Na última segunda-feira (6 de Janeiro), o Google anunciou seu mais novo projeto de inteligência artificial, o Bard. A tecnologia deve chegar ao público nas próximas semanas e tem como principal desafio fazer frente ao Chat GPT, chatbot desenvolvida pela empresa estadunidense OpenAI. Em fase experimental de validação, a novidade promete integrar informações atualizadas em suas interações com os usuários.
Marcando um novo episódio na corrida de exploração das inteligências artificiais, a entrada do Google nessa disputa deve marcar uma grande revolução no setor do Machine Learning. Confira o artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!
Google anuncia o Bard
Nos últimos meses, uma nova tecnologia de inteligência artificial chamou a atenção do mundo inteiro. Criado pelo laboratório OpenAI, o Chat GPT surpreendeu usuários de todas as partes com sua incrível capacidade de interação e diálogo. Com sofisticados processos de Machine Learning, o Chatbot se tornou um fenômeno global, conquistando cerca de 100 milhões de usuários ativos apenas dois meses após seu lançamento.
Capaz de produzir textos precisos e coerentes e construir interações muito naturais, a tecnologia ganhou as manchetes do mundo inteiro. Como resultado disso, logo cresceram os rumores de que a Google estaria correndo para desenvolver seu próprio Chatbot, que seria capaz de competir e até mesmo superar a tecnologia do Chat GPT.
Em seu anúncio oficial, a gigante tecnológica ressaltou que o grande diferencial do Bard está na sua integração com os refinados mecanismos de pesquisa do Google. Essa funcionalidade supostamente vai permitir que o Chatbot forneça informações da web atualizadas em tempo real, o que pode trazer muito mais dinamismo para as interações geradas pela inteligência artificial.
Além disso, o projeto vai utilizar uma linguagem de Machine Learning conhecida como LaMDA (Modelo de linguagem para aplicações com diálogos). Essa tecnologia que vai ser responsável por conectar a inteligência artificial as informações indexadas pelos navegadores e mecanismos de pesquisa do Google.
De acordo com a própria empresa, a LaMDA é o resultado de anos de investimento e pesquisa na área da inteligência artificial e Machine Learning. Agora, só nos resta aguardar para ver os efeitos desse lançamento no mercado digital.
Por fim, a Google reiterou seu compromisso com a segurança e a responsabilidade digital e fez questão de dizer o Bard está sendo desenvolvido para ser a prova de comportamentos controversos que as inteligências artificiais podem reproduzir. Sem falar na políticas de prevenção e combate as notícias e informações falsas que o Chatbot também vai estar submetido.
Por hora, tudo que sabemos sobre funcionamento do Bard, novo Chatbot do Google, se resume a essas informações. No entanto, o impacto desse projeto nos ambientes digitais certamente deve ser bem grande nos próximos anos. Vivemos a era da inteligência artificial.
O que esperar do Bard?
Estamos entrando em uma nova realidade profissional. A transição para os modelos digitais está tornando a cultura do trabalho cada vez mais voltada para utilização das plataformas e ferramentas virtuais. Tecnologias como o Bard e o próprio Chat GPT devem assumir um papel de assistentes criativos das marcas e empresas.
Por isso, a expectativa é que o Bard seja parte de nosso cotidiano nos próximos anos. Integrando todo conhecimento disponível na internet em sua interface, esse projeto promete bastante inovação no setor dos chatbots. Fica aqui a expectativa de muitas novidades em um futuro próximo. Enquanto isso, nos resta tentar aprender como as novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias e experiências comerciais.
O que é um Chatbot?
Em resumo, um chatbot é um programa de computador que é projetado para simular conversas com usuários humanos, geralmente através de interações baseadas em texto ou em áudio. Estes programas são tipicamente usados para suporte e marketing de atendimento ao cliente, permitindo que clientes ou clientes potenciais façam perguntas e recebam respostas automáticas sem a necessidade de intervenção de um agente humano.
