Você sabia que pelo menos 81% dos compradores fazem pesquisas na internet antes de comprar? Então, se o seu negócio não está na internet, você já está perdendo dinheiro.

E hoje é fácil achar que estar na internet é estar em todas as redes sociais. Canais esses que atraem potenciais clientes com uma velocidade maior do que o site,  mas que exigem tempo, dedicação e investimentos contínuos. Pois, se você não posta sempre, se não mede e muda para se adaptar ao que seu público curte, você some. O que não acontece quando você tem um site otimizado e com conteúdos que interessam ao seu público. Sei disso porque tenho outros sites que não atualizo a mais de um ano que continuam ou com o mesmo tráfego orgânico, ou com um tráfego ainda maior.

É por isso que ter o seu site é importante. Porque é o seu território onde pode agregar tudo o que produz em todos os canais internet a fora. Mesmo  sabendo que os resultados através dele demoram mais a aparecer (pelo menos 6 meses). E que, por isso, precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo para fazer ele alavancar suas vendas no menor tempo possível.

Quer mais um motivo para fazer marketing de conteúdo? Segundo a Content Trends (2017) a produção de conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais contatos.

Além disso, empresas com estratégias de marketing de conteúdo tiveram um crescimento superior a 40% em seu tráfego orgânico (não pago) de acordo com o SEO Trends (2017). E aquelas que publicaram mais de 16 posts por mês tiveram 3,5 vezes mais tráfego do que quem publicou de 0 a 4 postagens mensais segundo o HubSpot (2015).

Ou seja, investir em marketing de conteúdo pode levar algum tempo para dar resultados, mas o retorno é garantido quando você produz o conteúdo certo para seu público.

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E nesse artigo vou falar como você pode começar a alavancar suas vendas com o marketing de conteúdo, mas criando o conteúdo certo. E quantidade certa (nada de 16 postagens por mês. Ninguém merece!).

 

Marketing de conteúdo que converte

Com os números que apresentei você pode estar pensando: “como faço para escrever um artigo para meu blog ou site?” ou então “como faço para comprar artigos para meu blog?”. Afinal, produzir conteúdos leva tempo (eu sei!). Exige muito planejamento e dedicação para criar conteúdos interessantes e persuasivos. E nem todo mundo possui o conhecimento ou a disponibilidade necessária.

Então, é natural quer buscar ajuda. Seja para planejar ou produzir o conteúdo. Mas para que isso funcione você precisa estar atento para os seis pontos que relaciono a seguir:

1) Tenha objetivos claros para o seu conteúdo. Não adianta começar a escrever apenas para ter conteúdo. Você precisa saber o que quer alcançar com o seu conteúdo. Então, antes de tentar descobrir como escrever um texto, responda: por que você está escrevendo? O que deseja alcançar? Visitantes, clientes, contatos, parceiros?

2) Planeje e escreva textos considerando o funil de vendas. Imagine uma loja de roupas. Entre todas as pessoas que visitam essa loja, algumas manuseiam as peças. Dessas, algumas escolhem peças para vestir e apenas algumas realmente compram. E o mesmo acontece com o seu site. Por isso, seu papel com o conteúdo é mostrar para os visitantes tudo o que você tem e que pode interessá-los. Ou seja, precisa entender os momentos de compra para transformar um visitante “estou só dando uma olhadinha” em contatos e clientes.

3) Escreva para seu cliente ideal. Isso pode parecer óbvio, mas com a pressa para ter resultados com marketing de conteúdo, algumas empresas escrever mais sobre si mesmas, sobre seus produtos e serviços, do que sobre o problema que o avatar tem. E mudar essa chave é fundamental já que seu cliente não que saber sobre seu serviço. Ele quer saber como resolver o problema dele.

4) Defina claramente o seu avatar. Outro ponto fundamental, pois quem escreve para todo mundo não escreve para ninguém. Para vender seus serviços você precisa conhecer muito bem seu avatar. Precisa entender seus problemas, mostrar as causas desses problemas e apresentar as soluções. Só então fazê-lo perceber que você tem a solução que ele precisa.

5) Foque mais em qualidade do que em quantidade. Embora você consiga mais visitas apenas produzindo mais conteúdo, nem sempre a quantidade garante a qualidade. Por isso, foque em conteúdos que realmente valham o tempo de leitura do visitante. Ou seja, que respondam a alguma dúvida ou pergunta que ele tem. Um menor número de postagens pode levar mais tempo para dar o retorno que deseja de forma orgânica. Mas escrevendo conteúdos em funil, você poderá alavancar seus resultados imediatamente apenas investindo um pouco em anúncios. E o melhor: sabendo que terá resultados orgânicos também.

6) Defina um calendário editorial antes de começar. Não importa se você vai escrever os conteúdos ou se vai contratar alguém. Ter um calendário definido vai garantir que mantenha a consistência e que siga o planejamento que fez inicialmente. Afinal, de nada adianta fazer todo um trabalho de aprofundamento do seu avatar, identificando os problemas deles, se depois você não produz o conteúdo que ele precisa para comprar de você (Acredite: já tive que puxar a orelha de alguns clientes por causa disso). O melhor aqui é que também poderá usar esse calendário para suas redes sociais, o que vai facilitar muito seu trabalho de divulgação no dia-a-dia.

Para saber mais sobre o assunto, eu gravei o vídeo abaixo onde falo sobre perfis de influenciadores e como isso pode estar prejudicando sua estratégia de marketing de conteúdo.

Veja também   Como vender serviços pela internet - conversão

Veja o artigo que falo no vídeo.

Como vender serviços com o conteúdo certo

Agora que você já sabe o que precisa considerar para adotar corretamente o marketing de conteúdo no seu negócio, descubra como elevar sua estratégia escrevendo textos que convertem. Baixe já o meu livro digital gratuito Como Vender Serviços Com O Conteúdo Certo e descubra um passo-a-passo simples para planejar seu conteúdo pelos próximos três meses.

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