The Last Of Us: 3 Lições de Marketing da Série

por | jan 25, 2023 | Copywriting, Estratégia

Nas últimas semanas o mundo da cultura pop foi estremecido pela estreia dos primeiros episódios da série The Last Of Us. Baseada na franquia de games homônima, a produção tem se destacado pela qualidade de seu conteúdo e a fidelidade em relação ao jogos originais.  Essa boa aceitação, tanto do público quanto da crítica especializada, mostra que o seriado conseguiu ter sucesso em adaptar as dinâmicas dos consoles para as telas.

Desenvolvida pela HBO, a produção capta a essência dramática do game e insere novos elementos narrativos característicos do audiovisual, agradando tanto os gamers quanto os fãs de cinema em geral. Criando uma experiência imersiva, emocionante e envolvente, The Last of Us tem tudo para ser um dos grandes marcos culturais de 2023. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!

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O Jogo The Last Of Us

The Last Of Us é uma série de  jogos eletrônicos iniciada em 2013, desenvolvida pela empresa Naughty Dog. Referência nos gêneros de ação e survival horror, a franquia é considerada como uma das melhores da história dos videogames.

Combinando sua jogabilidade fluída e dinâmica com narrativas muito sofisticadas, a série se tornou um sucesso mundial e estabeleceu um novo padrão de qualidade para o mercado dos games. Com dois jogos lançados até o momento, a franquia The Last Of Us pode ser considerada como uma das mais influentes e relevantes de sua geração.

Enredo

A história dos jogos se passa em um mundo pós-apocalíptico devastado por uma pandemia que transforma pessoas em monstros. Através de um fungo altamente contagioso, essa doença se espalhou pelo mundo e destruiu a sociedade como conhecemos.

O enredo dos jogos nos leva 20 anos após a eclosão desse desastre. Em meio ao caos e a violência de um mundo devastado, somos apresentados aos protagonistas da trama, Joel e Ellie.

Na casa dos 50 anos, Joel é um homem que conheceu o mundo antes da pandemia. Sempre muito duro e melancólico, ainda tenda superar a morte de sua única filha, que foi morta por militares que tentavam conter a disseminação da doença.

Trabalhando como um contrabandista nessa sociedade pós-apocalíptica, o personagem fica encarregado de fazer uma entrega inusitada, uma criança de 14 anos chamada Ellie.

Órfã e sozinha no mundo, Ellie carrega consigo a esperança de uma cura para o fungo que está destruindo a humanidade. Imune aos efeitos da doença, essa jovem pode ser a fonte da cura para esse grande problema.

Ao longo do game acompanhamos as aventuras desses dois personagens, sobrevivendo nesse mundo cruel e apreendendo um com o outro. Nesse cenário, a dupla é exposta a uma grande jornada que pode mudar o curso da história humana.

Do videogame para as telas

Captar a experiência dos videogames e trazer para o audiovisual sempre foi um grande desafio para diretores, atores e produtoras. Mesmo contando com personagens extremamente populares, adaptações de jogos eletrônicos para produções cinematográficas possuem um grande histórico de fracasso.

As razões são inúmeras e cada caso tem sua explicação individual. No entanto, vemos com alguma constância que muitos filmes baseados em games falham em capturar a essência dos jogos. Games são produtos complexos, que envolvem uma série de mecânicas particulares para a criação de experiências únicas para seus usuários.

Por mais que os personagens e a histórias sejam muito interessantes e apelativas, filmes e séries baseados em games não funcionam sem a compreensão dessa natureza mais interativa e imersiva dos jogos eletrônicos. Muitas vezes, essas adaptações parecem apenas querer surfar na onda de uma marca conhecida e fazem um filme que não se conecta com os fãs dessas franquias.

Experiência dos videogames

Basicamente, videogames bem sucedidos são baseadas em experiências muito diversas. A conjuntura dessa série de elementos, narrativos, mecânicos e psicológicos que desenvolvem essa série de gatilhos que tornam os games muito satisfatórios e prazerosos.

A verdade é que os jogos eletrônicos são mestres no desenvolvimento de experiências desde os anos 80. No entanto, parece que só agora a sociedade como um todo compreende o game como uma ferramenta muito mais diversa e sofisticada.

