Novas diretrizes foram lançadas. Entenda tudo que você precisa saber sobre as mudanças no algoritmo de pesquisa para aparecer no Google.
Após 20 anos, o Google realizou uma atualização completa, que envolve as suas “diretrizes para webmasters” para os seus mecanismos de pesquisa. Mas não foi só o nome do termo que mudou para quem quer aparecer no Google.
Mas, antes de qualquer coisa, por que se deu essa mudança?
Mudanças que se aplicam aos moldes atuais
Essas foram as palavras oficiais da ferramenta de pesquisa. As antes chamadas “diretrizes para webmasters” estavam ficando obsoletas para os moldes atuais da internet.
Isto porque, mesmo realizando algumas alterações simples para definir os rumos de quem quer aparecer no Google, nenhuma dessas diretrizes haviam sido atualizadas em um período de 20 anos.
Segue as palavras do buscador, em um pronunciamento oficial do dia 13 de outubro:
“Muita coisa mudou desde 2002, então hoje estamos lançando uma versão atualizada e simplificada das Diretrizes para webmasters, e também estamos mudando seu nome.”
Podemos listar que o objetivo principal das mudanças para quem quer aparecer no Google é, justamente, a entrega de um documento com orientações específicas de como o seu site deve se portar para, assim, atender bem a todos os usuários.
O Google ainda afirma que os novos fundamentos de pesquisa (ou Google Search Essentials), foram fundados para tornar as informações úteis e mais simples de entender.
Isso tudo, em suma, vem para ajudar os donos(as) de sites a se concentrarem em coisas que realmente importam para o seu conteúdo na web.
Aparecer no Google: o que realmente muda?
Com a chegada de novas diretrizes para o algoritmo de pesquisa, a marca, produto ou serviço que quiser aparecer no Google precisará ter a sua atenção voltada para alguns detalhes.
Confira essas mudanças agora.
É preciso focar em conteúdo que priorize as pessoas
Os novos parâmetros de conteúdo possuem um único objetivo: garantir que o conteúdo ofereça uma experiência mais satisfatória para quem o acessa, ao compasso que o conteúdo que não atender às expectativas do visitante, obviamente, não terá um bom impacto.
E como você pode garantir que a criação de conteúdo através dessa nova atualização será um sucesso e, consequentemente, vai aparecer no Google?
Siga nossas orientações e diretrizes de sempre para criar conteúdo para pessoas, não para mecanismos de pesquisa.
Os criadores de conteúdo com foco em pessoas, priorizam o conteúdo satisfatório e, ao mesmo tempo, utilizam das práticas recomendadas de SEO, agregando mais valor aos usuários.
Mas como colocar isso em prática? Podemos exercitar isso elaborando um pequeno questionário. Se você responder “sim” às perguntas listadas abaixo, muito provavelmente o seu conteúdo já está no caminho certo e com uma abordagem que prioriza as pessoas.
- Você possui um público-alvo (ou em objetivo) para sua empresa ou site, que acharia seu conteúdo, de fato, útil caso entrasse em contato diretamente com ele?
- O que você posta para aparecer no Google relata a experiência e um conhecimento profundo? Por exemplo, o conhecimento que se obtêm quando realmente se usa um produto ou serviço de visitar um lugar.
- Seu site tem um objetivo ou foco maior?
- Após ler o seu conteúdo, a pessoa sente que aprendeu o suficiente sobre o tema proposto para ajudar a alcançar o objetivo dela?
- O conteúdo faz o(a) usuário(a) sentir que teve uma experiência satisfatória?
Novos requisitos técnicos
Agora há uma nova seção, onde os criadores podem entender melhor como publicar conteúdos online e assim, aparecerem no formato que o Google consegue indexar com mais facilidade.
A ferramenta entende que atualmente, existe um grande volume de conteúdo para ser indexado na internet, por este motivo, esta seção tem o objetivo de mostrar como as pessoas podem tornar seu site mais “achável” com os requisitos específicos para aparecer no Google.
E não foi só o nome que mudou! Confira todas as novidades dos novos fundamentos da pesquisa Google.
O Google realizou uma atualização completa das suas “Diretrizes para webmasters” para a Pesquisa no Google, após 20 anos. Além do nome, veja quais foram as demais atualizações!
1. Por que a mudança?
As originais “diretrizes para webmasters” estavam se tornando obsoletas para os moldes atuais da internet. Afinal, apesar de realizar algumas alterações pontuais, essas diretrizes não eram atualizadas há 20 anos.
