A importância do planejamento de marketing: 3 exemplos clássicos

por | fev 21, 2022 | Estratégia

Dentro de um mundo globalizado e que está em constante transformação, muitas empresas acabam caindo na máxima de que é só jogar na rede que o resultado aparecerá, sem tanto planejamento de marketing. Entretanto, não é tão simples assim.

Independente do tamanho da sua empresa, para que qualquer ação comercial surta efeito, se faz necessário o uso de um bom planejamento de marketing digital. Afinal, existe algo no mundo do marketing que funciona sem planejamento?

E quando tocamos nesse assunto, não se trata apenas de organizar as campanhas, as datas e os materiais usados. Nesse caso chegamos também a um nível mais fundo, de estrutura, base da sua própria empresa.

O motivo por trás disso é evitar transtornos para sua empresa e para o seu cliente, principalmente no quesito usabilidade. Ou seja, sua empresa precisa estar pronta para receber a quantidade de clientes que uma campanha pode trazer.

Existe uma série de casos, exemplos e narrativas possíveis para exemplificar a importância do planejamento de marketing. Além disso, a grande maioria delas vem exatamente de grandes empresas.

O fato é que o marketing deixou de ser coisa de empresa grande e passou a ser critério de sobrevivência no mercado. Com isso, é hora de começar seu planejamento e colocar para frente aquela ideia guardada na gaveta.

Por isso, separamos 3 casos onde fica evidente a necessidade de planejamento de marketing, confira!

Coinbase e o Super Bowl

O Super Bowl é mundialmente conhecido como o jogo final da liga nacional de futebol americano, dos Estados Unidos. Dessa forma, a edição de 2022 ocorreu no último dia 13 de fevereiro e consagrou o Los Angeles Rams como grande campeão.

Com um momento tão grandioso e que causa tanta movimentação nas redes sociais, é natural que empresas queiram investir em propagandas. Assim, diversas empresas pagaram milhões de dólares para ter seus nomes divulgados durante o intervalo.

Além disso, foi bastante comum também encontrar marcas estampando todos os lados do estádio onde o jogo iria ocorrer. Ou seja, o Super Bowl hoje é um grande evento de marketing, e um evento milionário.

Uma dessas empresas que apostaram no intervalo foi a famosa Coinbase, exchange mais importante de todo o Estados Unidos. A empresa fez seu primeiro anúncio no evento, com uma proposta até simples.

A ideia do anúncio era um QR code levando para o site. Sim, simples. Normal.

Ou não.

Seria a campanha mais comum do planeta, desde que você não fizesse isso em meio ao Super Bowl, no intervalo do jogo, e ainda oferecendo 15 dólares de bitcoin de forma gratuita. Dessa forma, a empresa tinha uma previsão: 3 milhões de dólares para os clientes.

Entretanto, ficou bem longe de ser algo controlado. Depois de pouco tempo, o site ficou completamente sobrecarregado e o sistema foi derrubado. Os motivos foram os mais diversos possíveis, mas principalmente: download do aplicativo e número de acessos simultâneos.

Uma empresa do tamanho da Coinbase com certeza possui uma equipe de infraestrutura e de TI muito qualificada e eficiente. Por isso, é uma das maiores do planeta.

Entretanto, planejamento de marketing precisa abranger inclusive essas áreas mais técnicas, ou seja, como você preparou seu site e seu sistema para ter um alto número de visitantes.

É claro que nem sempre você vai ter ideia de quantas pessoas vão parar no seu site em meio a uma campanha. Porém, o planejamento de marketing vai te ajudar a se preparar para qualquer cenário.

Se você pretende anunciar no Super Bowl, sua equipe e infraestrutura precisam estar prontas para receber um número inimaginável de acessos ao mesmo tempo. E todas essas questões são dadas exatamente durante o planejamento.

A importância do planejamento de marketing: 3 exemplos clássicos

O prime day da Amazon

Que a Amazon é uma das grandes empresas mundiais hoje não é surpresa para ninguém, e é exatamente por isso que esse se torna um caso interessante de falta de planejamento de marketing.

Todos os anos, a Amazon realiza a chamada Prime Day, para os assinantes da plataforma. Assim, funciona como uma segunda black friday, se levar muito ao pé da letra.

E é muito comum que todos os anos a plataforma apresente instabilidades logo depois da divulgação da campanha e o início do período de promoções. Além disso, em 2018 a plataforma chegou a cair por completo.

