Dicas importantes de marketing pessoal para consultores

por | abr 9, 2018 | Você Especialista

O marketing pessoal para consultores é muito importante, principalmente, para quem tem a própria imagem pessoal como “a cara” do negócio.

E se esse é o seu caso, para te ajudar com isso, no artigo de hoje, você vai descobrir o que é e porque o marketing pessoal é importante. Além disso, você vai ver também algumas dicas de marketing pessoal para consultores. Vamos lá?

O que é marketing pessoal e por que ele é tão importante?

Como você já deve saber, o marketing corresponde a um conjunto de ações e estratégias que têm como objetivo atribuir valor a um produto ou uma empresa perante os consumidores.

O marketing pessoal tem o mesmo objetivo. A única diferença é que no lugar do produto ou da empresa, está você. O principal objetivo do marketing pessoal, portanto, é atribuir valor à sua imagem pessoal.

Como eu disse lá em cima, isso é essencial para quem trabalha como consultor, pois podemos dizer que você representa a sua própria empresa.

No entanto, se engana muito quem acha que basta sair por aí se autopromovendo. Isso, em vez de te ajudar a construir uma imagem positiva no mercado, vai fazer exatamente o contrário!

Para trabalhar o marketing pessoal é preciso pensar e planejar de forma inteligente. Quando isso é feito, a consequência é que, com o tempo, em vez de procurar por clientes, eles é que irão procurar por você.

O marketing pessoal te permite construir o seu nome no mercado, te ajudar a se tornar uma referência na sua área. E construir uma imagem positiva, de alguém que realmente pode e sabe como ajudar.

Dicas para trabalhar o seu marketing pessoal

Confira abaixo algumas dicas de como usar o marketing pessoal para alcançar todos esses benefícios que citei acima:

1) Seja você mesmo

A primeira dica de marketing pessoal para consultores que quero dar aqui é bem conhecida. Mas ainda tem muita gente que se esquece ou que acha que isso não é importante!

Quando você tenta fingir ser algo que não é, as pessoas vão perceber. E o problema é que isso gera desconfiança e toda a sua imagem pode ser abalada por essa desconfiança.

Ao trabalhar com a internet, a confiança é um dos pilares de toda e qualquer venda. E quando você gera desconfiança sobre quem você é, você acaba gerando desconfiança também sobre aquilo que você vende.

E quando isso acontece, tenha certeza, você vai perder muitas oportunidades de fechar bons negócios.

2) Foque nos pontos positivos

Como eu disse acima, ser sincero e ser você mesmo é muito importante para não gerar desconfiança.

Mas o segredo para construir uma imagem positiva no mercado é focar sempre nos seus próprios pontos positivos. Procure ter sempre em mente o que você tem de melhor para oferecer para as pessoas.

Você tem facilidade em resolver problemas de forma criativa? Você consegue resultados incríveis em pouco tempo? Você oferece algo que seus concorrentes não oferecem?

Encontre o que você tem de melhor na sua área e foque nesses aspectos. Isso faz toda a diferença!

3) Cuide da aparência

A aparência também é importante! Por isso, procure sempre se vestir adequadamente quando for se encontrar com um cliente ou mesmo fazer uma chamada de vídeo.

Além disso, nesses casos, também é importante cuidar de outras coisas, como a postura e linguagem corporal.

As primeiras impressões que temos das pessoas, antes de as conhecermos de verdade, estão ligadas àquilo que vemos. Portanto, não se esqueça de cuidar desses aspectos.

Tudo isso é muito importante para que seu cliente ou seu cliente em potencial se sintam seguros e te enxerguem de maneira positiva.

4) Demonstre segurança

Esse também é um dos grandes segredos do marketing pessoal: passar a ideia de confiança para as pessoas.

Se sentir inseguro é normal, sobretudo, para quem está começando. Mas para vender seu serviço de consultoria é preciso se mostrar seguro.

Algumas dicas para te ajudar com isso são: sempre saiba com precisão o que você pode oferecer para ajudar seu cliente em potencial. Se necessário, mantenha sempre uma listinha com possíveis soluções por perto.

Se for falar em público, ou se você estiver nervoso antes de uma conversa com um cliente em potencial, ensaie. Imagine quais as possíveis perguntas que ele pode ter e pense nas respostas.

E lembre-se que você se preparou para isso, que você estudou, se atualizou, pesquisou sobre o mercado e as melhores soluções para oferecer, não é mesmo? Ter tudo isso em mente também te ajuda a se sentir mais seguro e confiante.

5) Cuidado com o que você posta nas redes sociais

Se você usa as redes sociais de forma profissional, é preciso tomar cuidado. Tudo que você posta ali contribui para a sua imagem, de forma positiva ou negativa.

Portanto, evite postar coisas polêmicas e que possam gerar discussões desagradáveis. Também tome cuidado com postagens de humor e outras postagens que possam ofender pessoas.

A ideia é evitar tudo o que possa contribuir com uma imagem pouco profissional da sua parte. Tenha certeza que isso pode atrapalhar, e muito, os seus negócios.

6)Demonstre autoridade

Minha última dica para trabalhar o marketing pessoal é demonstrar autoridade na sua área. Pois as pessoas vão passar a te enxergar como alguém que entende do assunto.

E se você entende do assunto, isso quer dizer que você pode ajudá-las a resolver os problemas delas.

Se você quiser saber mais dicas de como construir autoridade na sua área, leia também esse artigo: Marketing para consultores: 6 dicas para construir autoridade na sua área.

Comece hoje mesmo a trabalhar seu marketing pessoal

No artigo de hoje você aprendeu as melhores dicas de marketing pessoal para consultores.

E, agora que você já sabe como construir uma imagem positiva no mercado, basta aplicar essas dicas e ver como isso vai te ajudar a construir um negócio de sucesso.

Se você gostou dessas dicas, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Dessa forma, você ajuda seus amigos que também estão procurando dicas de marketing para consultores.

Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS