Se você é adepto das redes sociais e tem contato direto com a internet, com certeza já esbarrou em campanhas de marketing por aí. Por isso, a ideia de saber como funciona o marketing digital para iniciantes pode parecer distante, mas na verdade é algo bem mais simples do que parece.
É claro que, no fundo, tudo repassa pela dedicação e comprometimento de quem deseja entrar na área, principalmente hoje em dia. Afinal, estamos falando de um mundo inteiramente globalizado, onde pessoas vivem dentro da internet e usando tudo que ela pode oferecer.
Nesse caso, conseguir se destacar e conquistar um espaço é muito difícil. Se você quiser saber mais sobre essa busca por autoridade na internet, basta dar um pulo no nosso outro artigo sobre isso Autoridade na Internet: por que ser transparente? 4 dicas!
Mas voltando para o papo de marketing digital para iniciantes, qual deve ser o primeiro passo? Até onde você pode ir? Por onde ir?
Sabemos que essas e outras perguntas rodeiam constantemente a mente daqueles que pensam em entrar nesse mercado. Por isso, papel e caneta na mão, a partir de agora você vai conhecer o guia completo de marketing digital para quem está chegando por aqui.
Marketing Digital vale a pena?
É evidente que a área de marketing digital vem crescendo de maneira exponencial, e ganhando cada vez mais profissionais. Além disso, é uma área que vem cada vez mais trazendo cursos e capacitação para o mercado.
Outro ponto importante para considerar é o quanto as empresas começaram a aderir ao marketing para influenciar nos resultados. Por exemplo, investindo mais em campanhas de Instagram e redes sociais.
A verdade é que se você busca uma área em crescimento e que dificilmente vai declinar, sua resposta é o marketing digital. E no meio de tantas pessoas novas surgindo no mercado, como iniciar nele?
Esse talvez seja o maior empecilho para aqueles que buscam entrar na área: a falta de informação de marketing digital para iniciantes. Afinal, muitas vezes são conceitos e técnicas bem conhecidas, o que faz as pessoas sem tanta vivência na área não terem esse apoio básico.
Em contrapartida, a internet é o melhor lugar para você que busca entrar no mercado de marketing, principalmente pelas capacitações. Sim, existem milhares de cursos e treinamentos disponíveis gratuitamente.
Esses treinamentos são muito bem aceitos pelas empresas e agências de marketing digital, principalmente quando são realizados em empresas conhecidas do ramo. Ou seja, de maneira geral, essa é talvez a melhor área para quem busca ingressar no mercado digital.
Sendo assim, separamos as cinco dicas fundamentais sobre marketing digital para iniciantes. Assim, você terá em mãos um guia completo de como começar na área que parece tão instável.
1. Ferramentas e marketing digital para iniciantes
Quando falamos de marketing digital para iniciantes, é comum pensarmos naquelas situações onde um colaborador passa horas e horas mandando mensagens prontas pelo chat da empresa. Entretanto, essa prática já ficou no passado e é comprovadamente ineficaz.
Esse modelo de trabalho só ocorre em empresas que não mudaram seu estilo de pensar e não se atualizaram no mercado. Assim, o primeiro passo aqui é saber o que você tem a disposição se quiser entrar na área de transformação digital por meio dessas estratégias e palavras-chaves.
Acredite, ferramentas tendem a ser o menor dos seus problemas, visto que sua variedade é enorme. Tudo depende da sua capacidade de pesquisa e entendimento de cada uma delas.
Não dá para entrar no debate de qual ferramenta é melhor, até porque, cada uma se baseia em uma atividade. Dessa forma, quanto mais você se colocar para aprender sobre as ferramentas disponíveis, melhor será seu preparo.
Além disso, é comprovado que aprender algo testando e aplicando na prática é mais eficaz do que uma teoria infinita. Por isso, o primeiro passo é saber o que a internet te fornece de aplicação e como você pode usar ela no dia a dia.
Outro ponto curioso é que estudando as ferramentas você passa também a conhecer mais da área. Afinal, nada garante que um site/programa específico não realize uma tarefa que você sequer conhecia.
Ou seja, explore! Existem milhares de ferramentas por aí que vão te ajudar a se especializar.
2. Marketing digital para iniciantes não se faz sozinho
Se você é aquela pessoa que não gosta de contato direto com outros seres humanos na sua rotina, então marketing digital não é exatamente sua praia. Estamos falando de um mercado que exige troca de informações, conversa e presença.
