Como vender serviços pela internet – tráfego

por | jul 9, 2018 | Estratégia

Você tem um site a algum tempo mas não consegue vender serviços pela internet? Ou está pensando em criar um, mas quer fazer isso do jeito certo?

Neste e nos próximos artigos você vai encontrar exatamente o que precisa saber para criar um site que vende. Utilizando a internet como um canal sólido de vendas  para o seu negócio.

Antes de tudo, é preciso apontar as duas as principais razões pelas quais seu site não vende seus serviços:

A primeira é o tráfego baixo, ou seja, o baixo número de visitas que o seu site recebe. A segunda é a conversão baixa. A conversão refere-se ao número de pessoas que visitam seu site e que realmente se cadastram, pedem um orçamento, entram em contato e finalmente compram.

A partir de agora, vou tratar especificamente do tráfego, algo essencial para garantir seus resultados. Quanto ao aspecto da conversão, trataremos no próximo artigo.

 

Porque seu site não vende?

Ao iniciar um projeto com um potencial cliente que já tem um site, o que mais costumo ouvir é: “ter um site não é o suficiente para começar a vender serviços pela internet?”. Ou seja, seu pensamento é que basta ter uma presença online deveria ser suficiente para gerar negócios.

Mas isso não é verdade! E a experiência nos mostra isso.

Veja, quando você monta uma loja ou escritório, quer que seus potenciais clientes te encontrem. Para isso você se preocupa em escolher o melhor endereço, a melhor estrutura, a melhor apresentação, tudo para que seus potenciais clientes vejam o seu negócio.

Assim como qualquer negócio, ter resultados depende de várias estratégias. O que inclui posicionamento, estrutura, divulgação, parcerias, entre outros. Tudo isso para garantir a visibilidade do negócio.

E quando se trata da presença online através de um site, por exemplo, é a mesma coisa. Nesse caso, veja o que considerar em cada com relação ao endereço do site, da hospedagem, a estrutura que será usada para ele e como ele se tornará visível para os clientes.

 

Endereço ou domínio

A escolha do domínio varia conforme o negócio. E uma orientação básica é registrar um domínio com o seu nome ou da sua empresa, bem como registrar uma expressão que posicione o seu negócio. Também é importante instalar um certificado de segurança para o site que o transforme em um site seguro. Esse ano todos os sites que não tiverem essa opção perderão posições nos ranqueamentos.

Hospedagem

Outro item importante é o espaço físico onde o site ficará hospedado na internet. Sim, embora tudo seja virtual, para existir seu site vai precisar de um servidor para ser instalado. Considerar uma boa escolha para a hospedagem aqui evitará, por exemplo, ficar com o site fora do ar quando mais se precisa dele.

Existem várias opções, tanto de hospedagens quando de revenda de hospedagens. Na prática você pode comprar um espaço diretamente com o dono do servidor ou através de um representante. Este último geralmente oferece serviços adicionais, embora o tamanho da hospedagem seja limitada. Por isso é preciso saber bem o que se quer antes de decidir qual hospedagem usar. E é por isso que nós oferecemos suporte para os dois casos.

Estrutura

Aqui a mágica começa a acontecer. Ou não. O que quero dizer com isso? Existem plataformas mais adequadas e menos adequadas em termos de visibilidade para a internet. Nesse quesito, embora exista um grande apelo para que se faça um site grátis ou do tipo “faça você mesmo”, todo cuidado é pouco na hora de escolher a plataforma que dará base para o site. Afinal, não adianta ter uma site bonito, porém que ninguém veja.

Então, qual a melhor plataforma para se usar? No momento atual, a melhor plataforma é o WordPress (falarei mais sobre isso a seguir).

Visibilidade

Decorrente da otimização, a visibilidade do site é garantida após a aplicação de um conjunto de técnicas que usamos para ajudar os  buscadores a entender o que é o seu site, e para quem ele é. A função dos buscadores é fazer a conexão entre a informação e o usuário. E, para isso, eles precisam saber onde a informação está. A otimização ajuda nesse processo, facilitando a indexação, agilizando resultados.

