Quando falamos sobre autoridade, muitos profissionais liberais e pequenos negócios estão, literalmente, deixando dinheiro na mesa. Isso porque não estão atentos ao que eu chamo de “elementos de autoridade”, aqueles itens que criam a necessária percepção de autoridade e credibilidade para captar clientes pela internet.
Sem eles se torna muito mais difícil fazer o potencial cliente dar o próximo passo. Ou seja, ele não consegue ter a confiança necessária para entrar em contato através de alguns dos seus canais digitais.
Se você já tem uma presença online mas ainda não consegue captar clientes através dela, esse artigo é para você. Nele vou falar dos 3 elementos essenciais de autoridade que, se usados em conjunto, irão certamente te ajudar a captar clientes através desse tão importante canal de vendas que é a internet.
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Elementos de autoridade: o que são?
De forma bem simples, elementos de autoridade são tudo aquilo que cria uma percepção de autoridade na mente do seu potencial clientes. E para captar clientes usando a internet, é fundamental fazer uso delas, já que o primeiro contato que ele terá com você será influenciado pela existência, ou não, desses elementos.
Imagine que vai a um treinamento e o instrutor passa o curso todo na frente da sala lendo o que está na apresentação. Você imediatamente imaginaria que ele não tem conhecimento para estar ali. E ficaria muito descontente se tivesse pago para estar ali. Ou seja, sempre se coloque no lugar do seu cliente.
Agora imagine que, ao chegar ao mesmo treinamento, o instrutor está no meio da sala, muito confortável, mostrando que não precisa da apresentação porque domina o assunto. Com certeza sua percepção será muito diferente já que esse instrutor é confiante e aparenta saber do que está falando.
Acontece que vários profissionais qualificados têm agido na internet como o primeiro instrutor: não demonstram confiança ou não falam sobre assuntos nos quais sua audiência se identifique. Por isso acabam dando espaço para outras pessoas que, mesmo com uma qualificação inferior, conseguem mais resultados ao saber usar os recursos de marketing digital.
Será que isso está acontecendo com você? Se está, não se preocupe. Ao conhecer e aplicar apenas esses 3 elementos de autoridade você estará na frente de muitos profissionais e vai conseguir fortalecer muito sua autoridade no mundo digital. Além disso, para captar clientes o processo acaba mais rápido.
Os 3 elementos essenciais de autoridade para captar clientes pela internet
1) Ser especialista no problema do cliente
Isso é essencial. E não pense que você já o domina esse ponto porque esse é um dos erros que mais encontramos aqui na agência. Ou seja, elas têm medo dos clientes que perderão se nicharem seu público e acabam mantendo uma comunicação genérica. Que fala com todo mundo mas não engaja ninguém.
Para ter resultados você precisa trabalhar em cada público com alguma profundidade, identificando os problemas que os afetam no dia-a-dia. E, principalmente, o que ele realmente quer alcançar. Só assim poderá falar uma linguagem que ele terá interesse em ouvir.
Para saber como fazer isso da melhor forma acesse o artigo Público-alvo: 8 perguntas simples para definir o seu. Assim, você consegue se especializar ainda mais na criação do público que busca atingir. Dessa forma, a ideia de captar clientes fica algo mais palpável quando se sabe em quem deseja chegar.
2) Ter vários pontos de contato com seu potencial cliente
O que faz você ser visto como autoridade? Um dos principais itens é a frequência com a qual você a vê nos meios de comunicação.
Hoje, com as redes sociais, a possibilidade de ser massivamente percebido como autoridade está acessível a todos. Mas é preciso usar a estratégia certa para criar essa percepção.
Nesse caso, é preciso selecionar alguns canais com maior potencial de resultados e investir neles. E o mais importante: usar tráfego pago para gerar mais visibilidade e construir sua credibilidade através de campanhas de remarketing. E, por consequência, conseguir captar clientes.
De maneira geral, a ideia de captar clientes nesse caso pode estar atrelado a como esse cliente pode chegar até você. Ou seja, será que você está dando todas as opções de contato para que ele possa chegar até sua empresa?
3) Mostrar que você existe além do mundo digital
Sim, você precisa mostrar que é real. Afinal, todos seus canais digitais servem para representar uma pessoa ou uma empresa. Então é fundamental que eles o façam mostrando os itens certos, a começar por um endereço físico. Mesmo se o seu trabalho for 100% online.
Ter um endereço físico traz uma segurança maior para quem estiver pensando em te contratar. Porque ela saberá onde te procurar caso precise.
Também é importante ter fotos que provem que o negócio existe, como fotos suas prestando o serviço, fotos da empresa, fotos do ambiente, etc. Porque as pessoas, no fundo, compram de pessoas.
Captar clientes pela internet é a combinação de estratégia e autoridade
Nesse artigo você descobriu três elementos essenciais de autoridade que geram mais confiança e credibilidade para o seu negócio. Aplicando essas três sugestões você vai observar uma grande diferença nos seus resultados em pouco tempo.
Mas é importante que faça isso do jeito certo. Afinal, tempo é dinheiro. E todo o tempo que você dedica numa estratégia fraca ou incorreta impacta na velocidade que terá o retorno do seu investimento. Ou seja, você acaba jogando dinheiro em estratégias que não funcionam para o que você precisa, no caso, captar clientes.
Assim, se você deseja ter mais resultados para o seu negócio, te convido a dar o próximo passo e entrar em contato solicitando uma Análise de Presença Online.
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.