Você já imaginou como o Google faz para encontrar exatamente o que você pede? Ou por que um conteúdo fica acima de outro nas buscas? A estratégia de SEO (Search Engine Optmization) é o grande segredo por trás disso tudo. E a boa notícia? Você pode utilizá-la a seu favor!
O que é SEO: como começar sua estratégia
SEO, que em português significa otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis para os buscadores. Ou seja: trabalhando palavras-chaves selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos (não pagos).
Com a otimização de sites e blogs para as técnicas de SEO, fica mais fácil melhorar o rankeamento dessas páginas em buscadores como o Google. Tudo isso de forma gratuita, sem investir um centavo para que aconteça.
Ou seja, se você é um palestrante que fala sobre técnicas de comunicação, imagine o seguinte cenário: um possível cliente está procurando sobre dicas de como se comunicar melhor. Ele digita no buscador “como se comunicar melhor” e encontra um artigo na primeira página com dicas. Esse artigo está utilizando técnicas SEO, por isso ficou tão bem ranqueado. Ele entra, gosta do conteúdo que lê e resolve conhecer mais sobre o autor. Então, chega no palestrante e resolve contratar seus serviços para um curso na empresa que administra.
Seria incrível se esse palestrante fosse você, certo?
Quando falamos na importância de estar presente na internet, o SEO é uma das melhores táticas de defesa. Ter um site com bom conteúdo, sempre levando em consideração as técnicas de SEO, é uma forma eficaz de atrair clientes para sua empresa ou serviços. Hoje, nós não procuramos mais fornecedores em listas de telefone. Vamos no Google. E, se você não está lá, você não existe.
Técnicas de SEO marketing: colocando em prática
Há maneiras simples de trabalhar o SEO do seu site que ajudam no rankeamento dos buscadores. São dicas simples, mas que você pode começar a aplica-las. Por exemplo:
- Utilizar palavras chaves de SEO em seus textos: vai falar sobre se comunicar melhor? Eleja uma palavra-chave, que será utilizada com foco no texto inteiro. Não o torne chato e forçado, mas encaixe essa expressão de forma natural. Por exemplo “comunicar melhor”.
- Tornar a URL amigável: utilize a palavra chave na sua URL também. Se necessário, renomeie o link do seu artigo de forma que fique seusite.com/palavra-chave (por exemplo /comunicar-melhor).
- Tamanho do conteúdo: escreva, pelo menos, 300 palavras em seu artigo. É o mínimo que o Google precisa para entender sua palavra-chave e ranquear melhor seu artigo.
- Utilize títulos (h2, h3…): quebrar seu artigo com títulos internos não só o torna melhor de ler como ajuda o Google a entender que aquela informação é importante.
- Otimize imagens: nada de salvá-las como “hauha.jpg” ou “DCIM021.jpg”. Isso significa nada para o Google. Renomeie suas imagens com a palavra-chave utilizada no texto e descreva-a da melhor forma possível. Assim, o Google consegue rankear melhor, também.
Com algumas práticas simples, você consegue melhorar o rankeamento do seu conteúdo no Google. Claro que há outras formas de conseguir isso, mas comece pelo básico e tente se aperfeiçoar aos poucos. Você vai enxergar resultados incríveis em pouco tempo. E o melhor: sem gastar um centavo!
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.