O Poder do Propósito, saiba como mudar a sua empresa e ser um líder nato através do golden circle
Você já se questionou alguma vez sobre como certas empresas conseguem criar tamanha autoridade no mercado?
Como certas pessoas se tornam referência no assunto que elas abordam?
O círculo dourado pode te ajudar a compreender melhor essas questões e até mesmo te auxiliar em transformar a sua realidade.
Essa metodologia foi criada por Simon Sinek – escritor, palestrante e especialista em liderança – para estimular empresas e líderes a definirem o propósito daquilo que acreditam, em busca de desenvolver o valor de uma nova ideia.
O golden circle foi desenvolvido para estruturar um novo método de como pensar, agir e se comunicar com o intuito de gerar impacto no mundo.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um escritor, palestrante motivacional e especialista em liderança.
Reconhecido internacionalmente por conta de seu vídeo “Como Grandes Líderes Inspiraram Ação”, listado como a terceira apresentação TED mais popular da história.
Nasceu em Wimbledon, na Inglaterra. Já morou em Joanesburgo, Londres e Hong Kong antes de se estabelecer nos Estados Unidos.
Graduou-se na Escola Secundária Regional do Vale do Norte em Demarest em 1991, estudou direito na Universidade da Cidade de Londres e licenciado em antropologia cultural na Universidade de Brandeis.
Autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, além de ser fundador da “Start With Why”, um projeto que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.
Como criador do golden circle, Simon é visto como referência para empreendedores que buscam criar negócios de impacto e inspirar pessoas.
Ao longo deste artigo, iremos compreender melhor o que é o círculo dourado e como podemos colocar em prática os seus conceitos.
O que é Golden Circle?
O conceito surge no momento que Simon Sinek se questiona do porquê certas empresas ou pessoas possuírem tamanha autoridade no mercado, mesmo havendo uma concorrência extremamente qualificada para conseguir o mesmo.
O que os fazem diferentes?
Após análises e pesquisas a respeito de líderes e empresas como Apple, Martin Luther King e os Irmãos Wright, o escritor consegue entender a chave para o sucesso.
“É um padrão, todos os líderes e organizações pensam, agem e se comunicam da mesma forma e é o oposto completo para cada um deles”, explica o escritor.
O que Simon fez foi codificá-lo para um método simples – o golden circle.
O método define a clareza do propósito, que de acordo com Simon Sinek, é o que todos os grandes líderes e empresas possuem em comum.
Isso é feito através de um ideal muito forte e bem definido, que possibilita eles criarem a imagem certa para conquistar pessoas e se manterem vivos e influentes por tantos anos.
1. Para que serve?
O escritor esclarece que criou uma estrutura básica que se desdobra em três círculos. Cada um deles é assimilado a uma etapa de desenvolvimento dentro de um modelo de negócio.
A camada externa está a pergunta “O quê?”, na intermediária, “Como?” e na camada central e mais importante está o “Por quê?”.
Simon explica que conforme a sua teoria, o nível de engajamento das pessoas é muito mais suscetível por um propósito com o qual possam se identificar do que pelo resultado de um conjunto de ações.
Ou seja, grandes empresas e grandes líderes são inspiradores na forma que se comunicam por inverter a ordem de informação, por ir de dentro para fora. Eles explicam o porquê da existência da empresa – qual o propósito na mensagem passada – e depois concluem com a ideia de venda de como funcionará o produto/serviço e o que está sendo oferecido.
Para melhor compreensão podemos usar o exemplo da marca Coca-Cola.
Ela não vende somente um refrigerante, mas sim a felicidade engarrafada.
O propósito de uma empresa existir deve nortear cada passo e decisão tomadas pela sua equipe.
2. Por que a metodologia do círculo dourado funciona?
“As pessoas não compram o que fazemos, mas a razão porque o fazemos”
– Simon Sinek
O círculo dourado não surge a partir da mera opinião de Simon, mas sim por fundamentos que vêm da biologia, estudos a respeito do cérebro humano.
Nosso cérebro está dividido em três componentes principais que correspondem perfeitamente à metodologia do golden circle.
O neocórtex, responsável por todo o nosso pensamento racional, analítico e pela nossa linguagem, está associado com “o que” nós pensamos.
As duas seções do meio, “como?” e “por quê?”, correspondem ao nosso cérebro límbico.
