Entre os dias 20 e 22 de Abril, a cidade de São Paulo vai receber o Festival Mundial da Criatividade. Contado com inúmeras palestras, workshops, oficinas, painéis e até mesmo shows, o evento deve reunir profissionais criativos dos principais setores de nosso mercado. O encontro comemora o Dia Mundial da criatividade, que faz parte do calendário da ONU(Organização das Nações Unidas) desde 2017.
Apesar de contar com a capital paulista como principal foco de atividades, várias outras localidades vão ter atrações para celebrar a data. Fique atento no calendário cultural de sua cidade para saber como aproveitar essa oportunidade. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto.
O Dia Mundial da Criatividade
O Dia Mundial da Criatividade é um evento anual projetado para celebrar o poder da criatividade e sua capacidade de desbloquear o potencial humano. Ele celebra a inventividade, a imaginação, a tomada de riscos e a inovação.
Adotado como parte do calendário cultural da própria ONU (Organização das Nações Unidas) , a data valoriza a capacidade humana de encontrar soluções para problemas complicados através de boas ideias. Essa premissa é fundamental em uma era de intensos desafios que o planeta vem enfrentando ao longo dos últimos anos.
A data é celebrado globalmente a cada ano através de webinars gratuitos, conferências e atividades especiais focadas em ajudar os indivíduos a apreciar suas habilidades criativas.
Este dia não apenas cria consciência sobre a importância do pensamento criativo na vida pessoal, mas também mostra como esse mesmo pensamento pode inovar as indústrias para um maior sucesso.
A valorização da data é uma maneira de lutar pela excelência pessoal e promover a colaboração entre as pessoas que trabalham para um objetivo comum. O Dia Mundial da Criatividade oferece a inovadores ao redor do mundo uma oportunidade de mostrar seus talentos e desenvolver novas habilidades.
Leia também: O que é Marketing de Conteúdo?
Festival Mundial da Criatividade
O Festival Mundial da Criatividade é um evento organizado pela World Creativity Organization (WCO), entidade não governamental com atuação global que tem como objetivo valorizar o papel da criatividade como ferramenta de transformação social no mundo inteiro.
A organização que ganhou relevância no cenário internacional, com direito a apoio do UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), passou a promover seu próprio festival para reafirmar seu compromisso com esses mesmos valores.
Para sua primeira edição, em 2022, foi escolhida a cidade de Salvador, na Bahia. Aproveitando a efervescência cultura e a diversidade da primeira capital de nosso país, o festival foi um sucesso e conseguiu se expandir para um polo criativo ainda maior, dessa vez com 4 dias de atividades.
Nesse ano, o festival desembarca em terras paulistas e será parte de nosso calendário de eventos. Em parceria com o Ministério da Cultura, o Festival Mundial da Criatividade promete agitar a cidade de São Paulo com uma agitada programação cultural para o fim de semana que se inicia no próximo dia 20 (de Abril).
Patrocinadores do Festival Mundial da Criatividade
Além do reconhecimento internacional, o Festival Mundial da Criatividade conta com um respeitável times de parceiros enriquecendo sua organização. Como já explicamos o evento recebe o apoio do Ministério da Cultura e da prefeitura da cidade de São Paulo.
Na parte privada, o Festival Mundial da Criatividade conta com a parceria da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho. No entanto, o grande vai destaque para o principal patrocinador do evento, o Mercado Livre.
O que é a economia criativa?
A economia criativa refere-se ao setor de negócios focado em criatividade, conhecimento e informação – de empresas de tecnologia de ponta a agências de publicidade inovadoras.
Este tipo de economia é impulsionada pela tecnologia e criatividade ao invés de produtos ou serviços tradicionais, o que permite mais flexibilidade e soluções imaginativas.
Em sua essência, a economia criativa fomenta a colaboração entre pessoas com diversas habilidades e perspectivas, permitindo-lhes identificar novas oportunidades e resolver problemas de maneiras inesperadas.
É um cenário em constante evolução que celebra a inovação e recompensa o pensamento criativo. Como tal, está se tornando cada vez mais importante para as empresas ao redor do mundo entender como a economia criativa pode ajudá-las a ampliar seu alcance e cultivar o sucesso duradouro.
Veja também : Bard – O Que esperar da resposta do Google ao Chat GPT?
A Economia Criativa no atual momento do mundo
Atualmente, a economia criativa surge como uma interessante alternativa para a solução de uma série de problemas que enfrentamos como humanidade. Principalmente em uma era de grandes desafios e provações.
Ainda mais após um período de pandemia, onde o nosso potencial criativo foi testado ao seu limite máximo. Apesar dos pesares, seguimos e buscamos novas soluções para que as barreiras do isolamento físico fossem superadas.
Agora, esperamos que essa expertise também nos ajude a enfrentar problemas naturais, principalmente quando falamos de questões climáticas. Para isso, a sustentabilidade vai ser um grande combustível para a economia criativa.
Conheça a Marketing Para Especialistas
Se você se interessa por assuntos desse tipo, fica aqui nosso convite para que você conheça um pouco mais do nosso blog. Fique a vontade para visitar nossos artigos e aprender mais sobre Marketing Digital.
Aliás, se você quer utilizar a criatividade como uma ferramenta para impulsionar os resultados digitais de seu negócio, gerar mais leads, conquistar mais clientes e ganhar autoridade online…
Para tudo isso, você pode contar com a Marketing Para Especialistas!
Somos uma agência de marketing digital que já atendeu mais de 100 empresas em 20 nichos diferentes como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, consultorias, escolas, indústrias, clínicas, entre outros.
Nosso trabalho começa compreendendo o comportamento online do seu cliente para criar o melhor ambiente digital com a melhor oferta para ele, sempre focando nos canais que ele realmente usa. É assim que já geramos mais de 90 mil leads nos últimos 4 anos.
Entenda como o seu negócio prospera quando você se torna um especialista conosco. Entre em contato agora com a nossa equipe!
Obrigado por ter chegado até aqui! Nos vemos em breve.