Dentro do marketing digital, hoje em dia, é cada vez mais comum surgirem profissionais mais especialistas, como o gestor de tráfego pago. Afinal, com a crescente do mercado e a explosão das redes, se faz necessária uma divisão de tarefas.
Com isso, diversas profissões acabaram surgindo ao longo dos últimos anos, e junto com elas, alguns questionamentos da divisão de tarefas. Por isso, nesse artigo vamos destrinchar um pouco sobre uma das profissões mais em alta no momento: o gestor de tráfego pago.
É claro que, apesar de ter esse aumento constante atualmente, o gestor de tráfego já atua a muitos anos, muitas vezes com nomenclaturas distintas. No mais, a ideia por trás acaba sendo bastante conhecida.
A verdade é que essa é uma das funções com mais responsabilidade dentro de uma agência de marketing, principalmente pensando a nível de atuação e de gestão de pessoas. Por isso, entender como funciona pode te ajudar a perceber se sua empresa precisa de um profissional da área.
Além disso, o objetivo por trás desse artigo é elucidar o que seria de fato essa profissão, sua importância e como se tornar um bom profissional da área.
Gestor de tráfego: o que é?
Indo para a definição mais enxuta do termo, um gestor de tráfego é um profissional voltado a organizar e mapear as estratégias dentro de uma agência de marketing digital. Assim, o objetivo é conseguir gerar vendas e prospectar clientes para o assessorado.
Para tanto, um gestor de tráfego utiliza de ferramentas de marketing para organizar e acompanhar cada uma das demandas e ações propostas por ele. Ou seja, é quase que o “técnico” de um time de futebol: é ele quem dá as ordens e monta o esquema de jogo.
Entendendo a profissão de gestor, conseguimos perceber também o quanto esse profissional precisa ser antenado sobre diversos assuntos do meio. Dessa forma, precisa de algo bem mais interdisciplinar do que o que conhecemos hoje em dia.
Isso ocorre principalmente pelas diversas frentes que ele precisa atuar, não se restringindo a uma ação em específico, mas em um conjunto delas. Por isso, quem atua como gestor de tráfego acaba sendo um profissional bastante requisitado dentro da empresa.
A verdade é que com o aumento exponencial de pessoas buscando estratégias eficazes de marketing digital, o profissional que atua nessa função vem ganhando destaque. Além disso, as próprias empresas passam a buscar mais por entender a necessidade de alguém com essas características.
E naturalmente, por conta desse aumento de vagas de emprego e busca das empresas por um gestor de tráfego pago, muitas dúvidas acabam surgindo em quem pretende ingressar no ramo. Afinal, existe um perfil específico? Quais as capacitações? Existe uma separação de áreas dentro da área de gestão?
É exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.
O que faz um gestor de tráfego?
Como dito anteriormente, um gestor de tráfego acaba sendo o responsável pela criação, manutenção e delegação de estratégias de marketing. Entretanto, essa conceituação pode parecer ainda um pouco vaga para os que não são acostumados com o termo.
Sendo assim, vamos repassar, de maneira direta, por algumas atuações de um gestor de tráfego dentro de uma empresa de marketing digital. Para tanto, vamos elucidar as 3 principais competências do cargo:
- Planejamento da campanha de tráfego pago e orgânico: é importante ressaltar que o mais comum é o primeiro caso, para mídias pagas. Afinal, quando se trata de algo envolvendo valores mais palpáveis, se faz mais necessária a presença de um profissional mais capacitado. Entretanto, é bastante comum ver gestores atuando com mídias orgânicas;
- Determina para onde vai cada parcela da verba destinada à mídia paga: é o gestor quem vai decidir quantos % vai para cada canal usado. Por exemplo, 10% para mídia paga do instagram e 15% para mídia paga do facebook.
- Analista e avaliador dos números resultantes da campanha: depois de planejar e determinar a verba da campanha, é hora de analisar o desempenho. Ou seja, de maneira geral, também é papel do gestor de tráfego trabalhar em cima dos números obtidos.
Essas 3 competências e atribuições são as mais básicas para um profissional de tráfego, sendo que destas decorrem diversas outras. Sendo assim, é um trabalho bem mais generalista do que a grande maioria das profissões do ramo do marketing digital.
Outro ponto interessante é entender que é esse o profissional responsável também pelo estudo mais “bruto”, como de palavras-chave e de ferramentas. Ou seja, além de fazer a parte de estratégia, também é responsável por definir as armas que serão usadas nas campanhas.
Quais os tipos de gestor de tráfego?
É fato que essa é uma profissão mais generalista que as demais. Porém, não significa que você não possa se especializar dentro desse mesmo segmento.
Por isso, trouxemos os principais tipos de gestores, separados pela área de atuação. Assim, caso você se identifique mais com uma dessas áreas, seu leque de opções fica mais enxuto.
Sendo o mais literal possível, um gestor de instagram trabalha diretamente e apenas com essa rede social em específico. Dessa forma, todas as funções citadas no último tópico são realizadas dentro de uma bolha menor de atuação.