A verdade é que o prime day é a grande aposta da Amazon todos os anos, principalmente pela campanha de marketing que é feita em cima dessa data. Afinal, é um período de promoções muito atrativas e que até consegue superar a black friday no site.

Sabendo disso, é ainda mais curioso saber que até mesmo a Amazon já passou pelo caos da falta de um planejamento de marketing. Ou seja, o tamanho da empresa não é determinante para muita coisa, o planejamento precisa existir sempre.

O principal fator dessa sobrecarga da amazon é exatamente pelo alto índice de pessoas que assinam a plataforma naquele dia específico. Afinal, as promoções só são válidas para assinantes, e isso acaba exigindo esse cadastro.

Dessa forma, além do tráfego comum – e muito alto – acaba vindo algo 2 ou 3 vezes maior. Para se ter uma ideia, Jeff Bezos em 2018 deu a seguinte declaração:

“Na primeira hora do Prime Day nos EUA, os clientes encomendaram mais itens em comparação com a primeira hora do ano passado. Há centenas de milhares de ofertas chegando, e mais de 34 horas para comprar com o Prime Day”,

A importância do planejamento de marketing: 3 exemplos clássicos

O famoso dia de vendas do Rock in Rio

Não existe case de planejamento de marketing melhor que o Rock in Rio. Ou melhor, sobre a falta dele.

Todos os anos a famosa data de venda dos ingressos para o festival rouba a tenção de milhões de pessoas. Com isso, é natural esperar um volume de tráfego gigantesco.

Para a próxima edição que ocorre agora em 2022, não foi diferente. As vendas iniciaram no dia 21 de setembro do ano passado, e o site não durou alguns minutos no ar.

A questão de planejamento de marketing aqui é até um pouco mais complexa, pois estamos lidando com uma questão recorrente, que sempre acontece. Ou seja, não parece fazer sentido a repetição do erro.

E é exatamente nesse ponto que chega a ligação com o planejamento de marketing, a necessidade de evolução e remodelagem. Dessa forma, mesmo após uma campanha passar pelo teste e ser bem executada, precisa sempre se adequar a uma nova realidade.

Por exemplo, as vendas da última edição já foram naturalmente com um volume muito alto, imagine então depois de 2 anos de isolamento social e as pessoas querendo sair a qualquer custo?

Precisa reprogramar a rota, se reestabelecer e principalmente um montar um novo planejamento de marketing. Assim, ser transparente com seu público é uma das melhores formas de gerar autoridade na internet.

Como o planejamento de marketing pode ajudar minha empresa a crescer?

Depois de entender que a falta de planejamento de marketing atinge empresas com níveis altos e que teoricamente deveriam ser referência no assunto, fica mais viável entender a importância disso. Pois, de maneira geral, tudo decorre diretamente do planejamento.

Ao realizar uma organização funcional da empresa com todas as necessidades, ideias, roteiros e campanhas, existem dois ganhos principais: tempo e produtividade. Entretanto, o maior ganho está lá no final da jornada do cliente, na compra ou adesão ao serviço.

Afinal, o objetivo de tudo no final das contas é esse, não? Gerar um sentimento satisfatório no seu cliente e fazer com que o mesmo retorne mais vezes.

Dentro de um roteiro para planejamento de marketing, são levados em consideração todos os pontos levantados durante o artigo, como:

  • quantos visitantes eu desejo impactar com a campanha?;
  • quantos visitantes eu DEVO impactar?;
  • minha estrutura web está pronta para receber a quantidade de pessoas?;
  • a campanha está sendo feita no momento adequado?;
  • onde, quando e como realizar uma campanha de marketing?

Depois de responder todas essas perguntas, seu planejamento de marketing ganha forma e, mais do que isso, sentido. Fica mais fácil visualizar a importância dele no momento que você o tira do papel.

Por conta disso, sua campanha tem uma chance muito alta de executada da maneira correta e sem causar imprevistos. E, no final, sua taxa de leads engajados e qualificados tende a ser bem maior do que seria com algo feito de qualquer maneira.

Para saber mais sobre planejamento de marketing, fale com um de nossos especialistas! Vamos ajudar você a estruturar todo o planejamento da sua empresa. Assim, sua empresa não será a próxima a cair na falácia de que é tudo mais fácil do que parece.

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