Precisando atrair mais clientes? Ser encontrado na internet pelo seu cliente ideal pode ser o melhor caminho.
Se você deseja ter um negócio presente na internet, e até mesmo conseguir clientes por meio da web, há infinitas ferramentas à sua disposição. E tudo isso sem precisar de conhecimento técnico ou gastar muito dinheiro.
Na internet, há diversas ferramentas para criação de sites, uma mais nova que a outra. Cada uma tem um diferencial, sendo que algumas, inclusive, são mais fáceis que outras. Porém, nada supera o bom e famoso WordPress. A ferramenta está presente em cerca de 40% dos sites, sendo gratuita e muito prática.
Você não precisa de muito conhecimento para ter um site WordPress. Inclusive, dá para criar seu endereço, construir seu espaço e divulga-lo do zero.
Antes de começar o passo-a-passo, você precisa ter conhecimento de alguns conceitos importantes. São eles:
- Domínio: endereço eletrônico do site. É o que as pessoas digitam para entrar em seu espaço na web. Por exemplo: sitesparaexperts.com.br/.
- Provedor de hospedagem: empresa que fornece o serviço de hospedagem e sites. Além do domínio, seu site precisa existir em algum lugar, chamado de servidor. É onde ficam os arquivos com tudo que existe no seu endereço da web. É como se o domínio fosse o nome da pasta e, a hospedagem, o que há dentro dela.
- WordPress: sistema que permitirá que você configure tanto a aparência quanto o conteúdo do site. É gratuito e pode ser personalizado. Neste caso, vamos utilizar o WordPress.org (versão instalada e mais flexível da ferramenta), que é diferente do WordPress.com (mais simples, básica e limitada).
Agora, vamos ao passo-a-passo de como criar um site WordPress:
1 – Registrar um domínio te ajuda a ser encontrado na internet
Geralmente, o domínio custa a partir de R$ 30 por ano. Você pode entrar em contato com a empresa que faz esse serviço (como a Uol Host, Hostgator, Nuvem Hospedagem e Registro.br), informar qual “nome” quer para seu site (por exemplo: fulanodetal.com.br ou fulanodetal.com) e verificar a disponibilidade. Se estiver disponível, você pode registrá-lo após o pagamento.
2- Usar uma hospedagem
Para criar um site no WordPress, é necessário ter um plano de hospedagem de sites. Esse plano, quase sempre, pode ser adquirido nos mesmos sites do domínio, mas sempre se atente se o fornecedor oferece suporte ao WordPress. Caso goste de praticidade, é aconselhável registrar os dois serviços no mesmo local.
Depois de contratar o plano, você vai receber um e-mail da empresa com os dados de acesso ao painel de controle (cPanel) da hospedagem. É lá que ficarão seus arquivos.
3 – Instalar e customizar o WordPress
Você precisa entrar no painel de controle da sua hospedagem para instalar o WordPress. Para isso, utilize os dados de acesso ao cPanel, que são informados no e-mail de boas-vindas do serviço (você precisa do link de acesso, usuário e senha). Geralmente, são necessárias 24 horas para os serviços funcionarem.
Uma vez no painel, basta procurar o instalador do WordPress, que geralmente está com o nome QuickInstall, selecionar o WordPress e clicar em “continue”. Depois, você preenche o formulário, deixando em branco apenas o campo de endereço. Clique em Install Now e pronto, basta acessar a ferramenta por meio dos dados que aparecem na tela.
Outra opção é baixar o arquivo compactado no site (www.wordpress.org) e subi-lo em seu painel.
O básico já foi realizado. No painel, você vê as opções para configurar o site, há a possibilidade de instalar plug-ins e até escolher o tema que irá dar a cara da página. Pronto! Você já pode preparar seu conteúdo e começar a postar.
E o ideal é que você desenvolva um site bonito, com uma boa escolha de template e que seja funcional para seu cliente. O melhor caminho para ser encontrado na internet!
Fale com nossos especialistas e descubra como escrever conteúdos que atraem mais visitantes e clientes através do seu site ou redes sociais.
Além disso, conheça nosso canal do youtube sobre marketing digital.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.