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Sabia que as empresas estão focando suas estratégias no Marketing de Referência pelos inúmeros benefícios que são obtidos e, inclusive, que já são comprovados? 

E o mais interessante é que esse tipo de marketing você já pratica no seu dia a dia. Está lembrado da famosa propaganda “boca a boca”? 

Pois é, essa é uma das formas que mais influência exerce sobre as escolhas de uma pessoa no ato da compra. Inclusive, para 84% das pessoas o fator mais decisivo é esse do “boca a boca”.

E foi exatamente isso que as empresas perceberam e, por isso, estão apostando no Marketing de Referência. Compreenderam que é uma forma de se posicionar em um mercado tão competitivo com consumidores exigentes e seletivos.

Nesse artigo, você vai entender exatamente o que é Marketing de Referência e como pode agir para fortalecer a sua estratégia de autoridade online.

Como entender o Marketing de Referência, o novo “boca a boca” 

O papel do Marketing de Referência é te ajudar a transformar os seus clientes em seus vendedores.  De fato, é uma nova forma orgânica de fazer propaganda, que apresenta um custo baixo e garante a imagem da sua marca ampliando o seu alcance.

Olha só, no tradicional “boca a boca” as referências são dadas a partir de conversas informais com amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos. Você comenta e aconselha que utilizem um produto ou serviço que consumiu e está muito satisfeito. 

Em função da sua satisfação quer partilhar com os outros para que possam usufruir também dos mesmos benefícios. Um detalhe interessante é que o contrário também pode acontecer. Ou seja, você consumiu um produto ou serviço e não gostou.

Por isso, quer que todo mundo saiba para que mais ninguém venha a consumi-lo. De fato, você não quer que as pessoas passem por essa situação e nem que a empresa continue a vender o produto ou serviço. O que é extremamente negativo e prejudicial para a empresa.

Dessa forma, a grande diferença do Marketing de Referência para o conhecido “boca a boca” é que esse funciona de forma espontânea. Já o marketing é planejado previamente para utilizar táticas de fidelização e estimular os clientes a recomendarem os seus produtos.

O Marketing de Referência é um conjunto de estratégias usadas para conseguir que os seus clientes forneçam indicações positivas dos seus produtos e da sua marca. 

De fato,  esse tipo de marketing consiste em identificar os clientes que estão satisfeitos com o seu produto ou serviço. Como também demonstram lealdade para com a sua marca. 

A partir do que você irá oferecer uma recompensa para estimulá-los para agirem na promoção do seu produto. De imediato, essa prática te proporciona duas vantagens:

  • Fidelização dos seus consumidores atuais;
  • Obtenção de um maior número de clientes.

Como fazer acontecer o Marketing de Referência online

Para que a sua empresa aposte em Marketing de Referência precisa desenvolver um processo que é calcado em três etapas ou passos, que são:

1º Encanto

Esse é o primeiro passo para conquistar novos clientes. Ou seja, é a partir da experiência de compra com a sua empresa que o nível de satisfação será estabelecido. 

Portanto, é preciso que a sua empresa planeje e coloque em prática ações para elevar a satisfação do cliente, priorizando um suporte e atendimento personalizados. Além é claro de oferecer um produto de qualidade, com preço e condições de pagamento favoráveis.

2º Incentivo 

A partir da satisfação do cliente é possível dar o segundo passo, que é o incentivo para que ele recomende o seu produto para outras pessoas. Esse incentivo pode ser estabelecido de diversas maneiras, tais como:

  • Descontos;
  • Brindes;
  • Bônus; 
  • Consultoria grátis;
  • E-books.

Nesse passo, é importante que o cliente perceba que com o Marketing de Referência todos vão ganhar, visto que: 

  • O cliente receberá uma recompensa;
  • A sua empresa terá a indicação de um novo cliente;
  • E o novo cliente terá um produto ou serviço de qualidade. 

Além disso, é preciso que a sua empresa antes de determinar qual a será a recompensa faça uma avaliação em termos dos seguintes pontos:

  • Persona do seu negócio;
  • Lifetime Value;
  • Margem disponível para sacrifício.

Por exemplo, uma boa ideia é projetar qual o lucro que espera com o consumo de um determinado cliente e estimar um percentual que seria conveniente sacrificar. Se a sua empresa espera obter um lucro por cliente em torno de R$ 4.000,00. Então, provavelmente, uma recompensa em torno de 10%, ou seja, R$ 400,00 possa se tornar interessante.

No entanto, é uma decisão que precisa ser bem avaliada para que ofereça resultados assertivos e, de fato, seja um atrativo para o cliente agir na promoção da sua marca. Ou seja, colocar em prática o Marketing de Referência trabalhado por você.

3º Controle 

Nesse passo, a empresa precisa monitorar os resultados práticos da estratégia implementada. Ou seja, tem de saber exatamente quantos novos clientes estão chegando na sua empresa a partir das indicações dos clientes atuais.

