Copywriting é um termo que passou a fazer parte da vida de quem trabalha com o marketing digital nos últimos anos.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda não entendem, com clareza, o que é copywriting. E, mais importante ainda, o que uma boa copy pode fazer pelo seu negócio!

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Pois é, justamente, isso que você vai descobrir no artigo de hoje!

 

O que é copywriting?

Antes de mais nada, precisamos explicar do que ela se trata! De forma simples e prática, a copywriting se trata de um texto voltado para a conversão.

Apesar disso, é importante destacar que, quando falamos em conversão, não estamos falando só em vendas!

A conversão, nesse caso, pode se referir também à inscrição na sua lista de e-mails, ao download de um material explicativo, à inscrição no seu canal do youtube etc.

Como você pode perceber, o objetivo da copywriting é sempre de fazer com que o cliente em potencial tome uma decisão. Assim, caminhando no funil de vendas e passando a estar cada vez mais perto da compra.

Os tipos de texto que o copywriting envolve também são variados. Desde landing pages, vídeos ou cartas de vendas, campanhas de anúncios online, até mesmo blog posts e conteúdo para as redes sociais.

 

Passo a passo de como criar uma copywriting que, realmente, funciona!

Agora que você já entendeu o que é a copywriting, é hora de entender o passo a passo de como criar a sua!

Esses passos, apesar de simples, exigem atenção extra! Já que é, em parte, aqui que o sucesso da sua copy será definido.

 

1) Defina seu objetivo

Cada copy deve contar com um único objetivo. Do contrário, é bem provável que você não obtenha os resultados que deseja.

Portanto, esse é o primeiro passo: definir qual o objetivo da sua copy. Como dito acima, esses objetivos podem ser variados.

O mais comum é a venda do seu produto. No entanto, como dito, sua copywriting também pode servir para aumentar o número de seguidores das redes sociais, aumentar o engajamento do seu público, iniciar relacionamentos, mostrar uma prévia do seu serviço ou produto etc.

Definir o objetivo antes de começar todo o processo faz toda a diferença! Já que daqui para frente, todo o resto do processo deverá ser pautado nesse objetivo.

 

2) Pesquisa

O segundo passo de como criar uma copywriting é fazer uma extensiva pesquisa.

De acordo com o objetivo definido, você deverá pensar em vários fatores. Em primeiro lugar, como será atingido esse objetivo.

Na prática, isso quer dizer que você deve definir, dentre as possibilidades, qual o melhor tipo de texto para alcançar esse objetivo.

Seu objetivo pode ser alcançado por meio de uma landing page, de um post nas redes sociais, de um blog post de uma campanha de anúncios patrocinados?

Além disso, a pesquisa também deve envolver a compreensão do seu cliente em potencial, ou seja, sua persona.

Aqui, vale a pena pensar nas dores e necessidades deles. Mas isso não é tudo! Também é preciso entender seus interesses, gostos, sonhos, dificuldades diárias etc.

Pesquisar no mercado e entender a sua persona, também vai ser essencial na hora de escrever a sua copy. Pois vai te ajudar até mesmo a entender que linguagem usar, que gatilhos mentais usar etc.

 

3) Escreva sua copy

O terceiro passo é escrever sua copy. Aqui tudo o que foi pesquisado e definido anteriormente deverá ser utilizado.

E a copywriting deverá ser escrita de acordo com as necessidades do tipo de texto escolhido. Como você já sabe, cada um dos tipos citados acima têm suas próprias particularidades.

Se você quiser saber um pouco mais sobre os elementos utilizados na hora de escrever sua copy, leia também este artigo: Elementos de copywriting que você precisa começar a adotar hoje mesmo!

 

4) Otimização

Tanto no processo de escrita da copy, quanto depois disso, é preciso otimizá-la. Isso quer dizer que o trabalho não acaba depois que a copy é escrita!

Por isso, logo depois que a copy é publicada é hora de coletar seus resultados e descobrir o que pode ser melhorado.

O que deve ser feito através de testes A/B. O ideal é ir testando tudo até obter os melhores resultados possíveis. Desde o título, linguagem, cores, gatilhos mentais utilizados etc.

É dessa forma que você vai atingir os melhores resultados possíveis com o copywriting.

 

Uma boa copywriting é essencial para vender mais online!

Acima, você descobriu como uma boa copywriting pode ajudar você a vender mais. Como você viu, esse é um processo trabalhoso e que exige muito cuidado!

Por isso, na hora de escrever a sua, dê toda a atenção possível ao processo. E tenha certeza de que isso irá te ajudar a obter resultados excelentes.

Espero que tenha gostado das dicas acima! E, se gostou, saiba mais sobre copywriting lendo também o artigo Elementos de copywriting que você precisa começar a adotar hoje mesmo!

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