Ele é responsável por todos os nossos sentimentos, processos de tomadas de decisões e não possui capacidade linguística. Nessa região é onde são geradas nossas emoções, como lealdade e afeição.
Assim, quando uma empresa foca na comunicação de fora para dentro, o impacto é menor, pois a pessoa tem acesso a uma variedade de informações “o quê?”, mas não vai ocorrer apego sentimental ou ação motivada vinda do “como?” e “por quê?”.
A grande questão nisso tudo é a necessidade de definição do seu propósito pessoal ou da sua empresa.
Nenhum negócio se sustenta se não houver funcionários e consumidores que acreditam no que uma marca se propõe a fazer.
O diferencial é sobre qual propósito as pessoas encontrarão ao trabalhar com você, se será um sonho ou meramente desejo de lucro.
Quem começa pelo porquê jamais manipula, justo pelo contrário, inspira. As pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem.
Lei da Difusão da Inovação
Ao explicar sobre o golden circle, Simon Sinek, faz referências à Lei da Difusão da Inovação para completar a ideia de funcionamento do mercado. A teoria explica como novas ideias e tecnologias se disseminam.
A lei diz que se você pretende alcançar um sucesso em massa ou aceitação de uma ideia de massa, somente será possível se atingir o ponto de virada entre 15% e 18% de penetração de mercado.
Nessa margem são as pessoas que querem estar presentes no processo de conquista ou feito de uma empresa, como os pioneiros.
Elas irão entender os benefícios e o propósito da marca. Portanto, começarão a adotar os produtos, com o desejo de experimentar novas ideias.
A única chance de qualquer produto ou serviço inovador ser bem colocado no mercado, é o pequeno grupo de pessoas, que gostam de mudanças, estar disposto a pagar pela solução através da clareza do propósito da marca.
Como aplicar o golden circle na sua empresa?
A aplicação do golden circle se dá em três etapas, as mesmas já abordadas anteriormente nesse artigo: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?”.
1. Comece com o “Por quê?” (Why)
Defina o propósito do seu empreendimento, a essência do seu negócio.
Esta etapa irá ser a mais importante por estimular a liderança a fazer refletir sobre o que difere seu produto ou serviço da concorrência.
Além de estabelecer os valores e a filosofia da marca.
Veja alguns questionamentos que podem auxiliar no processo.
- Por que você quer iniciar esse empreendimento?
- Por que você quer oferecer essa solução ao mercado?
- Por que as pessoas devem ser tão apaixonadas por ele quanto você?
Fuja da ideia de ganhar dinheiro, isso dificultará a comunicação com o seu público e não garante sucesso para marca.
É importante ter essa etapa bem definida para que os produtos, projetos, metas e campanhas de marketing possam ser bem alinhados a partir do processo do golden circle.
Após a definição da existência da sua empresa, entenda “como” você alcançará seu propósito.
2. Siga com o “Como?” (How)
Nessa etapa você deve definir o seu planejamento estratégico. Afinal, para concretizar grandes ideias, é preciso que haja um plano de ação.
Portanto, nessa etapa do golden circle, a liderança deve estabelecer e colocar em prática tudo que é essencial para o negócio se transformar, inspirar e ser sólido.
Garantindo que os feitos estejam relacionados com a cultura estabelecida pela empresa.
3. Termine com “O quê?” (What)
Por fim, ocorre a definição do “o que” de fato você oferecerá ao mercado.
Será a etapa final do seu projeto. O resultado do trabalho feito nas outras etapas.
A partir desse ponto, o caminho natural é que a empresa expanda em seu ramo de atuação, pois suas bases já são sólidas para começar a evoluir.
Exemplos de grandes nomes de sucesso
Veja abaixo dois exemplos de como o golden circle é aplicado.
Apple
- Por quê? Porque queremos desafiar o status quo, pensando e agindo de forma diferente.
- Como? Fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável.
- O quê? Criando excelentes computadores com designs únicos.
Natura
- Por quê? Porque queremos abraçar a relação do corpo com a natureza.
- Como? Promovendo o bem-estar das pessoas consigo mesmas.
- O quê? Através de cosméticos.
Por fim, não se esqueça da mensagem que Simon Sinek passa com o golden circle: os líderes possuem poder e autoridade, mas as pessoas que lideram possuem um sonho.
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Equipe de Redação da @MKPE