Não é difícil perceber que a cada momento que passa, novas mídias digitais começam a surgir e a necessidade de se adequar a elas também. Além disso, a sede por informações de maneira mais rápida e simplificada criou novas estratégias de venda, como o vídeo marketing.

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas buscam reter informações da forma mais simplificada possível, fugindo um pouco daquela necessidade de ler vários livros e revistas para se informar sobre algo. Assim, os conteúdos em vídeos vem crescendo muito nos últimos anos.

Não só para consumidores, mas principalmente para empresas, a criação de vídeos virou um ponto-chave na estratégia de mídia online, principalmente orgânica. Afinal, são materiais mais interativos, onde os usuários podem se sentir mais próximos da empresa em questão.

Por isso, é cada vez mais comum esbarrar com empresas aderindo ao vídeo marketing não só para vendas, mas para construção de relacionamento com o público. Assim, se seu objetivo é criar relacionamento, gerar resultados e aumentar o tráfego orgânico, talvez sua resposta esteja aqui.

Vídeo marketing é a estratégia de marketing digital que utiliza vídeos em campanhas publicitárias, ou vídeos institucionais.

O que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é a estratégia de marketing digital que utiliza vídeos em campanhas publicitárias, ou vídeos institucionais. Ou seja, é usar conteúdos em formato digital para algumas ações de marketing.

Em geral, qualquer que seja a ação que você use um vídeo como base já pode ser chamado de vídeo marketing. Seja ela uma campanha para venda de produto ou um vídeo explicativo sobre seus produtos e serviços.

A atuação dessa estratégia é bastante ampla, e você pode usar em diversos canais de vendas e sem um padrão rígido para cada um deles. Afinal, o próprio YouTube é um exemplo quando o assunto é diversidade de conteúdo e principalmente maneiras de se fazer.

Por exemplo, vídeos para YouTube e para o instagram podem falar sobre o mesmo assunto, mas possuem estruturas totalmente diferentes. Ou vai dizer que você quer ver um vídeo no feed do Instagram de 20 minutos?

Dessa forma, o vídeo marketing é o uso de mídia visual para expor campanhas ou serviços, podendo ser realizado em todas as plataformas e com as mais diversas estruturas e roteiros. Assim, acabou se tornando extremamente rentável as para empresas.

Essa explosão do vídeo marketing dento das empresas foi evidenciada pela YouOn, que afirma ser mais de 90% o número de empresas que utilizam de vídeos nas campanhas hoje em dia.

5 razões para fazer vídeo marketing

Bom, se você precisa um argumento direto, basta dizer que de todos os visitantes que acessam sua página, 80% assistem os vídeos, e somente 20% vão, de fato, ler conteúdos. Ou seja, a preferência pelo visual já é motivo suficiente para investir nessa estratégia.

Outro ponto importante é perceber o quanto o setor de tecnologia tem crescido, e o quanto tende a crescer nos próximos anos. Por isso, as estratégias que usam desse setor devem acompanhar esse crescimento, gerando bons retornos para empresas que apostarem nelas.

1. Aumento de tráfego orgânico

Em um estudo feito pela empresa Wyzowl, mais de 70% das empresas que usam o vídeo marketing obtiveram aumento de tráfego orgânico. Mas, afinal, o que é o tráfego orgânico e qual a razão do vídeo marketing ser tão bem aceitoo?

Tráfego orgânico é quando seu site é acessado por usuários que não vieram das campanhas de mídia paga, apenas de modo natural. Ou seja, orgânico.

Esse tipo de tráfego é de extrema importância para uma empresa, visto que retrata de fato a posição do seu site na internet, o quanto ele consegue chamar atenção sem campanhas pagas. Dessa forma, o vídeo marketing acaba sendo um grande aliado nessas horas, principalmente pela interação que traz.

Ao colocar um vídeo na rede, é bem provável que os usuários busquem o site descrito em uma descrição de youTube ou na legenda do Instagram. Ou seja, o aumento de tráfego orgânico é muito maior.

Além disso, os vídeos normalmente são os primeiros resultados em uma busca no google, o que acaba induzindo os usuários também.

2. Fácil consumo

Um vídeo é bastante simples de ser consumido pelos seus clientes, não sendo exigido um esforço muito grande do cliente. Afinal, ao produzir um vídeo completo, você provavelmente está economizando uns 5 posts escritos que seriam necessários para fazer a mesma explicação.

Ter isso em mente ajuda principalmente a poupar tempo e trabalho da sua equipe, pensando em otimização de conteúdo. Além disso, acaba deixando a criação de roteiro mais eficiente, já que mostrar conceitos complexos é mais simplista.

Esse modelo de atuação, com vídeo marketing, é mais interessante ainda para quem trabalha com conceitos difíceis de serem explicados. Assim, acaba sendo mais benéfico até mesmo para gerar autoridade com seu público.