Chatbots também podem ser usados para ajudar na resolução de problemas em tempo real, oferecendo conselhos úteis em situações difíceis. Eles podem fornecer um tremendo valor para as empresas, aumentando a eficiência das operações de atendimento ao cliente e fornecendo assistência automatizada sempre que possível.
Esse tipo de tecnologia vem se desenvolvendo com uma assustadora velocidade ao longo dos últimos anos. No entanto, a exploração dessas ferramentas de trabalho atingiu um novo patamar de eficiência no final de 2022, quando o Chat GPT chegou ao mercado e rapidamente se tornou um fenômeno global, levando poucos meses para atrair milhares de usuários.
A entrada do Google nessa disputa deve marcar um novo capítulo para essa história. Trazendo a inovação e a excelência da empresa para o setor da inteligência artificial, o projeto Bard deve ajudar a expandir ainda mais os limites e utilidades dos Chatbots.
Como os Chatbots e as inteligências artificiais podem ser utilizadas no Marketing Digital?
Atualmente, a inteligência artificial tem marcado presença nos mais diversos campos e áreas de trabalho. Crescendo sua influência sobre a indústria e o mercado, esse tipo de tecnologia também tem causado grande impacto nos hábitos e experiências de consumo mundo afora.
Quando falamos do Marketing Digital essa realidade não tem sido diferente. Cada vez mais as tecnologias de inteligência artificial e chatbots têm sido utilizadas para otimizar o atendimento e facilitar o desenvolvimento de estratégias de posicionamento mais efetivas. Por isso, saber utilizar essas ferramentas pode ser um diferencial de mercado.
Antecipar essa tendência pode trazer ótimos resultados para empresas de todos os tamanhos. Automatizando trabalhos mais mecânicos e desburocratizando formalidades, essas tecnologias permitem que os profissionais desse setor consigam focar seu tempo no desenvolvimento de estratégias e atuem de maneira mais criativa.
Os Chatbots oferecem uma variedade de serviços diferentes, desde respostas inteligentes às perguntas dos clientes até recomendações interativas de produtos, proporcionando aos clientes experiências mais personalizadas.
Com o uso de processamento de linguagem natural, os chatbots são capazes de entender exatamente o que os usuários precisam, ajudando as empresas a se conectarem com seus clientes de uma maneira significativa. Além disso, o uso desses assistentes virtuais é econômico quando comparado ao trabalho humano, tornando-o uma ótima opção para empresas com orçamentos mais apertados.
Em resumo, os chatbots têm o potencial de revolucionar o marketing digital através do aumento da satisfação do cliente e de uma melhor eficiência geral. No entanto, sua utilização deve vir sempre acompanhada de bom senso e consciência por parte de marcas, empresas e profissionais de Marketing Digital.
Os cuidados na utilização da Inteligência artificial no Marketing
Entre os cuidados necessários para a boa utilização do Chat GPT, ou futuramente do Bard, no Marketing digital é preciso levar em consideração a importância da humanização no atendimento aos consumidores.
Afinal, os negócios modernos são baseados em relacionamentos de confiança entre marcas e clientes. O Marketing digital serve apenas como um fio condutor para que essas conexões orgânicas sejam ampliadas da maneira mais eficiente o possível. Por isso, o olhar humano e a empatia são valores fundamentais para a construção de posicionamentos coerentes e relevantes para os consumidores.
Exagerar na utilização de Chatbots pode tornar o atendimento frio, impessoal e padronizado. Essas características representam valores opostos as principais tendências da comunicação moderna. Portanto, esse é um risco bem possível quando falamos da utilização das inteligências artificiais no Marketing digital.
A chave para o sucesso é utilizar essas tecnologias a favor da experiência do cliente, sempre buscando maneiras de utilizar essa ferramenta para personalizar o atendimento e aproximar o consumidor de um negócio. Misturando a eficiência e a precisão da tecnologia com e empatia do olhar humano, as estratégias de Marketing digital podem ser muito otimizadas através das tecnologias de inteligência artificial.
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