É claro que quando falamos sobre marketing digital falando da divulgação de diversos setores e nichos do mercado. Assim, será que você já ouviu os cinco melhores dicas para ter um bom marketing para terapeutas holísticos?
A área de marketing para terapeutas vem crescendo cada vez mais, estabelecendo diversos profissionais no mercado. Por conta disso, é natural que todos os nichos busquem a mesma ferramenta.
Entretanto, o terapeuta holístico ainda parece ser pouco conhecido, ou talvez você só não o conhecia por esse nome. Consequentemente, é natural que os profissionais do ramo acabem não encontrando materiais direcionados para a sua atuação.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com o cinco dicas fundamentais para um bom marketing para terapeutas holísticos. Dessa forma, você vai conseguir apresentar seu serviço ao público de forma simples, rápida e que gera resultados.
Além disso, é mais uma forma de entender como o público enxerga o trabalho de terapeuta, já que muitas vezes mexemos com questões pessoais para esse entendimento.
O que é o marketing para terapeutas holísticos?
Antes de começar com as dicas, é fundamental que você entenda exatamente o que estamos falando. Assim, vamos pontuar conceitos importantes, como a própria definição de “terapia holística”.
Esse tipo de entendimento do próprio negócio é extremamente importante para garantir uma boa construção de autoridade na internet. Afinal, como falar sobre algo que nem mesmo você consegue transmitir?
Por conta disso, o primeiro passo envolvido em qualquer planejamento de marketing para terapeutas holísticos está ligado ao próprio imersão no negócio. Além disso, é nesse momento que se estabeleceu a relação de confiança entre você e o seu público.
O que é terapia holística e como falar sobre isso?
De maneira geral, podemos entender a terapia holística como uma busca pelo equilíbrio entre corpo e mente. Ou seja, ela trabalha todos os pilares do ser humano para tentar buscar esse equilíbrio interior.
Na prática, esse tipo de terapia é como um adicional para a medicina, como técnicas de complemento para ornar os cuidados físicos aos cuidados mentais. Dessa forma, não é um conceito muito difundido e, por vezes, acaba sendo desconhecido.
Por conta disso, falar de marketing para terapeutas holísticos envolve, principalmente, paciência e a escolha certa de palavras para falar sobre o tema.
Outro ponto de atenção para a boa prática do marketing é entender que, enquanto terapeuta, você precisa estar atento a todas as novidades que surgem. Afinal, são assuntos que atingem todos de alguma maneira, sendo possíveis pautas de buscas e serviços.
Em geral, o marketing para terapeutas holísticos vai trabalhar exatamente a questão de entender o mundo e as novidades dele, enquanto repassa ao seu público a importância da terapia para tal.
1. Marketing de conteúdo
Hoje em dia, é impossível falar de marketing digital sem falar de marketing de conteúdo, é sua maior essência. Dessa forma, investir ao máximo na criação de conteúdos informativos para o seu público é a principal forma de atingir bons resultados.
A verdade é que em um mundo repleto de novidades constantemente, as pessoas cada dia mais buscam informações e conhecimento. Por conta disso, é natural que se procure principalmente sobre questões de saúde mental e cuidados internos.
Sabendo disso, a estratégia de atuar com conteúdos completos e bem trabalhados pode ser o grande salto para os resultados futuros.
Assim, alguns temas como falar sobre problemas comuns que causam desequilíbrio emocional, ou maneiras de lidar com o caos que o mundo vive, são alguns temas que constantemente passam a ser buscados nas redes.
Por conta disso, o marketing para terapeutas holísticos está pautado principalmente nessa criação de conteúdo informativo e relevante.
2. Google Meu Negócio
Agora vamos partir para um ponto mais técnico dentro das dicas para marketing para terapeutas holísticos, o Google Meu Negócio. Sim, você precisa usá-lo se quiser se destacar.
A ferramenta criada e mantida pelo Google é uma ótima forma de carimbar seu espaço no mapa de sua cidade, garantindo sua presença nos resultados de pesquisa. Ou seja, cada vez que um usuário por um serviço ofertado por você, dentro da cidade, seu espaço aparece já marcado pela própria plataforma.
Esse tipo de presença online é fundamental e trabalha principalmente a confiança do cliente. Afinal, se está listado ali no Google, já é um ponto a mais para o usuário acreditar ser um bom negócio.
Para que tudo isso seja possível, é essencial, por exemplo, que você preencha as informações corretamente, principalmente relacionadas aos contatos. Não esqueça de manter tudo atualizado, para evitar frustrações de possíveis clientes com contatos errados.
3. Você precisa das redes sociais
Não dá para falar de marketing para terapeutas holísticos sem falar de redes sociais e o tamanho de sua importância hoje. Na verdade, como redes sociais estão em qualquer nicho que se deseje seguir no mercado.
Um grande ganho da rede social para o ramo da terapia é a possibilidade de aproximação entre o profissional e o cliente. Dessa forma, acabam sendo construídas relações mais próximas e de maior confiança.
Dentro das redes sociais é também o lugar mais propício para se conseguir autoridade e presença online que gere resultados. Por conta disso, o trabalho por lá deve ser sempre muito minucioso e direcionado.
A primeira dica importante é ter um perfil profissional, nada de misturar vida pessoal e trabalho no mesmo perfil. Além disso, o perfil profissional é mais propício a ter uma carga de credibilidade natural.
Outro ponto importante é a necessidade de ser sempre ativo e ter uma constância de publicações e atuação, para gerar essa proximidade. Assim, foque em ter conteúdos informativos e adequados para cada rede social.
Quando falamos de redes sociais, é importante se atentar para as particularidades de cada uma, evitando possíveis conteúdos inadequados. Por exemplo, vídeos muito longos no Instagram ou assuntos muito informais em plataformas como o Linkedin.
4. Conheça seu cliente
Quando se está planejando estratégias de marketing, o mais comum é que ocorram alguns deslizes no momento de entender de fato o público-alvo. Por isso, quando falamos de um setor pouco conhecido, essa dificuldade aumenta ainda mais.
É bem comum que se tenha uma certa dificuldade em entender seu público dentro do mercado de terapias. Afinal, não existe uma única pessoa que simplesmente não precise de apoio para questões internas.
Entretanto, esse é um trabalho necessário principalmente para conseguir ter relevância dentro do seu próprio nicho. Além disso, é a principal ação para quem quer de fato se tornar um especialista no mercado.
5. Não cometa erros básicos de atendimento
O marketing para terapeutas holísticos precisa se basear, mais do que qualquer outro, no atendimento e na capacidade de atendimento ao público. Ou seja, nada de fazer campanhas com alcance que não pode suprir.
Esse é um erro primário, capaz de causar uma grande perda de negócios quando ocorre, principalmente quando se fala de um nicho tão delicado como esse. Dessa forma, ao pensar em qualquer estratégia ou nova atuação, certifique-se estar em plenas condições de atender e direcionar os usuários.
Outro erro que não pode ser cometido é o de ausência para respostas e retornos, lembre-se que boa parte do seu público não o conhece, e precisa saber quem é você. Com isso, nada mais justo que se espere uma presença ativa e bem receptiva nas redes.
Então, gostou do nosso conteúdo sobre o marketing para terapeutas holísticos? Quer saber mais sobre outras estratégias do mercado digital? Conheça nosso blog e nosso canal do YouTube com dicas e insights para alavancar suas vendas.
Larissa Carvalho é desenvolvedora web na Marketing Para Especialistas, graduanda em Ciência e tecnologia. Apaixonada por séries, música e esporte.