 

7 dicas para ter um site que vende seus serviços

Agora que você já sabe os quatro fatores mais importantes para ter um site que vende seus serviços, veja como colocar isso em prática com essas 7 dicas:

1) Criar ou migrar seu site para WordPress – o WordPress é, atualmente, a plataforma mais amigável ao processo de otimização e que garante a visibilidade do site. É uma estrutura que facilita muito o trabalho de otimização e visibilidade para os mecanismos de buscas. Assim, após avaliar seu projeto, registrar o domínio e identificar a melhor hospedagem para o seu site, faça a opção por instalar o WordPress. No caso de empresas de serviços que não trabalham com tecnologias, isso será suficiente para alavancar seu negócio através da internet.

2) Ter um site bonito, leve e otimizado – não adianta ter um conteúdo top se seu site tiver uma aparência ruim, uma estrutura confusa e demorar para carregar. Por isso, após instalar o WordPress, você precisa escolher bem o tema que vai usar, bem como os Plugins e ferramentas. Nesse caso, existem muitos temas gratuitos de qualidade e você só precisa saber qual objetivo quer atingir com o seu site para poder escolher.

3) Estudar o negócio e planejar o conteúdo para seu público – agora saímos da estrutura para falar de conteúdo. Qual conteúdo você deve ter no seu site? A resposta é o conteúdo que seu potencial cliente está buscando. Para isso, você precisa olhar para o seu negócio e para os clientes que possui, traçando um perfil comum a todos. E, principalmente, entendendo quais problemas que você resolve para eles. Afinal, você está no negócio de resolver problemas para o seu cliente. Para saber como fazer isso, baixe o meu ebook gratuito 28 tipos de ofertas para se inspirar.

4) Criar uma linha editorial – Agora que você já sabe o que seu público busca e já tem vários temas para trabalhar, precisa se organizar para criar o conteúdo. Isso é feito criando uma linha editorial com os temas e tipos de conteúdo a serem produzidos para os próximos 3 meses. Assim você não vai mais ficar sem saber o que escrever.

5) Ter regularidade na produção de conteúdo – ter conteúdo é fundamental para o posicionamento de um site. Por isso, ter o compromisso de escrever com regularidade é fundamental para os resultados. Principalmente quando o site é novo e tem pouca autoridade para os buscadores como o Google.

6) Otimizar o conteúdo –  saber otimizar os conteúdos publicados é essencial para garantir a visibilidade dos artigos. Otimizar conteúdo refere-se a utilização  palavras-chave no texto, títulos, subtítulos e primeiro parágrafo. Além disso, há de se garantir que o endereço do artigo seja simples e amigável, usar meta descrição, entre outros. Para saber mais veja esse outro artigo.

7) Monitorar seus resultados – quem não mede, não gerencia. Por isso, monitorar o desempenho do seu site é fundamental para encontrar oportunidades de negócios e de ajustes. Isso você pode fazer usando a ferramenta de análises do Google, como o Google Analytics. Para isso, basta criar uma conta e instalar os códigos de acompanhamento no site. Ou então usando o plugin gratuito Monster Insights.

 

Como vender serviços pela internet

Nesse artigo você descobriu as principais razões porque seu site não vende e aprendeu 7 dicas para transformá-lo num dos principais canais de vendas do seu negócio. Seguindo essas dicas com certeza terá resultados.

Sei disso porque essa é a “cartilha” que seguimos aqui na maketingparaespecialistas.com.br. Fazemos assim, pois temos o compromisso de entregar para nossos cliente um site que realmente tenha potencial de dar resultados.

Digo potencial porque não existe mágica. É preciso trabalhar pelo resultado, tanto na produção de conteúdo quando no monitoramento e ajustes para melhores resultados.

Assim, se você busca resultados sólidos, que se mantém ao longo do tempo, e não tem problemas em trabalhar por eles, essas dicas irão trazer resultados para o seu negócio. Então, o que falta para colocá-las em prática?

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