O objetivo principal das mudanças é entregar um documento com orientações claras de como o seu site deve ser para atender bem às pessoas.
O Google afirma ainda que os novos Fundamentos da Pesquisa Google (Google Search Essentials), foram criados para tornar a informação útil e fácil de entender, para ajudar os proprietários de sites a se concentrarem em coisas que realmente importam para o seu site.
2. O novo nome
O Google decidiu que era hora de uma grande atualização e para acompanhar os novos tempos, entendeu que também estava na hora de mudar a identidade das diretrizes. O buscador disse que:
“Deixamos de usar o termo ‘webmaster’ no nome deste site e, o único restante, foram as ‘Diretrizes para webmasters’. Como mencionamos anteriormente, ‘webmaster’ é um termo desatualizado e pouquíssimas pessoas se identificam com ele.”
A intenção é que, com um novo nome mais amplo e genérico, mais pessoas se sintam familiarizadas com ele e passem a acompanhar melhor as atualizações dos fundamentos.
Ou seja, o objetivo é que todos os criadores de conteúdo que querem aparecer no Google saibam que aquelas são as “regras” para que isso aconteça. Além disso, o buscador ainda afirma que o novo nome também salienta a importância dos fundamentos abordados e, dessa forma, dão mais destaque ao conteúdo.
3. As principais mudanças
O Google reconheceu que, apesar das antigas “diretrizes para webmasters” serem consideradas o “documento oficial”, muitas das práticas recomendadas e políticas estavam no site da Central de Pesquisa Google. Por isso, o buscador está movendo as diretrizes para as seções às quais elas pertencem atualmente.
Além disso, o buscador adicionou três novas categorias.
- Requisitos Técnicos.
O buscador criou uma nova seção na qual os usuários podem entender melhor como publicar conteúdos online no formato que o Google consegue indexar com mais facilidade.
O buscador entende que hoje, há muito conteúdo para ser indexado na internet, por isso, a seção mostra como as pessoas podem tornar seu site “mais encontrável” com os requisitos mínimos para aparecer na pesquisa.
- Mudanças na política de spam.
Entenda um pouco mais sobre este tópico com as palavras do próprio buscador:
“As políticas de spam abrangem formas comuns de spam e comportamentos que podem levar um site a ter uma classificação mais baixa ou não aparecer nos resultados de pesquisa na web do Google.”
Para fazer a construção dessa nova seção, foi retirada uma grande parte dos tópicos das antigas “diretrizes de qualidade” assim como outras coisas relacionadas a malware ou a conteúdos inválidos/duplicados.
Entre os novos tópicos desta seção estão incluídos:
- regras sobre proceder enganoso, como funções ou conteúdo que se relacionam com isso;
- comportamentos gerais que podem levar ao rebaixamento ou remoção total de um site do Google, tais como assédio online ou fraudes/golpes;
- tópicos notórios e consolidados sobre links de spam e conteúdo raso;
- atualizações de conteúdos para lidar com os spams que as pessoas enfrentam atualmente na internet, usando de uma linguagem mais simples e clara, com exemplos pertinentes, que auxiliam o entendimento.
- práticas recomendadas.
É certo que seguir os requisitos apontados acima são importantes para fazer o seu site se manter e aparecer no Google, mas são as práticas recomendadas que fazem os sites serem encontrados e, consequentemente, acessados por quem os busca.
Podemos categorizar essas práticas como um conjunto das vertentes que o Google realmente entende que o seu site precisa para atrair as pessoas.
Nessas recomendações também estão inclusas a organização de conteúdo em estruturas coerentes e páginas semelhantes, como formas de transformar o seu conteúdo em algo útil.
Todo esse volume de conteúdo é realocado de outros sites e blogs do buscador, porém, a partir de agora eles formam um único guia, voltado aos usuários que buscam entender como o seu site pode corresponder às necessidades das pessoas.
As antigas “Diretrizes para Webmasters” eram o recurso principal para consulta nos últimos anos e, de fato, ofereceu ajuda para uma diversidade inimaginável de sites, que aprenderam a estruturar e organizar o seu conteúdo para aparecer no Google.
E agora, com as Search Essentials, é esperado que ele continue desempenhando esse papel, porém de forma mais ampla e democratizada.
Como se adequar a essas mudanças de uma maneira rápida?
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