Se eu te perguntasse quais são as cinco pessoas que mais te influenciaram ao longo da vida, tenho certeza de que você não teria dificuldades em me apresentar uma relação. Provavelmente se lembrará pela forma que elas te marcaram em determinados momentos.

E se eu perguntasse para os seus clientes sobre empresas ou pessoas que atuam no seu ramo. Será que eles se lembrariam de você ou da sua empresa? Se a resposta for negativa, é porque não tem uma presença na mente dos consumidores.

A principal razão de se investir em esforços de marketing consiste em criar mecanismos que permitem estar presente na mente das pessoas. E sabe o que isso significa? Significa ser lembrado pelo público quando uma necessidade for identificada por ele.

E como se constrói essa presença? É o que discutiremos nas próximas linhas. Venha comigo pois temos muito a conversar.

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O Que É Uma Presença Na Mente Dos Consumidores?

Presença na mente dos consumidores pode ser traduzida por meio de um termo técnico, oriundo do inglês: mind share. Em breves palavras, pode ser definido como a participação que as empresas e os profissionais ocupam na mente dos clientes.

Quando os consultores falam sobre o assunto, tomam como exemplos os casos mais conhecidos. Citam as empresas cujas marcas são reconhecidas como sinônimos dos produtos que vendem: Gilette, Xerox, Bombril ou Kodak entre as mais antigas e o Google entre as modernas.

Eles estão certo, no entanto, devemos ser realistas. Essas empresas não chegaram a esse patamar da noite para o dia. Além do tempo de atuação no mercado, elas investiram muito dinheiro para que seus produtos e serviços se tornassem referências para os consumidores.

A maioria dos concorrentes não dispõem dos mesmos recursos que as grandes. Entretanto, isso não é desculpas para não ocupar uma posição de destaque na mente dos seus consumidores, pois só vende quem é lembrado.

Como Marcar Presença Na Mente Do Consumidor?

Estudo e trabalho com o marketing há pelo menos dezesseis anos. Em todo esse período nenhuma frase fez tanto sentido como aquela inspirada em Jean Jacques Rousseau: “ninguém pode ser tudo para todo mundo”.

Compreendê-la em profundidade é fundamental para criarmos presença na mente do consumidor. Ora, você só ocupará um lugar na mente do seu cliente se destacar-se de alguma forma. E mais! É preciso eles perceberem em que você se destaca.

As empresas normalmente contam com linhas de produtos bastantes variadas, capazes de cobrir diversas necessidades. Entretanto, para atingir os seus públicos, elas são lembradas pelos benefícios que trazem, suas razões de existir.

Esses benefícios têm uma relação muito próxima com os principais produtos. Ao produzir as “mais modernas lâminas de barbear”, desde os seus primórdios, a Gillette pôde se posicionar como “a que oferece o melhor para o homem” e promove bens que atendem as necessidades de higiene e saúde para a pele masculina.

Mind Share Vs. Top Of Mind

As top of minds são as empresas que ocupam as primeiras posições nas mentes dos consumidores. Para atingir esse grau, são necessárias estratégias mercadológicas das mais diversas naturezas. Elas demandam muito dinheiro e muitas vezes você não conta.

Se de repente você tem concorrente imbatível nesse aspecto, lembre-se de que você não precisa superá-lo na mente dos consumidores, para vencê-lo. Você ou a sua empresa precisam ser lembrados pelo público dentro daquilo que você faz de melhor: entrega mais rápido, tem preços melhores, atende em domicílio, oferece produtos ou serviços customizados.

Ou seja, ter presença na mente do consumidor naquilo que você é referência. Se você tem um varejo de alimentos na região de um hipermercado conhecido, por exemplo, dificilmente vai superá-lo no “ranking mental” dos clientes. Mas, poderá destacar-se de alguma forma. Grandes empresas têm dificuldades em adaptar as estratégias à realidade local.

Mind Share é essa presença na mente. É ocupar um lugar de destaque na mente do consumidor. É ser lembrado por ele de alguma forma, especialmente, naquilo que você se diferencia, e para isso você não precisa ser o player com mais gastos em comunicação. Basta fazer aquilo que você se propõe bem feito.

Não Espere Pelo Cliente – Invista Em Marketing De Conteúdo

A presença na mente do consumidor requer criatividade. Lembra de quando diziam que proatividade era tudo? Para construir essa presença este é um requisito indispensável. Não espere o cliente te encontrar: faça com ele te encontre.

Quando você é lembrado por algo que só você faz, você ganha em autoridade. As pessoas confiam em você. Aproveite os recursos que a tecnologia oferece. Você deve se aproximar do consumidor munindo-os com informações sobre aquilo que você proporciona.

A internet estreita esses laços. O seu site não pode ser estático e divulgar apenas informações institucionais. Se quiser engajamento, terá que disseminar conteúdos para os seus clientes e ajudá-los a tomar as melhores decisões e obter o melhor aproveitamento do que adquire.

Estabeleça um canal direto com o público. Se é um dentista, ofereça todas as dicas de como cuidar da saúde bucal. Se é um terapeuta, ensine como a pessoa pode ter mais qualidade de vida dentro da sua área de atuação. Ser diferente é ser notado! Tem que mostrar que de fato o é. Explore ao máximo as suas redes sociais e transpareça aquilo que só você faz de melhor.

Pense Nisto!

Todo mundo quer ser uma presença na mente do consumidor, porém, deixam de fazê-lo por acreditarem que o processo seja ainda mais difícil do que é. Todos nós temos características que se destacam em relação aos demais e por elas somos lembrados. Portanto, tudo o que temos a fazer é deixar que as pessoas notem.

Com os nossos empreendimentos ocorre a mesma coisa. Por meio deles, nos comunicamos o tempo todo. Os clientes nos observam e avaliam sob vários critérios, especialmente, por aqueles que lhe são mais preciosos: a qualidade dos nossos produtos e serviços, nossos atendimentos, nossos preços, conveniência e etc.

Ao identificar aquilo que te diferencia do que existe no mercado, faça o possível para ser reconhecido como tal. Faça com o cliente te veja como uma liderança naquele referencial e se sinta inclinado a comprar com você para obter aquilo que espera. E é claro. Entregue.

Gostou do tema? Se bem trabalhado na sua empresa ele fará a diferença para os seus negócios. Se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo nas minhas redes sociais ou pelo meu e-mail. E se quiser saber mais como você criar uma presença digital de destaque, clique aqui.

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