Bom, você decidiu investir em publicidade online, mas bateu aquela dúvida: como escolher uma agência de Marketing Digital?
Não precisa se preocupar, todos que estão migrando para as mídias online passam por essa a questão. Até porque uma boa gestão online sobre a reputação da sua empresa pode impactar na sua receita.
Para se ter uma ideia, 18% das empresas que investem neste tipo de comunicação, aumentam sua receita em até 50%. Um outro dado que precisamos considerar é que 87% dos brasileiros já usam celular e a maioria está engajada nas redes sociais.
Então, se você quer fazer parte dos negócios que prosperam na internet, vem entender como escolher uma agência de Marketing Digital.
Passo a passo, como escolher uma agência de marketing digital:
Escolher uma agência de marketing digital precisa passar por alguns critérios, por isso separamos em 8 passos fundamentais:
1 – Analisar suas necessidades
Antes de começar a busca pela agência que combina com você, saiba o que você realmente precisa, organize o que você pretende fazer e se possível faça uma pequena planilha para ver se tudo o que você precisa está dentro do seu orçamento.
Por exemplo, você pode estar em busca de serviços como:
- Gestão das redes sociais.
- Publicação de campanhas no Google, Instagram, Facebook, etc.
- Organização de seu site e artigos para blog.
- Criação de projeto de conteúdo anual.
Fazendo isso você terá uma melhor noção do quanto vai gastar e cortar gastos que você achar que não são tão importantes. Depois disso será muito mais fácil saber como escolher uma agência de marketing digital que saiba reconhecer o que você quer.
2 – Descubra mais sobre a credibilidade da empresa
Hoje em dia é muito fácil pesquisar a reputação das empresas, então, busque informações em locais como:
- Avaliações no Google.
- Reputação nas redes sociais.
- Cases com outros clientes.
- Trabalhos anteriores da agência.
- Resultados que já foram alcançados.
3 – Saiba as estratégias da agência
Explore um pouco mais sobre a empresa, saiba sobre os métodos que foram usados para ela conseguir chegar onde chegou.
Além disso, procure saber também quais as estratégias que ela usa para ajudar os clientes a ter um melhor engajamento. A dica é procurar por uma agência que tenha mais a ver com o seu estilo.
4 – Veja o que eles têm a lhe oferecer
Outro fator importante ao pensar em como escolher uma agência de marketing digital é o que eles podem disponibilizar para você. Lembra que falamos de você saber suas necessidades? Aqui é a hora de ver se dá match.
Por exemplo, aqui na Marketing para Especialistas trabalhamos com:
- Blog.
- Instagram, Facebook, WhatsApp, Telegram e Podcast.
- Planejamento de conteúdo, linha editorial, linha de post para redes sociais.
- Campanhas pagas em diversos canais de comunicação.
- Ebooks e webinários.
Além de outros materiais complementares que podem ser estratégicos, a depender do tipo de trabalho oferecido pelo profissional, e é um dos pilares na hora de saber como escolher uma agência de marketing digital.
5 – Examine os preços de outras agências
Comparar os preços de outras empresas também é um bom caminho para que você se sinta seguro em relação ao seu orçamento.
Contudo, não esqueça de considerar em sua análise se as outras empresas mantêm a qualidade no trabalho oferecido. Nem sempre aquela que cobra mais barato é a melhor agência.
6 – Pesquise sobre os cases de sucesso
Olhar os cases que tiveram sucesso com aquela empresa é um passo para saber se o que você realmente quer essa empresa irá lhe oferecer.
Aqui na Marketing para Especialistas, por exemplo, já trabalhamos com um leque bem amplo de negócios:
- Terapeutas.
- Coachs.
- Dentistas.
- Lojas de Móveis.
- Escola de Inglês.
- Empresas de Software.
- Escritórios de Advocacia.
- Escritórios de Contabilidade.
- Salas por hora.
- Outros negócios locais.
Neste sentido, analisando os clientes antigos, veja se eles tiveram uma mudança relativa em questão das redes sociais deles, ou então se a mudança que eles tiveram em relação a isso é o que você quer.
Se você fizer isso vai conseguir ter uma visão melhor do que eles irão te oferecer e do que você vai querer.
7 – Sites confiáveis
Procure por sites que sejam mais confiáveis ou seja que você tenha um pouco mais de segurança para tratar sobre as suas redes sociais.
A melhor forma para fazer essa escolha é pesquisando, este é um ótimo guia. Mas você pode olhar para o próprio site da agência.
- Ele tem uma boa distribuição de contribuição?
- Será que os conteúdos postados tem valor?
- A comunicação é clara?
- Você consegue entender a estratégia da empresa?
- E a forma de contato?
- Eles possuem o cadeadinho em cima no topo da página? Isso significa que o site é confiável.
8 – Tire todas suas dúvidas
O último e mais importante passo é fazer o contato inicial e esclarecer todas as suas dúvidas. É natural que você não conheça todos os jargões do marketing digital, por isso sempre peça para entender melhor.
Além disso, no primeiro contato, entenda:
- Como será traçado um planejamento que favoreça você.
- Quanto isso vai lhe custar.
- O quanto de conversão em clientes pode gerar.
- Por quanto tempo será o contrato com a agência e quais as condições dele.
Como escolher uma agência de marketing digital?
Você encontrou, neste artigo, uma explicação bem detalhada sobre como escolher uma agência de marketing digital. Por isso, saiba que estamos prontos para ajudar a sua empresa a vender mais e mais.
Trabalhamos focados no objetivo de ajudar os profissionais liberais e as microempresas a obterem reconhecimento como especialistas nas suas áreas de atuação.
O nosso intuito é oferecer o suporte adequado para você poder gerar mais e melhores oportunidades de negócio.
Assim, fale com um especialista para saber como trabalhamos e podemos te ajudar com a nossa consultoria de marketing digital. Além disso, conheça nosso canal do YouTube e fique por dentro de diversas dicas de como escolher uma agência de marketing digital. É só clicar na imagem abaixo!
Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.