Atualmente, estratégias dos videogames já são replicadas no mundo empresarial, o próprio conceito de gamificação é baseado nessas dinâmicas. No entanto, são praticamente infinitas as lições de Marketing trazidas por esses produtos digitais.

No caso de The Last Of Us, parece que finalmente esse sucesso de experiência também foi replicado na adaptação audiovisual. Por isso, preparamos uma lista com 3 Lições de Marketing da série The Last Of Us. Confira agora!

3 Lições de Marketing da série The Last Of Us

Sucesso de público e crítica, até o momento, a série da HBO apresentou muitos méritos ao longo de seus episódios. Entretanto, vamos tentar analisar esse sucesso de um ponto de vista mais voltado para o Marketing Digital. Ficou curioso? Então, veja nossa lista!

1- Storytelling é tudo

Primeiramente, devemos ressaltar como o roteiro e narrativa da série funcionam bem e complementam as experiências vividas nos videogames. Muitas vezes adaptações desse tipo erram ao tentar imitar os jogos eletrônicos, apostando na ação incessante. No entanto, séries e adaptações audiovisuais necessitam de enredos mais elaborados.

Cenas empolgantes em excesso acabam o peso e perdem a chance de aprofundamento no universo retratado. Por isso, o Storytelling deve ser usado como uma ferramenta para preencher lacunas e expandir ainda mais o cenário apresentado no jogo.

Narrativas são fundamentais hoje em dia. Felizmente, The Last Of Us, vem sabendo usar com maestria essa capacidade de contar histórias. A prova disso é que precisamos de poucos episódios para nos apegarmos aos personagens. Em alguns casos, esse processo acontece em menos de uma hora, vide o aclamado terceiro episódio da série da HBO.

Isso também acontece quando falamos de Marketing Digital e experiência do cliente. A capacidade de construir narrativas de valor é a melhor maneira de criar conexões entre marcas e clientes. Esses pontos de identificação são fundamentais para que o consumidor sinta que está comprando valores que representam muito mais do que apenas um produto.

Por isso, o Storytelling é um conceito muito popular hoje em dia. Ainda mais em um cenário de alta digitalização onde até mesmo uma compra pode ser vista como uma oportunidade de compartilhar novas histórias. Representando uma alternativa criativa para o diálogo com os clientes, a criação de narrativas é uma alternativa para posicionamentos mais originais e criativos.

2- Pessoas querem boas experiências

Além disso, a série faz questão de ser uma experiência imersiva. Mais do que apenas uma boa história, The Last Of Us nos apresenta excelentes atores, cenários estonteantes e excelente direção artística. Ou seja, a jornada de consumo é multidisciplinar.

Da mesma forma acontece quando queremos criar experiências para o cliente. Esse processo é continuo e diverso, abrangendo desde as abordagens iniciais até o pós-compra, o CX também exige múltiplas habilidades por parte das marcas e seus respectivos estrategistas de Marketing Digital.

Portanto, podemos entender que a construção de experiências é uma missão que demanda múltiplas habilidades. Isto é, uma equipe qualificada e versátil pode ser parte fundamental de uma estratégia bem sucedida.

3- No final das contas, é sobre relacionamentos que estamos falando

Certamente, uma ação empolgante, acompanhada de uma bela direção, é algo muito divertido de se assistir. No entanto, esse mundo caótico e perigoso é apenas um pano de fundo para significados muito mais complexos. The Last Of Us, não é uma série sobre o apocalipse. Na verdade, a produção da HBO fala sobre relacionamentos.

Todas as situações vividas por Joel, Ellie e outros personagens marcantes, são metáforas para uma série de questões que rondam nossa vida. Gostamos da trama porque ela é essencialmente humana.

O mesmo serve para os negócios modernos. Hoje em dia, os consumidores buscam relacionamentos verdadeiros com suas marcas preferidas. Essa conexão se faz muito necessária para a construção de experiências de compra muito mais completas e satisfatórias.

No fundo, estamos vendendo mais do que produtos e serviços, marcas relevantes oferecem sentimentos, sensações e acima de tudo experiências. São esses mesmos gatilhos que são tão bem trabalhados em The Last Of Us.

A experiência completa está ao seu alcance

Por isso, para conseguir melhores resultados e experiências, recomendamos que você busque o auxílio de especialistas. Com a colaboração entre empreendedores e profissionais de Marketing qualificados, as estratégias digitais podem se tornar muito mais completas e coerentes.

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