8 perguntas para definir seu público-alvo

por | out 1, 2019 | Conteúdo

Você está insatisfeito com seus resultados da Presença Digital do seu Negócio? Então saiba que uma das razões pode ser NÃO TER um Público-Alvo claramente definido.

Sem essa clareza você pode estar, literalmente, falando com todo mundo. E quem fala para todo mundo acaba não falando bem com ninguém.

Vamos resolver isso, definindo de vez seu público-alvo? E assim melhorando seus resultados pela internet? Esse é o assunto deste artigo.

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Público-alvo: por que definir?

Porque não basta ser visto: é fundamental ser lembrado. E para ser lembrado, é preciso impactar a pessoa do outro lado da tela.

Isso é muito difícil quando você tenta falar para todo mundo, pois conteúdo genérico não conecta.

Entenda: a vida do seu cliente é corrida. Ele quase não tem tempo para nada. Mas ele tem um monte de problemas.

Problemas que realmente quer resolver. Problemas que fazem ele fazer uma busca, parar para ler um artigo, postagem ou assistir um vídeo.

E apenas entendendo seu público-alvo você poderá identificar os problemas que ele tem.

Por isso, definir seu público-alvo é essencial. E sua comunicação deve ser focada no problema que o seu produto ou serviço resolve para seu cliente.

Mas para fazer isso da melhor forma possível, você precisa conhecer bem quem realmente é seu cliente. Ou, como dizemos em marketing digital, você precisa
ir além do público e entender que é a persona com quem quer falar.

Persona: por que ir além do público-alvo?

A resposta é simples: para ter mais resultados. Definir sua PERSONA ou avatar é mais do que definir um público-alvo.

Definir público-alvo é basicamente levantar os dados demográficos do seu cliente, ou dados como idade, sexo, profissão, estado civil, etc.

Por exemplo, homens, de 35-45 anos, proprietários de empresas na região Oeste de São Paulo.

Definir uma persona é ser detalhista e entender quem ele é, o que pensa, o que vê todos os dias, quais suas frustrações diárias, quais seus sonhos.

Como no nosso caso, que temos o Rodrigo, 45 anos, casado, dois filhos, proprietário de uma consultoria financeira com sede em Cotia-SP. Ele hoje depende de indicações para atrair clientes e está vendo seus concorrentes se posicionando melhor do que ele.

Percebe como esse é um conhecimento fundamental? Principalmente para se comunicar e responder aos problemas do seu potencial clientes?

Se ficou com dúvidas, eu explico melhor o assunto no vídeo abaixo:

8 perguntas para definir seu público-alvo

Eu sei que definir sua persona pode ser algo muito abstrato no começo. É por isso que aqui nós desenhamos a persona entendendo quem é o cliente ideal para cada negócio.

E para fazer isso usamos pesquisa e aprofundamento, incluindo as oito perguntas abaixo. Mas como fazer isso?

Olhe para os clientes que já tem e escolha aquele que valoriza seu trabalho e não reclama do preço. Tendo ele como base, responda às perguntas:

  1. Quem é o seu cliente ideal? Nome, idade, estado civil, filhos, profissão.
  2. Como ele passa a maioria dos dias? Como é sua rotina?
  3. Como gostaria que sua vida estivesse hoje? Onde ele está e para onde quer ir?
  4. O que o deixa acordado à noite? Quais perguntas, preocupações, dúvidas não saem de sua mente?
  5. Quais as maiores preocupações e frustrações dele? Quais as frustrações que têm diariamente em casa, na rua, no trabalho?
  6. O que ele costuma ver e ouvir sobre o problema dele?
  7. O que ele costuma pensar e falar sobre o problema dele?
  8. Quais são seus sonhos mais secretos? Aqueles que ele não conta para ninguém?
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Problema x Situação de Vida

Agora que você já sabe como definir sua persona, provavelmente reconheceu os principais problemas que ela tem. O que já é excelente! Porém, preciso que tenha em mente que o seu cliente, mesmo tendo esses problemas, pode ainda não estar no momento de agir.

Veja, existem quatro situações básicas em relação ao problema:

  1. A pessoa tem o problema, mas não sabe;
  2. Reconheceu o problema, mas ainda não sabe se tem que fazer algo a respeito;
  3. Sabe que tem o problema e quer resolver, mas não está fazendo nada;
  4. Sabe que tem o problema, quer resolver e está procurando soluções.

E é aqui que muitos profissionais pecam em sua comunicação. Somente quando uma pessoa está no último nível, ela está realmente propensa a comprar. Então está aberta para conhecer sua solução.

Por outro lado, uma pessoa que acabou de conhecer o seu trabalho é diferente de outra que já te acompanha a algum tempo. Essa diferença se reflete nos tipos de seguidores, visitantes, ou tráfego, que você atrai para o seu negócio.

Mapear essa situação, ou a jornada de conteúdo & vendas do seu cliente, é muito importante para criar conteúdos e campanhas que consigam transformar completos desconhecidos em clientes. Saiba mais no meu e-book gratuito.

Encontre seu público-alvo e alcance os resultados que deseja!

Nesse artigo você descobriu como começar a definir sua persona para ter resultados com o marketing digital. Com as 8 perguntas sugeridas já será capaz de encontrar vários problemas do seu público. Assim criar seu site, iscas e conteúdos que respondam a esses problemas.

Mas, como eu comentei, para ter resultados, é preciso planejar sua presença online considerando o funil de conteúdo & vendas do seu negócio. E isso pode ser muito mais fácil com ajuda profissional.

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