Quando iniciamos um negócio, após toda a estratégia e preparação que são necessárias, é preciso começar a prospecção de clientes. É nesse momento que você vai atrás daquelas pessoas que vão contratar seus serviços ou comprar seus produtos. Porém, como chegar até eles?
Como diz Conrado Adolpho, “seja famoso para quem te conhece”. Ou seja: demonstre que você consegue solucionar aquele problema, que é capaz de resolver o que seu cliente precisa. Com isso, além de prospecção de clientes, você ainda trabalha sua autoridade na internet, que detalhamos melhor nesse artigo.
Prospecção de clientes: o início do caminho
Quando falamos em prospecção de clientes, muitas pessoas já sentem medo de começar esse caminho. Alguns pensam: não consigo ir atrás dos clientes. Outros até se sentem envergonhados ou sem muita confiança no que faz.
Acontece que não adianta todo o planejamento do seu negócio se não há alguém para usar o seu produto ou serviço. Por isso a prospecção de clientes é tão importante e necessária.
É nesse processo que você irá “se vender” para possíveis compradores. E mais importante: mostrar o que você tem a oferecer. Ter um negócio é mostrar para os clientes que você pode solucionar um problema.
Os motivos por trás da prospecção e como fazer isso
Sendo um serviço que ele necessite – e está em falta no mercado -, sendo um produto que é inovador ou até mesmo algo que você pode melhorar nas empresas da região, é seu diferencial.
Quando você começa com a prospecção de clientes, é importante mostrar que você pode solucionar o que eles precisam. Por isso, quanto mais background você tiver para mostrar, melhor. E não só “portfólio”, como também cases de sucesso e conteúdo que você produz.
É aí que entra a internet, principalmente para aqueles que estão começando no negócio e não tem muitos cases para demonstrar aos futuros clientes. Utilize a web, as redes sociais e tudo que puder ao seu favor!
Utilize a internet para prospecção de clientes!
Quando você começa com a prospecção de clientes, uma das coisas mais importantes é mostrar quem você é, o que faz e por que consegue solucionar aquele problema.
Há várias formas de fazer isso: portfólio, cases de sucesso e até mesmo o que você produz de conteúdo.
Uma das formas é ganhar autoridade na internet. Ao produzir conteúdo, você não só mostra que entende daquele assunto como, também, consegue atingir um maior número de pessoas.
Hoje em dia, é quase impossível conseguir destaque no mercado sem estar dentro das redes sociais. Afinal, estamos vivendo um mundo cada vez mais globalizado, e isso faz com que as pessoas procurem mais nas redes.
Por isso, use-a como uma arma muito poderosa.
Mas qual a importância da internet nesses aspectos?
Quando você produz conteúdo, é importante não só passar o que você já fez ou está fazendo. Mas, sim, escrever sobre o tema, sobre o que está acontecendo no cenário. O cliente não quer saber apenas sobre seus trabalhos mas, também, o que você entende sobre aquele meio, se está por dentro das novidades e mudanças.
Por isso, aposte em conteúdo relevante, seja em vídeo, texto ou até por meio de redes sociais. Utilize a internet para mostrar o que você sabe e, dessa forma, melhorar a prospecção de clientes. É possível, inclusive, usar as redes sociais para chegar nas pessoas certas.
É importante não confundir autoridade na internet com fama. A autoridade não precisa ser uma legião de fãs.
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Agora que você já sabe o que fazer para começar, que tal dar o próximo passo?
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.