Neste momento, pode estar acontecendo de você perder clientes. Sim. Agora, enquanto você lê este texto. Se você ainda não utiliza a internet como estratégia de vendas, essa realidade será cada vez mais constante.
Por isso, se chegou até aqui, continue. Vou explicar como você pode reverter esse cenário e utilizar o mundo “online” para vender os seus serviços.
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Perder clientes: o funil de vendas
Para parar de perder clientes, primeiro você precisa entender o que é funil de vendas digital. Se você nunca ouviu falar sobre isso, vamos lá: o funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras das pessoas.
Quando utilizado de forma correta, o funil de venda não só te ajuda a não perder clientes como, também, torna todo processo previsível e escalável, deixando mais fácil a tomada de decisões para planejar e estruturar a aquisição de clientes.
Ele é dividido em quatro etapas simples:
- Aprendizado e descoberta: quando o comprador não sabe ainda que tem um problema ou oportunidade de negócio. É aqui que devemos despertar o interesse dele por algum assunto e fazê-lo perceber a possibilidade.
- Reconhecimento do problema: o comprador identifica que tem um problema ou uma oportunidade de negócio, começando a pesquisar mais sobre isso e possíveis soluções
- Consideração da solução: após perceber possíveis soluções para seu problema, o comprador avalia alternativas para, de fato, resolvê-lo. Aqui, utilizar o senso de urgência grande é muito importante.
- Decisão de compra: quando o comprador compara as opções disponíveis e pesquisa a melhor para seu contexto
Trabalhar com um funil de vendas é importantíssimo para que as áreas de marketing e vendas se alinhem e você pare de perder clientes. A sua estratégia na internet pode te fazer chegar a possíveis consumidores e compradores, tudo isso sem gastar muito. Quer um exemplo simples e grátis? Use seu site para criar listas de e-mail.
Como parar de perder clientes?
Quantas vezes você já preencheu um cadastro, aparentemente sem motivo algum ou por algo simples, e informou dados como telefone e e-mail? Seja para fazer download de um conteúdo ou até mesmo ter acesso a algo, cujo “único pagamento” era o preenchimento do formulário?
Isso é uma estratégia muito utilizada para não perder clientes!
Quando você fornece seus dados, você está participando de uma lista (o famoso mailing) da empresa. E você pode utilizar a mesma estratégia.
Crie cadastros no seu site em troca de algum conteúdo gratuito, seja um ebook ou uma série de vídeos. Utilize esses e-mails para criar uma lista no geral para retenção de clientes e prospecção de contatos. Mas nada de criar spam. O segredo é fazer um bom trabalho de mail marketing, com conteúdo útil e de qualidade para seus destinatários. Além de você conhecer quem é o público com quem você trabalha, você ainda pode fortificar essa relação por meio de newsletters, informações e novidades da empresa.
Essa é uma forma de utilizar a internet para melhorar suas vendas e aprimorar seus serviços. A internet é incrível. Não deixe essa ferramenta tão útil de lado!
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.