Por isso, quem se especializa na ferramenta acaba tendo que saber lidar muito bem com o público do instagram, principalmente o alvo. Afinal, rede social é algo bastante difícil de ser abraçado como um todo, para não dizer impossível.
O grande objetivo de quem trabalha com instagram, e atua como gestor, é gerar engajamento e transformar isso em um retorno financeiro. Por exemplo, com parcerias ou conteúdo rico disponibilizado periodicamente.
Google ads
Trazendo para o mundo daqueles que tem como foco um website na rede, o uso de ferramentas como o google ads é batido. Entretanto, não é um trabalho tão simples, pois não depende só do gestor.
Nesses casos, para que o trabalho seja bem feito, todo o trabalho anterior de SEO precisa ser construído anteriormente. Aliás, se quiser saber mais sobre SEO técnico e como aplicar no seu negócio, basta acompanhar nosso artigo sobre o assunto aqui.
Após esse trabalho de SEO, é que o gestor de tráfego consegue, de fato, montar sua estratégia. Dessa forma, passa a controlar os custos do que tá sendo desenvolvido e começa a trabalhar em campanhas de primeira página.
Generalista
Sim, acredite se quiser, mas ainda dar pra ser generalista dentro de uma área já muito aberta. Nesse caso, estamos falando do gestor de tráfego que atua em diversas frentes diferentes.
Ou seja, atua com google ads, facebook ads, instagram, e todos os outros. O fato é que para ser um gestor generalista, é necessário também entender que você vai sim precisar saber bastante sobre tudo.
É importante ressaltar que, não é por ser generalista que o conhecimento é mais superficial. Na verdade, chega até a ser um pouco mais trabalhado para que o uso de diversas ferramentas não seja algo prejudicial.
Assim, se sua ideia é trabalhar como um generalista, saiba que todas as ferramentas disponíveis precisam possuir a mesma importância e dedicação de tempo. Claro, alinhada a necessidade da empresa e principalmente do cliente.
Como contratar um bom gestor de tráfego
Assim como em qualquer outra área dentro do marketng digital, infelizmente nos deparamos ainda com muitas pessoas despreparadas atuando no mercado como gestor de tráfego pago. Entretanto, algumas dicas básicas podem ajudar, como:
- Conheça o profissional que pretende contratar: acompanhe sua rede profissional busque seus trabalhos anteriores e avaliações de antigos gestores e colegas. Com isso, você já consegue entender como aquele profissional trabalha e se ele se encaixa na sua empresa;
- Entenda o nível de conhecimento: outra dica bastante interessante é conversar diretamente com o gestor e perguntar sobre sua atuação. Por exemplo, como ele se saiu nos trabalhos de Custo por Cliente? E de Custo por Clique?
- Generalista: um ponto importante é saber se aquele profissional que você busca é um gestor generalista ou um especialista. Nesse caso, pode ser um gestor de tráfego de algum dos tipos citados anteriormente.
Pesquisando e tirando um bom tempo para avaliar os profissionais em observação pode evitar uma grande dor de cabeça no futuro para você e para sua empresa. Dessa forma, você garante ter um gestor de tráfego pago que de fato se preocupe com seus negócios e, principalmente, faça suas redes sociais bombarem. Além disso, é quase que um método de segurança e as dicas podem ajudar a esclarecer as ideias.
A verdade é que, de uma forma ou de outra, investir em tráfego orgânico é fundamental para os próximos anos.
E como me tornar um gestor?
A pergunta mais comum hoje em dia é exatamente como fazer para ser um profissional do ramo de gestão de tráfego. No mais, a ideia aqui não foge muito do padrão exigido para outros profissionais do meio.
O mais indicado para esse, no geral, é o estudo por meio de cursos especializados para essa função. Pois, apesar de algo mais geral, não deixa de ser uma função bastante importante e focada dentro da empresa.
Por isso, é óbvio, mas não custa reforçar: capacitação primeiro, mão na massa depois. Afinal, estamos falando de um profissional que irá lidar diretamente com verbas, investimentos de clientes.
Por conta disso, o ideal é conseguir uma boa base teórica e uma boa capacitação no meio, principalmente para aprender a mexer e integrar ferramentas de marketing. Além disso, conhecer algumas teorias e aplicações também é algo bastante válido, como por exemplo o inbound marketing.
É claro que nada disso é válido se o seu modelo de atuação não corresponde a ideia de ser um profissional de gestão, principalmente por afinidades. Assim, primeiro busque a identificação com a área antes de sair por ai adquirindo 72 cursos que não serão usados mais na frente.
No mais, a principal dica para quem deseja entrar nesse mercado é a capacitação em frentes diversas. Ou seja, não se prender em uma ferramenta em específico ou uma ação em específico.
Isso porquê o mercado muda muito, e o marketing digital acompanha essas mudanças constantemente. Por isso, o ideal é que a base teórica seja mais sólida do que apenas a ferramenta em mãos, principalmente para um gestor de tráfego pago.
Dito isso, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor a função de um gestor de tráfego e como esse profissional é importante para o mercado. Caso sim, te convido a conhecer nossos outros artigos que falam sobre profissionais e autoridades online.
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Equipe de Redação da @MKPE