Muito se fala sobre a necessidade de ter uma boa presença online. Mas você sabe de fato o que significa isso?
Bem, antes de falar sobre presença online é fundamental entender o que significa a palavra presença. Veja, nos vários dicionários que consultei o significado gira sempre em torno da mesma proposta: presença é estar em algum lugar.
E num significado mais profundo, é existir em algum lugar. Como naquele momento em que você está com alguém que gosta muito e o tempo parece parar. Ou seja, é estar plenamente presente de corpo, alma e coração.
Voltando para nosso objetivo aqui, então podemos entender que Presença Online é estar na internet. Mas não só isso: é estar, de verdade, onde o seu cliente está.
É por isso que não existe uma fórmula mágica ou feitiço que te dará autoridade em 7 dias. O que existe é análise do seu mercado para compreender quem é seu cliente, onde ele está e qual a melhor forma de impactá-lo.
A Chave Para Uma Presença Online De Sucesso
Se existe um mantra que o empreendedor precisa mentalizar todos os dias, eu diria que esse mantra é “conheça o seu cliente”. E isso é mais simples do que parece. Afinal, feito é melhor do que perfeito. Por isso que eu sempre digo que você precisa de um plano, mas não precisa esperar pelo plano perfeito.
Você começa com uma ideia, uma hipótese de avatar ou persona. E à medida que vai tendo contato com esse público, vai aprendendo mais sobre ele. Vai compreendendo melhor as reais necessidades dele, quem ele é, consegue até dar um nome para sua persona. E vai se conectando mais e mais com ele.
Por isso a chave aqui é: seja curioso sobre o seu cliente. Sempre. Porque ter uma presença online de sucesso não significa estar em todos os lugares e aparecer em todas as mídias. Significa estar onde o seu cliente está. E digo mais: estar presente de verdade onde o seu cliente está.
Os 5 Pilares De Uma presença online De Resultado
1) Posicionamento e identidade
Quem é você? Quem é o seu negócio? Isso precisa estar claro. Pelo menos, o suficientemente claro para que seu potencial cliente reconheça que você pode ajudá-lo. Veja, isso não vale apenas para o online. Vale para todos os lugares que você tem presença.
2) Estratégia
Onde você está e onde quer chegar? E o que fará para isso acontecer? Essa é a base de tudo. Estratégia é, simplesmente, o caminho que se faz para atingir um objetivo. Então fica claro que você precisa saber onde quer chegar. Afinal, para ganhar uma guerra você precisa primeiro querer ganhar essa guerra. Porque se ela não fizer sentido para você, não vai se empenhar em lutar.
3) Conteúdo
O que você quer que o seu cliente saiba sobre você e sobre o seu negócio? Isso deve estar refletido no seu conteúdo. E aqui é onde o calo aperta. Muitos negócios preferem pagar para que alguém gere o conteúdo para eles. E está tudo bem! O problema é fazer isso sem ter um posicionamento claro e uma estratégia definida. Sabe aqueles conteúdos “mais do mesmo” que você encontra pela internet? Aqueles que não criam diferenciam nenhum? Você não vai querer isso para o seu negócio.
4) Tráfego
Onde o seu cliente está e para onde você quer levá-lo? Como fará isso? No mundo físico ou no digital: você precisa estar onde o seu cliente está, despertar a atenção dele, criar interesse e gerar desejo. Para isso, entra a estratégia de geração de tráfego, tanto pago quanto orgânico (não-pago).
5) Acompanhamento
Quais métricas você vai acompanhar para saber se sua estratégia está funcionando? Quem não mede não gerencia. Além de saber onde quer ir, você precisa saber o que e como medir. E o mais importante: medir o retorno sobre o investimento feito.
Tenha uma Presença Online que vende
Nesse artigo você descobriu que, para ter uma presença online de resultado, antes de tudo é preciso conhecer seu cliente. Só assim saberá onde ele está, o que ele procura e como impactá-lo.
Acontece que, pela minha experiência, sei que isso nem sempre é simples. Os lugares para ir são muitos, os conteúdos para pesquisar sobre o assunto mais vastos ainda. Daí é quase impossível não paralisar se perguntando “qual o melhor caminho para eu ter resultados hoje?”.
Então eu já quero te responder isso: o melhor caminho é sempre confiar em quem já faz. Tenho ajudado muitos pequenos negócios e especialistas e, com certeza, posso ajudar você também.
Quer saber como? Conheça nossos serviços e descubra como podemos te ajudar a ter mais resultados usando sua presença online.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.