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Você está insatisfeito com seus resultados no Marketing Digital? Então saiba que uma das razões pode ser NÃO TEM um Público-Alvo e Persona claramente definidos para o seu negócio.

Sem essa clareza você pode estar, literalmente, falando com todo mundo. E quem fala para todo mundo acaba não falando bem com ninguém.

Vamos resolver isso, definindo de vez seu público-alvo? E assim melhorando seus resultados pela internet? Esse é o assunto deste artigo.

Público-alvo: por que definir?

A vida do seu cliente é corrida. Ele quase não tem tempo para nada. E ele tem um monte de problemas.

Problemas que realmente quer resolver. Problemas que fazem ele fazer uma busca, parar para ler um artigo, postagem ou assistir um vídeo.

E apenas entendendo seu público-alvo você poderá identificar os problemas que ele tem.

Por isso, definir seu público-alvo é essencial. E sua comunicação deve ser focada no problema que o seu produto ou serviço resolve para seu cliente.

Mas para fazer isso da melhor forma possível, você precisa conhecer bem quem realmente é seu cliente. Ou, como dizemos em marketing digital, você precisa definir sua persona.

Persona: por que ir além do público-alvo?

A resposta é simples: para ter mais resultados. Definir sua PERSONA ou avatar é mais do que definir um público-alvo.

Definir público-alvo é basicamente levantar os dados demográficos do seu cliente, ou dados como idade, sexo, profissão, estado civil, etc.

Por exemplo, homens, de 35-45 anos, proprietários de empresas na região Oeste de São Paulo.

Definir uma persona é ser detalhista e entender quem ele é, o que pensa, o que vê todos os dias, quais suas frustrações diárias, quais seus sonhos.

Como no nosso caso, que temos o Rodrigo, 45 anos, casado, dois filhos, proprietário de uma consultoria financeira com sede em Cotia-SP. Ele hoje depende de indicações para atrair clientes e está vendo seus concorrentes se posicionando melhor do que ele.

Percebe como esse é um conhecimento fundamental? Principalmente para se comunicar e responder aos problemas do seu potencial clientes?

Se ficou com dúvidas, eu explico melhor o assunto no vídeo abaixo:

8 perguntas para definir seu público-alvo

Use as perguntas abaixo para criar uma ideia muito mais completa sobre seu cliente e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas:

  1. Quem é o seu cliente ideal? Nome, idade, estado civil, filhos, profissão.
  2. Como ele passa a maioria dos dias? Como é sua rotina?
  3. Como gostaria que sua vida estivesse hoje? Onde ele está e para onde quer ir?
  4. O que o deixa acordado à noite? Quais perguntas, preocupações, dúvidas não saem de sua mente?
  5. Quais as maiores preocupações e frustrações dele? Quais as frustrações que têm diariamente em casa, na rua, no trabalho?
  6. O que ele costuma ver e ouvir sobre o problema dele?
  7. O que ele costuma pensar e falar sobre o problema dele?
  8. Quais são seus sonhos mais secretos? Aqueles que ele não conta para ninguém?
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Problema x Situação de Vida

Agora que você já sabe como definir sua persona, provavelmente reconheceu os principais problemas que ela tem. O que já é excelente! Porém, preciso que tenha em mente que o seu cliente, mesmo tendo esses problemas, pode ainda não estar no momento de agir.

Veja, existem quatro situações básicas em relação ao problema:

  1. A pessoa tem o problema, mas não sabe;
  2. Reconheceu o problema, mas ainda não sabe se tem que fazer algo a respeito;
  3. Sabe que tem o problema e quer resolver, mas não está fazendo nada;
  4. Sabe que tem o problema, quer resolver e está procurando soluções.

E é aqui que muitos profissionais pecam em sua comunicação. Somente quando uma pessoa está no último nível, ela está realmente propensa a comprar. Então está aberta para conhecer sua solução.

Por outro lado, uma pessoa que acabou de conhecer o seu trabalho é diferente de outra que já te acompanha a algum tempo. Essa diferença se reflete nos tipos de seguidores, visitantes, ou tráfego, que você atrai para o seu negócio.

Mapear essa situação, ou a jornada de conteúdo & vendas do seu cliente, é muito importante para criar conteúdos e campanhas que consigam transformar completos desconhecidos em clientes. Saiba mais no meu e-book gratuito.

Encontre seu público-alvo e alcance os resultados que deseja!

Nesse artigo você descobriu como começar a definir sua persona para ter resultados com o marketing digital. Com as 8 perguntas sugeridas já será capaz de encontrar vários problemas do seu público. Assim criar seu site, iscas e conteúdos que respondam a esses problemas.

Mas, como eu comentei, para ter resultados, é preciso planejar sua presença online considerando o funil de conteúdo & vendas do seu negócio. E isso pode ser muito mais fácil com ajuda profissional.

Conheça nossa metodologia de Planejamento de Posicionamento Digital em 5 passos e descubra um caminho estruturado para gerar mais e melhores oportunidades de negócios através da internet.