Dúvidas sobre como criar um blog de sucesso para terapeuta?
Dentro do mundo de terapias, é natural que o mais difícil seja exatamente criar uma presença online que gere resultados para a empresa. Afinal, estamos lidando com pessoas que muitas vezes não sabem exatamente o seu problema.
Por conta disso, não é uma tarefa simples, e atuar com o marketing de conteúdo pode ser a chave dessa mudança de resultados que você espera. Dessa forma, elaboramos um artigo completo sobre como criar um blog de sucesso e como ele ajuda o seu negócio.
Se você é terapeuta e está tentando começar a aproveitar todos os benefícios que o marketing digital pode trazer ao seu negócio, você está no lugar certo!
Em um outro artigo aqui do blog, falei sobre como começar no marketing digital com dicas importantes para o seu crescimento. Se você ainda não leu, aconselho que você também leia este artigo, Marketing para terapeutas: como começar.
No artigo de hoje, vou falar um pouco mais sobre essa estratégia tão importante, o marketing de conteúdo. Ao final do artigo, espero ter te ajudado a encontrar um bom caminho para melhorar o seu negócio.
Lembre-se que o blog de sucesso deve estar sempre atrelado a diversas outras estratégias para de fato conseguir estabelecer um ponto de confiança entre você e seu cliente. Na verdade, o blog é apenas um dos pilares de qualquer construção de autoridade online hoje em dia.
Além disso, quero te convidar também a conhecer a minha mentoria para terapeutas, onde vou te ajudar a saber o passo a passo para chegar em níveis maiores no mercado, mantendo sempre sua base de atuação.
Agora, vamos às dicas fundamentais para ter um blog de sucesso para terapeutas.
4 dicas para ter um blog de sucesso
Abaixo você vai descobrir o que é mais importante na hora de criar o seu blog. Vamos lá?
1) Conteúdo de qualidade
Hoje em dia, mais do que qualquer outra coisa, o consumidor deseja qualidade. Isso porque ele sabe que existem milhares de oportunidades de adquirir um serviço no mercado.
Na hora de comprar qualquer produto ou serviço, boa parte dos consumidores vai colocar a qualidade como prioridade.
Para construir um blog de sucesso, também é preciso investir na qualidade daquilo que você vai postar.
Além de criar artigos relevantes sobre assuntos de interesse do seu cliente em potencial, é preciso tomar cuidado para sempre compartilhar informações verídicas.
Escrever bem, também é muito importante! Usando sempre a língua portuguesa corretamente. Do contrário, você perde credibilidade, não apenas para o que você diz, mas também para o que você vende!
2) Estrutura dos artigos
Os artigos da internet são tipos de texto únicos e têm as suas particularidades. Quem lê um artigo na internet, tem muito menos paciência do que quando está lendo um livro.
Além disso, o tempo médio de leitura na internet também é muito menor do que o tempo de leitura de um jornal, por exemplo, e é preciso prestar atenção a esse fator.
Também é muito importante escrever textos “escaneáveis”. Porque antes de ler um texto por completo, o leitor que chega ao seu blog irá olhar a página toda.
Em poucos segundos, esse leitor irá checar se aquele conteúdo parece realmente interessante e se irá tirar a dúvida que ele tem.
Se ele achar que o texto não irá ajudá-lo, ele simplesmente irá voltar ao Google e clica na próxima opção.
Para construir textos escaneáveis, você deve utilizar sempre marcadores, numeração e subtítulos.
Tudo isso ajuda o leitor a saber exatamente o que ele vai encontrar naquele texto e como aquele conteúdo pode ajudá-lo.
3) Regularidade e atualizações
A regularidade das postagens é outro fator importantíssimo para criar um blog de sucesso para terapeutas.
Quando você posta seus artigos sempre no mesmo dia, os leitores sabem que podem esperar por novidades naquele dia. Assim, eles estão sempre voltando ao seu blog pelos novos conteúdos.
Outro fator importante são as atualizações. Além de serem importantes para o leitor, elas também são importantes para o rankeamento no Google. O ideal, portanto, é atualizar os artigos do blog a cada seis meses depois de sua postagem.
Leia também Marketing de autoridade: como atrair mais clientes.
4) SEO e experiência do usuário
O SEO também é muito importante para construir um blog de sucesso. Hoje, quando falamos em SEO, o mais importante é pensarmos na experiência do usuário.
Isso porque a cada ano que passa, o Google se esforça mais e mais em entender com precisão esse fator. Ele sempre cria novas regras para o rankeamento que estejam voltadas para esse critério: a experiência do usuário.
Um dos exemplos mais relevantes nesse tópico é a questão das palavras-chave de cauda longa.
Para você entender melhor como tudo isso funciona, vou explicar com um exemplo. Se um leitor procura pelo termo “terapeuta” no Google, ele pode estar procurando por coisas diversas, certo?
Ele pode estar procurando por uma definição da palavra terapeuta, por um terapeuta perto dele, ou até mesmo por um curso para se tornar terapeuta, certo?
Por isso, para construir um blog de sucesso, você deve usar as palavras-chave de cauda longa. Elas correspondem a termos e expressões mais específicos e mais longos. Alguns exemplos seriam: onde encontrar um terapeuta, como contratar um terapeuta, terapeuta online, o que faz um terapeuta, etc.
Qual a importância de ter um blog de sucesso?
O marketing de conteúdo é um dos assuntos que mais abordamos em nosso blog, e a explicação é mais simples do que imagina. De maneira geral, o blog é a melhor forma de mostrar ao cliente que você sabe sobre o que diz que sabe.
Afinal, a internet está repleta de pessoas que vendem produtos e serviços de maneira equivocada, chegando a dar golpes e destilar mentiras aos usuários. Dessa forma, é natural que os consumidores estejam cada vez mais exigentes e cuidadosos para realizar uma nova aquisição.
Sendo assim, o blog de sucesso é principalmente seu atestado de conhecimento, uma forma de dizer ao cliente que ele está em boas mãos. Além disso, pode ser um grande diferencial competitivo, visto que muitos profissionais ainda subestimam sua importância.
Outra grande vantagem do blog de sucesso é chegar a mais lugares graças ao Google, que coloca as melhores páginas na sua página inicial, trazendo um tráfego alto e orgânico. Assim, seguindo as diretrizes corretas e estabelecendo bons conteúdos, aumenta ainda mais sua chance de ter uma cartela maior de clientes.
No artigo de hoje você aprendeu como criar um blog de sucesso para terapeutas. Agora é só aplicar o que aprendeu para criar uma estratégia consistente de marketing para o seu negócio de terapeuta. E conte conosco para te ajudar nessa jornada! Saiba mais.
Você também pode conhecer nosso canal do YouTube, com dicas e insights para alavancar suas vendas e melhorar seu posicionamento digital cada vez mais. Basta clicar na imagem abaixo.
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.