3. Viralização

Uma das grandes razões para investir em vídeo marketing é a possibilidade que seu vídeo tem de simplesmente viralizar. Afinal, é a grande razão para geração de conteúdo.

Quando um conteúdo se torna viral, significa que atingiu números estrondosos de visualização e de compartilhamento. Ou seja, atingiu um pico de retorno para quem produziu o conteúdo.

O vídeo marketing é extremamente recomendado para quem busca potenciais viralizações, já que é um conteúdo mais simples e rápido de ser encontrado. Por isso, apostar em conteúdos escritos que acompanham vídeos é a grande estratégia digital do momento.

Vídeo Marketing: o que é, qual sua importância e 5 motivos para fazer

4. Aumento de tráfego em outros canais

Usando o vídeo, seu cliente tem uma porta de entrada a mais para chegar no seu site, no seu blog, nas suas redes sociais.

Isso porquê as pessoas costumam ter curiosidade de saber mais sobre quem está produzindo aquele conteúdo. Como dito anteriormente, o vídeo marketing ajuda na criação dessa ponte entre aquele vídeo isolado e os demais do seu site ou canal.

5. Gera proximidade

Um dos grandes ganhos ao usar um vídeo marketing é a proximidade que você cria com o público. Já que, de maneira geral, é um contato direto com seu cliente. Ou seja, é uma grande estratégia na criação de confiança e autoridade online.

A principal razão é pelo fato do cliente conseguir ver o “rosto” por trás da empresa em questão, de quem vende aquele produto. Dessa forma, a relação se torna mais próxima e, consequentemente, mais sólida.

Não é difícil perceber, por exemplo, que essa é a principal ferramenta de trabalho da grande maioria dos influenciadores digitais. Por exemplo, quase todos focam exclusivamente em mostrar o rosto nas redes e criar vídeos sobre assuntos diversos.

É essa construção de relacionamento próximo que se torna a base de um sucesso na rede digital hoje em dia. Por isso, se uma empresa passa a usar essa mesma estratégia, as chances de crescimento digital são bem maiores.

Tipos de vídeo marketing para sua empresa

É claro que em meio a uma imensidão do mundo digital, não existe apenas uma ou duas formas de fazer vídeos para a internet, certo?

Da mesma maneira, existem diversas formas de atuar com o vídeo marketing na internet. Dessa forma, tudo vai depender do seu estilo de divulgação e principal do ramo que sua empresa atua.

Pensando apenas no ramo da empresa, alguns tipos de vídeos podem ser mais eficientes para atingir seu público. Por outro lado, apostar em vídeos errados pode acabar causando um efeito contrário.

1. Tutoriais

O vídeo marketing usando vídeos de tutoriais é um dos mais conhecidos, principalmente pela sua viralização. Assim, esse modelo de vídeo acaba sendo possível em diversos ramos possíveis do mercado.

Um ponto interessante desse modelo é como os usuários buscam esse tipo de vídeo, principalmente buscando soluções rápidas. Além disso, quanto mais complexo o assunto, mais indicado é o uso de vídeos de tutoriais.

2. Institucionais

Os vídeos institucionais são muito indicados para criar uma imagem da empresa para o público, mostrando os serviços e produtos ofertados. Por exemplo:

  • Quais os valores da empresa?
  • Como o produto vai facilitar a vida do usuário?
  • Qual o motivo do usuário optar pela sua empresa e não pela concorrência?

Outro modelo famoso de vídeo institucional é apresentando o espaço ou a equipe que trabalha por trás da empresa.

3. Entrevistas

O modelo de vídeo marketing com entrevistas acaba sendo uma boa aposta principalmente para empresas que trabalham com serviços de marketing digital ou publicidade. Afinal, nem todas as empresas atuam da mesma forma, e a estratégia que funcionou para uma pode não funcionar para outras.

Por isso, apostar em entrevistas com clientes pode ser uma ótima forma de mostrar para os usuários como sua empresa atua e, principalmente, como traz resultados para os clientes.

Além disso, as entrevistas acabam dando um ar mais humanizado para a empresa, principalmente por mostrar a desenvoltura de conduzir um papo completo sobre o tema que aborda.

4. Cursos

Talvez o mais complexo dentro dos citados aqui, um curso online é extremamente positivo para criação de autoridade, principalmente quando é bem trabalhado pela empresa. Por isso, acaba sendo o modo mais profissional de buscar usuários por vídeos.

Às vezes, criar diversos ebooks e artigos não é o ideal, e a montagem de um curso online pode ser mais rentável e eficiente para uma empresa.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre vídeo marketing? Você pode conferir esse e outros assuntos no nosso blog. Além disso, conheça nosso canal do YouTube com vídeos e insights para alavancar suas vendas.

Vídeo Marketing: o que é, qual sua importância e 5 motivos para fazer