Com isso é possível saber se a estratégia está sendo adequada e em que precisa ser melhorada. Nesse sentido, você pode colocar em prática as seguintes ações:

  • Elabore formas de registro e monitoramento dos clientes que chegam na sua empresa;
  • Monitorar os clientes atuais para adequar e melhorar o sistema de recompensas;
  • Desenvolva uma estratégia para estimular aqueles que chegaram, mas ainda não realizaram uma compra.

Uma das vantagens do desenvolvimento do Marketing de Referência digital é a acessibilidade aos diversos canais disponíveis para estar monitorando e estimulando os clientes em potencial. Além disso, é um processo difícil, mas os resultados são certos.

Uma forma de facilitar esse processo é buscando por uma empresa especializada. Pois as consultorias desenvolvem campanhas com foco em autoridade, ajudando a aumentar a visibilidade, construir a credibilidade e gerar mais oportunidades de negócio. 

Casos de sucesso utilizando o Marketing de Referência

Uma boa maneira de detalhar uma estratégia é apresentando exemplos, pois a partir disso fica fácil para você visualizar do que estamos falando. Por isso, vamos apresentar algumas empresas de sucesso na estratégia de Marketing de Referência, que são:

Uber e 99Pop

Essas empresas inovaram tanto com o serviço de transporte por aplicativo quanto na utilização do Marketing de Referência em suas estratégias de crescimento. 

O foco da estratégia é oferecer descontos nas corridas para quem faz a indicação e também para quem é indicado, utilizando um código de indicação.

Aibnb

A empresa atua na locação de imóveis e adotou a estratégia de oferecer descontos em diárias para cada amigo seu que fizer a reserva utilizando o seu código de desconto. Como também, o indicado ganha desconto em sua primeira hospedagem.

Dropbox 

Nesse caso, a empresa adotou a tática de oferecer em seus planos gratuitos um espaço extra de armazenamento. Isso foi oferecido para os usuários que fizessem indicações de serviço de backup na nuvem para potenciais usuários.   

Trello

A empresa oferece para cada novo usuário, que aderiu à plataforma por sua indicação, um mês grátis na conta Premium, que disponibiliza muitas outras funcionalidades. 

Dicas para aplicar o Marketing de Referência no seu negócio 

Observe que quando uma empresa trabalha com Marketing de Referência está também  fortalecendo a autoridade da sua marca. 

Pois as indicações dos clientes sobre a sua marca circulam nas redes sociais. A partir do que obtém um amplo alcance e, por isso, reforçam a construção da sua autoridade

Para a sua empresa implementar essa estratégia e aumentar as vendas pela Internet  é importante estar atenta para algumas dicas que você vai encontrar aqui.

Desenvolva programas de fidelidade 

Para um bom programa de fidelização é importante que você estabeleça algumas metas. Sendo que essas devem ser a condição para a premiação seja obtida. Um exemplo são os programas de pontos, que podem ser trocados por descontos em produtos ou lazer.

Como também um programa de fidelização age em parceria com a estratégia de Marketing de Referência.

Estabeleça recompensas aos clientes que fazem indicações naturais

É importante para a manutenção da sua estratégia o reconhecimento dos clientes que já fazem naturalmente boas indicações da sua marca. Normalmente, oferecer descontos no produto ou serviço é uma boa opção. 

Dessa forma, você está valorizando o seu consumidor e incentivando que ele continue a repetir a ação de recomendação da sua marca e produtos ou serviços.

Aposte na qualidade do serviço de atendimento prestado 

Além de um programa de relacionamento com o cliente é importante que o atendimento esteja qualificado para satisfazer o cliente.  Dessa forma, é fundamental que a qualidade do atendimento supere os níveis da concorrência.

Lembre-se que o trabalho da força de venda começa com o atendimento prestado ao cliente, que deseja ser ouvido e ter as suas demandas resolvidas. Portanto, todas as interações para a venda de serviços online soma positivo para a decisão de compra.

Como aumentar a sua autoridade online por meio do Marketing de Referência

Em um cenário de alta competitividade as empresas para aumentar as vendas precisam apostar e muito no marketing de vendas. Atualmente, você já deve ter observado que é preciso mais do que um produto de qualidade para conquistar um cliente.

A sua empresa precisa se fazer presente onde o consumidor está interagindo. Por isso, apostar nas campanhas nas redes sociais, bem como apostar em produção de conteúdo para reforçar a autoridade online. 

Nesse sentido, para que o trabalho com o Marketing de Referência possa alcançar maior amplitude e contribuir no fortalecimento da autoridade online é importante que a sua empresa busque o apoio de uma consultoria especializada.

Visto que o propósito de uma consultoria nessa área é ajudar a sua empresa e aos profissionais liberais a serem reconhecidos como especialistas nos seus campos de atuação. A partir do que podem obter melhores oportunidades de gestão e negócios. 

De fato, trata-se de um atendimento personalizado, em que o conteúdo é criado em ciclos considerando a persona, a situação-problema, as causas do problema, as possíveis soluções e as ações assertivas. 

O que o torna muito mais efetivo e relevante para a estratégia a ser desenvolvida pela sua empresa. Entre em contato para saber mais, queremos conhecê-lo. 

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