2) Criar relacionamentos duradouros

Quando você é encontrado pelo seu site em si, muitas vezes o cliente em potencial vai visualizar o site e, mas não vai voltar a ele. Pode ser que ele desista da compra, que ele decida comprar com o seu concorrente, ou até mesmo que ele compre o seu produto.

E essa é outra razão para utilizar o marketing de conteúdo. Digamos que você tenha publicado um artigo nos temas que citei acima. Se o leitor ficou satisfeito com as informações e dicas que você passou, ele tem muito mais chances de voltar ao seu site.

E, dessa forma, você começa a criar um relacionamento com essas pessoas. Se eles ficarem muito interessados, e se você oferecer um e-book, por exemplo, você otimiza esse processo.

Pois, em troca do e-book, você deve pedir o e-mail dessa pessoa. E, a partir de então, estreitar esse relacionamento com seus clientes em potencial através do e-mail.

No marketing digital, esse relacionamento é essencial! Porque a partir do momento em que as pessoas passam a querer saber mais sobre o que você tem a oferecer, você tem chances de criar um relacionamento duradouro com elas.

Para saber mais leia também o artigo 7 Dicas Infalíveis de Como Fazer Marketing Digital Gastando Pouco

3) Educar os clientes em potencial

O marketing de conteúdo também te ajuda a educar o seu cliente em potencial através da publicação regular de conteúdos informativos.

Hoje, o consumidor é muito mais informado e muito mais responsável ao longo de todo o processo de compra.

Mas você já deve saber isso! Raramente, o consumidor vai, simplesmente, pesquisar sobre um produto e realizar a compra com a primeira opção que estiver disponível.

Em vez disso, ele vai pesquisar sobre as diversas opções no mercado. Vai comparar produtos, empresas e preços.

Vai se informar e buscar descobrir se o seu produto, de fato, irá ajudá-lo. Além de pesquisar e querer saber o que as outras pessoas estão dizendo sobre o seu produto.

Sendo assim, na era da informação, o marketing de conteúdo é essencial. Pois é essa estratégia que abre as portas para que o consumidor possa reunir todas as informações necessárias, antes de efetuar a compra.

4) Alcançar clientes em todas as etapas do funil de vendas

Às vezes, o leitor que chega até o seu blog, já está procurando por uma solução. No entanto, normalmente, a realidade é outra.

Muitas pessoas estão apenas curiosas, outras nem tem ideia de que precisam de ajuda para resolver um problema.

E é, justamente, através do conteúdo que você vai, pouco a pouco, ensinando para essas pessoas quais as mudanças que o produto ou serviço que você oferece pode trazer à vida delas.

Desse modo, você vai guiando essas pessoas pelo funil de vendas. Através dos conteúdos informativos, até que elas estejam prontas para a compra.

Na prática isso quer dizer que com o marketing de conteúdo é possível transformar visitantes em leads e leads em clientes!

E essa também é uma das principais razões pela qual o marketing de conteúdo é tão importante atualmente. Nenhuma outra estratégia de marketing é tão eficaz quando o assunto é conduzir o cliente em potencial ao longo da jornada de compra!

Saiba mais sobre funil de vendas no artigo Como alavancar suas vendas com marketing de conteúdo

5) Conquistar clientes recorrentes

O marketing de conteúdo também pode te ajudar a conquistar clientes recorrentes.

Normalmente, a maioria dos negócios tem mais de um produto para oferecer. E, através do blog, você pode continuar informando e se relacionando, mesmo com aquelas pessoas que já se tornaram seus clientes.

Dessa forma, você tem a possibilidade de vender, de forma recorrente, para essas pessoas.

E a boa notícia, é que é muito mais fácil vender para alguém que já comprou de você, do que conquistar novos clientes. Já que essas pessoas já conhecem seu trabalho e já confiam em você.

Mas há mais um ponto importante aqui, você não vai precisar fazer nada além do que já está fazendo. Ou seja, continuar oferecendo seu conteúdo de qualidade para essas pessoas através do blog.

Além disso, também é importante destacar outro ponto. Na prática, um cliente recorrente é muito mais barato do que um novo cliente. Justamente, pelo fato que citei acima. O que te permite ter mais resultados gastando menos!

6) Criar uma base de fãs que defendem a sua marca

Além de tudo que citei acima, um dos benefícios mais importantes que o marketing de conteúdo pode trazer a você é a possibilidade criar uma base que defendem e divulgam a sua marca por conta própria.

Isso acontece porque quando você posta conteúdo que realmente ajude as pessoas, elas passam a compartilhar esse conteúdo de forma espontânea.

Na verdade, elas fazem mais do que isso, elas falam bem do seu negócio no mercado. E, acredite, o marketing de indicação é uma das melhores formas de estabelecer sua autoridade no mercado e conquistar novos clientes.

7) Gaste menos e venda a longo prazo

Outro grande benefício do marketing de conteúdo é que você vai gastar pouco e gerar resultados a longo prazo.

Ter um blog é a melhor forma de garantir que seu negócio vai continuar no mercado, mesmo daqui a anos.

Isso porque os conteúdos publicados, desde que sejam atemporais, podem ajudar as pessoas, mesmo daqui a alguns anos!

O que quer dizer que, ao publicar um artigo hoje, pode ser que daqui a seis meses, dois anos, 5 anos… as pessoas continuem chegando a ele.

O que não acontece com outras estratégias de marketing digital. Como, por exemplo, o marketing de mídias sociais, o e-mail marketing e as campanhas de anúncios.

Isso, aliado ao fato de que o marketing de conteúdo é barato, é uma das razões pelas quais essa estratégia se tornou uma das estratégias favoritas de quem realmente entende de marketing digital.

E a prova disso é que se você pesquisar, você vai ver que a maior parte das suas marcas favoritas já tem um blog. E posta conteúdos do seu interesse com regularidade!

Agora que você já sabe como o marketing de conteúdo pode te ajudar…

No artigo de hoje, você descobriu como o marketing de conteúdo é uma estratégia que pode determinar o sucesso do seu negócio. Não só hoje, mas também no futuro.

E, se você não está trabalhando com o marketing de conteúdo, tenha certeza de que você está deixando oportunidades incríveis escaparem!

Como você viu acima, existem inúmeras razões para você começar a utilizar o marketing de conteúdo hoje mesmo.

Por isso, já sabe! O próximo passo é adotar essa estratégia e aproveitar tudo o que ela pode oferecer a você e ao seu negócio!

E se precisar de uma ajuda nessa jornada, saiba que você pode contar conosco! Somos especializados a ajudar clientes como você a obter os melhores resultados possíveis através do marketing digital.

Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital.

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