Neste momento, pode estar acontecendo de você perder clientes. Sim. Agora, enquanto você lê este texto. Se você ainda não utiliza a internet como estratégia de vendas, essa realidade será cada vez mais constante. Por isso, se chegou até aqui, continue. Vou explicar como você pode reverter esse cenário e utilizar o mundo “online” para vender os seus serviços.

Leia também:

Vale a pena fazer um Plano de Marketing?

Perder clientes: o funil de vendas

Para parar de perder clientes, primeiro você precisa entender o que é funil de vendas digital. Se você nunca ouviu falar sobre isso, vamos lá: o funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras das pessoas.

Quando utilizado de forma correta, o funil de venda não só te ajuda a não perder clientes como, também, torna todo processo previsível e escalável, deixando mais fácil a tomada de decisões para planejar e estruturar a aquisição de clientes.

Ele é dividido em quatro etapas simples:

  • Aprendizado e descoberta: quando o comprador não sabe ainda que tem um problema ou oportunidade de negócio. É aqui que devemos despertar o interesse dele por algum assunto e fazê-lo perceber a possibilidade.
  • Reconhecimento do problema: o comprador identifica que tem um problema ou uma oportunidade de negócio, começando a pesquisar mais sobre isso e possíveis soluções
  • Consideração da solução: após perceber possíveis soluções para seu problema, o comprador avalia alternativas para, de fato, resolvê-lo. Aqui, utilizar o senso de urgência grande é muito importante.
  • Decisão de compra: quando o comprador compara as opções disponíveis e pesquisa a melhor para seu contexto

Trabalhar com um funil de vendas é importantíssimo para que as áreas de marketing e vendas se alinhem e você pare de perder clientes. A sua estratégia na internet pode te fazer chegar a possíveis consumidores e compradores, tudo isso sem gastar muito. Quer um exemplo simples e grátis? Use seu site para criar listas de e-mail.

Como parar de perder clientes?

Quantas vezes você já preencheu um cadastro, aparentemente sem motivo algum ou por algo simples, e informou dados como telefone e e-mail? Seja para fazer download de um conteúdo ou até mesmo ter acesso a algo, cujo “único pagamento” era o preenchimento do formulário?

Isso é uma estratégia muito utilizada para não perder clientes!

Quando você fornece seus dados, você está participando de uma lista (o famoso mailing) da empresa. E você pode utilizar a mesma estratégia.

Crie cadastros no seu site em troca de algum conteúdo gratuito, seja um ebook ou uma série de vídeos. Utilize esses e-mails para criar uma lista no geral para retenção de clientes e prospecção de contatos. Mas nada de criar spam. O segredo é fazer um bom trabalho de mail marketing, com conteúdo útil e de qualidade para seus destinatários. Além de você conhecer quem é o público com quem você trabalha, você ainda pode fortificar essa relação por meio de newsletters, informações e novidades da empresa.

Essa é uma forma de utilizar a internet para melhorar suas vendas e aprimorar seus serviços. A internet é incrível. Não deixe essa ferramenta tão útil de lado!

Descubra os 7 passos para receber contatos qualificados com regularidade sem precisar de milhares de seguidores ou de postar todos os dias

Nesse e-book você vai descobrir os 7 passos que aplicamos com nossos clientes para que eles realmente tenham resultados através do marketing digital.

Cadastro feito com sucesso

Share This