Com as redes sociais crescendo cada vez mais, esse tipo de aproximação acabou ficando mais fácil e menos cansativa. Afinal, redes como o LinkedIn ou o YouTube conseguem trazer uma proximidade natural entre pessoas com gostos parecidos.
De toda forma, e essa dica não serve apenas para um iniciante, você não vai conseguir crescer no marketing sem contato humano. Lembre-se que o seu público é o maior divulgador do seu trabalho.
Criar uma rede de conexões nas redes pode facilitar sua entrada nessa área. Dessa forma, você passa a entender melhor como essa área funciona, o que é um excelente case para a área de marketing digital para iniciantes.
3. Nunca deixe de estudar
Apesar de parecer algo “manjado”, essa dica dentro do marketing digital para iniciantes é uma das mais importantes. Pois, de maneira geral, o marketing está constantemente se atualizado e modernizando.
Se você deixa de se especializar ou de buscar mais sobre essas novidades, acaba sendo engolido pelo mercado. Ou seja, o objetivo deve ser sempre saber mais do que já se sabe muito.
Em outras palavras, se você tem uma ferramenta que considere impecável e que atende todas as suas necessidades, opte por estudar as outras. Por exemplo, faça uma pesquisa prática para saber quais funções as outras ferramentas possuem, ainda que não atendam sua necessidade.
Isso é importante principalmente para não se prender a uma linha de raciocínio pelo resto da vida. Afinal, não é por não te atender que a ferramenta deixa de ser uma fonte de estudo e conhecimento.
No mais, busque sempre cursos novos e treinamentos, principalmente para desenvolvimento pessoal dentro da área. Além disso, foque em treinamentos reconhecidos e que possuam resultados confirmados.
Independente de ser pago ou gratuito, o foco precisa ser nos resultados e no que esse curso em específico vai ajudar sua carreira. Assim, seu estudo acaba mais direcionado e certeiro para a área. Esse assunto de marketing digital para iniciantes é muito comum em treinamentos, principalmente sobre marketing de conteúdo.
4. Comece devagar
Em diversas áreas a ideia de crescer é bem difundida, e no marketing isso não seria diferente. Quando falamos de marketing digital para iniciantes, o ponto principal é exatamente esse: calma e constância.
Isso ocorre porque o marketing é uma área muito abrangente, muito grande e com muitas teorias e vertentes diferentes. Assim, é muito comum ver pessoas iniciantes na área buscando saber de tudo em pouco tempo.
Sem dúvidas, esse é um dos principais erros para um iniciante, principalmente pela falta de experiência. Por exemplo, não dá para sair pegando dez clientes e querer ser um gestor de tráfego pago no seu primeiro mês de carreira.
Apesar de parecer óbvio, em uma área como o marketing, acaba sendo comum a ideia de achar que é algo simples de fazer. Entretanto, existe muito mais estudo e cuidado por trás do que aparenta e não é algo tão rápido para devolver resultados.
Por isso, ao entender que dentro do marketing tudo depende de uma escadinha e de uma constância em aprender, o caminho se torna mais fácil. Além disso, outra dica importante é estar de ouvidos abertos para discussões e debates na área. A verdade é uma só: marketing digital para iniciantes para por muita cautela.
5. Se especialize!
Para a última dica escolhemos a mais importante delas: não seja generalista, seja um especialista. Por ser uma área muito grande, as pessoas muitas vezes se perdem buscando qual deveria ser sua área de atuação.
Por isso, não tente abraçar todas as possibilidades, escolha uma e foque nesse nicho. Por exemplo, se o seu objetivo é ser um especialista de tráfego pago, seu foco deve ser aprender sobre as ferramentas de anúncios.
Da mesma maneira, caso seu foco seja trabalhar com SEO, o seu estudo será pautado por uma área mais técnica. Apesar de ser algo abrangente, o marketing digital para iniciantes começa na escolha da área.
É claro que isso não é algo imutável, trata-se apenas de uma delimitação inicial para que você não se perca. Com isso, saiba decidir uma área de atuação e se especializar dentro dela.
Em um mercado competitivo, ter um foco e diferencial é algo importante. Para você trabalhar na área, conhecimento é a primeira base.
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Equipe de Redação da @MKPE