Chegar aos clientes de advocacia pode ser um desafio complexo, já que esta profissão impõe entraves para a divulgação e publicidade. Isso porque é uma atividade cercada de tradições e ritos que geram restrições para os escritórios.
Por conta disso, essa captação acaba sendo bem mais delicada e exige um preparo cada vez maior dos profissionais envolvidos. Mesmo assim, existem algumas dicas e sugestões que podem ajudar você a captar esses clientes de advocacia.
É importante ressaltar que tudo precisa ser feita dentro das legislações vigentes, visto que se trata de uma profissão extremamente regulamentada, há algumas regras que precisam ser seguidas. Portanto, esteja sempre atento se o seu site e suas redes estão de acordo com as normas exigidas, para evitar problemas posteriormente.
Mesmo assim, não é nenhum bicho de sete cabeças pensar nas estratégias para captar clientes de advocacia, principalmente pensando pelo lado de ter a legislação por perto.
Clientes de advocacia: o que é possível?
O sigilo, a confiança, a justiça, o direito e a verdade são valores tão importantes para a sociedade que acabamos não “vendendo” da mesma forma que fazemos com outros serviços. Porém, como chegar aos clientes e transformar essa limitação em vantagem de forma correta, ética e eficaz?
A formação acadêmica, o conhecimento jurídico, a prática e experiência contam muito. Por isso, é importante mostrar aos seus clientes de advocacia o que você sabe sobre o assunto. Aposte e use as qualidades de seu escritório na divulgação.
Isso é possível fazer de diversas formas. Os materiais impressos são úteis, bem como a oportunidade de dar palestras. Mas se está procurando algo mais, prático e com um bom foco, a internet é uma ótima opção.
Isso porque os clientes de advocacia estão por aí, no Google, no Youtube e nas mídias sociais. Mesmo que seja um público tão sério quanto os profissionais que oferecem os serviços, os usuários continuam sendo usuários.
Ou seja, continuam precisando de ajudas, conselhos e sugestões para o problema que enfrentam. Dessa forma, mesmo sendo uma área mais crítica, é importante entender que você continua lidando com pessoas que possuem problemas e que precisam de ajuda.
Ter esse pensamento ajuda a entender que os clientes de advocacia continuam sendo clientes como em qualquer outra área. Por isso, o cuidado para demonstrar a importância dos serviços prestados, e principalmente como você se diferencia de outros profissionais, deve ser o primeiro passo.
Outro ponto de extrema atenção é estar dentro das legislações vigentes e que recaem na profissão de advogado. A principal legislação que você precisa se atentar é a que regulamenta a divulgação dos serviços, visto que existe uma série de limitadores e imposições que precisam ser seguidos.
Como captar clientes na advocacia pela internet?
Se você está querendo alcançar clientes pela internet, o ideal é praticar um marketing menos invasivo e com mais conteúdo. Você pode apostar em site, mídias sociais, blogs e email marketing para isso.
Quando você oferece conteúdo para seus clientes de advocacia, você pode solicitar algo “em troca”, como endereços de email e contatos. Por isso, aposte em artigos, dicas, resenhas de livros, ebooks e até mesmo cursos.
Se você está atrás de clientes de advocacia, tenha em mente que é necessário ter um site que transpareça confiança e solidez.
Aposte em um design e textos profissionais, com informações sobre o escritório e sua formação acadêmica. De preferência, liste depoimentos positivos de clientes de advocacia que você já atendeu.
Dentro desse site, é importante ter um blog corporativo para compartilhar seus artigos e até dicas para empresas ou pessoas que precisam dos seus serviços jurídicos. Saiba mais sobre sites para advogados aqui.
Se você quer ser encontrado, outra forma é ter um cadastro no Google Meu Negócio, que pode ajudá-lo a conseguir novos clientes de advocacia. Isso porque, quando os internautas buscarem por “advogados” em sua região, a plataforma de busca ajuda a colocar os escritórios daquele local nas primeiras posições do Google Maps.
Para conseguir clientes de advocacia, as redes sociais são muito importantes. No caso do Facebook e Twitter, você pode criar postagens curtas com dicas e até mesmo cases do escritório. Não se esqueça do LinkedIn, que é totalmente focado no público corporativo e você pode criar conteúdo semelhante ao blog.
Outra forma de divulgar seu conteúdo é o email marketing. Ele precisa ser utilizado com cautela para conseguir atrair novos clientes de advocacia. Peça o email dos internautas por meio da newsletter e ofereça serviços, conteúdo e até interação.
O importante é entender o que seu público quer receber e ler. Não foque apenas nos serviços que oferece, mas também em conteúdo relevante!
Leia também o artigo 7 dicas para captar clientes na advocacia com eficácia e descubra como começar a captar clientes pela internet.
Tudo começa na estratégia
No artigo de hoje você aprendeu como começar a captar cliente divulgando seu trabalho pela internet. Tenha certeza de que usando essas estratégias o número de pessoas que chega até você vai crescer rapidamente.
Captar clientes de advocacia não difere em nada das demais áreas quando o assunto é o preparo antes de iniciar as campanhas e a prospecção de fato. Nesse caso, o primeiro passo sempre deve ser a definição da estratégia e a montagem completa do planejamento.
Nesse momento, entenda suas necessidades, vontades e limitações, estabelecendo o cronograma completo de como vai ser feita toda a sua estratégia de presença digital. Dessa forma, todo o trabalho dito anteriormente deve sempre partir dessa criação de planejamento e roteiro a ser seguido por você e pela agência escolhida para auxiliar no processo.
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.