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Discurso de Elevador: o segredo para vender em 2 minutos

Discurso de elevador: você já pensou se encontrasse o investidor perfeito para seu negócio ou aquele cliente que vai fazer a diferença para você?

Então, imagina mais um pouco, pense: se você tivesse poucos minutos para explicar a proposta de sua empresa e convencê-lo a ser um empreendedor contigo. Ou, no caso do cliente, que ele pode somar à empresa dele com seu produto.

Pois é, estamos falando do discurso de elevador, aquele que precisa dizer muita coisa em pouco tempo. Você como especialista, pode ter muitos desafios em empreender se não souber usar um texto simples para vender seu negócio.

Mas calma, a Marketing para Especialistas está aqui justamente para ajudar você com o “elevator pitch”. Neste artigo, você vai descobrir como um discurso de elevadorpode passar informações essenciais sobre o seu negócio.

O “Elevator Pitch”

Bem, como explicamos, o “elevator pitch” é um tipo de discurso em que você vende seu negócio de maneira rápida.

A principal pergunta para este discurso é: como você venderia seu negócio se estivesse diante do investidor ou cliente perfeito no elevador? O maior desafio aqui é que ninguém gasta tanto tempo assim no elevador.

Por isso que seu discurso precisa ser cirúrgico e vender sua empresa de maneira certeira.

Discurso de Elevador, com quem usar

A estratégia do elevator pitch não é usada apenas diante de investidores, podemos usá-la para:

Você pode encontrar ótimos exemplos de Pitch, por exemplo, no Shark Tank. Um programa em que os convidados precisam apresentar suas empresas para conseguir que investidores de alto padrão possam auxiliá-los em seus empreendimentos.

Discurso de elevador: um exemplo 

Para entender melhor, podemos usar o exemplo da Marketing para Especialistas. Desta forma, precisamos comunicar informações como:

A Marketing Para Especialistas é uma agência de marketing digital que ajuda profissionais e empresas a construírem uma presença digital de resultado e se posicionarem como especialistas através da internet.

Nosso objetivo é conectar especialistas e clientes, fazendo com que as pessoas encontrem soluções para seus problemas. Sempre agregando ao especialista o know-how necessário para se destacar por meio do Marketing Digital.

Para se ter uma ideia, com estratégias de Marketing Digital é possível aumentar suas vendas em até 50% em relação aos meios tradicionais.

Este é um exemplo de como uma comunicação deste tipo aconteceria. E você? Como falaria de seus serviços se estivesse com o cliente perfeito no elevador?

5 dicas para criar seu discurso de elevador

Agora que você sabe mais sobre o Discurso de Elevador, ou “elevator pitch”, que tal estender mais sobre a estrutura deste tipo de comunicação. Assim, fica muito mais fácil usá-lo para se divulgar e publicizar seu negócio.

1 – Demonstre que a sua empresa atende o cliente

Depois de fazer o primeiro contato e dizer o nome e linha do seu negócio, é preciso mostrar como são suas estratégias de ataque em relação aos problemas do cliente.

Digamos que você seja um coach para a vida financeira, você pode usar frases como:

  • Tiramos você do vermelho.
  • Ajudamos a planejar sua vida financeira.
  • Com a estratégia certa podemos eliminar de vez sua inadimplência.

Deu para entender? Atacamos o problema com uma solução factível, sem nada mirabolante. Na verdade, esta é a maior diferença do discurso de elevador, comunicar com objetividade.

2 –   Use as palavras certas para apresentar seu empreendimento

É imprescindível praticar, para conseguir apresentar as ideias de maneira coesa e de maneira clara. Lembre-se, como diz Marcelo Tas: a comunicação não é sobre o que você diz, mas sobre o que o outro entende.

Então, pense sempre em uma linha de raciocínio que saia do ponto A ao ponto B. Usando o case do Coach financeiro:

  • No ponto A: você apresenta o problema que seu investidor, cliente ou leitor tem.
  • No ponto B: usando a estratégia certa, este problema foi resolvido.

Aqui na Marketing para Especialistas, por exemplo, são técnicas e recursos de marketing digital que fazem isso.

Quer um exemplo? Por meio do Google Search Console conseguimos ver quantas pessoas viram seu site no Google, mas não acessaram a página.

Se elas veem a chamada para o seu site, mas não entram, o problema pode estar na chamada que aparece no Google. O problema está sempre na comunicação

3 – Deixe claro os diferenciais da sua empresa

Uma das melhores formas de organizar seu discurso de elevador é listar tudo aquilo que você faz melhor do que a concorrência. Vamos ao exemplo

Quando a empresa Nubank surgiu, ela explicava de maneira direta: não cobramos anuidade!

E de maneira simples, todos entendiam o diferencial do banco virtual.

Nosso coach diria: você só me paga se sair da inadimplência! Ousado demais? Talvez,mas ele passa um diferencial, acredita tanto na eficácia de seu método que sabe que chama a atenção do cliente.

4 – Mostre o objetivo da sua empresa

Não esqueça do valor da empresa, este é imprescindível, se você é um especialista em início de carreira, leia com atenção: foque em poucos objetivos. Não vale a pena gastar energia fazendo um milhão de trabalhos diferentes.

Até mesmo por isso uma gestão de negócio é tão importante, pois você entende qual abordagem está trazendo mais dinheiro para seu negócio. Quer um exemplo?

O Coach decidiu que iria produzir aulas online de educação financeira, e o que ocorreu? A receita das aulas é maior do que a dos atendimentos, a decisão mais óbvia é parar com os atendimentos e focar nas aulas.

Isso inclusive vai ajudar a se apresentar para os clientes, veja:

Forma confusa: faço mentoria, dou aulas online, tenho curso em plataformas, trabalho em uma empresa…

Forma mais clara: ensino educação financeira online. 

5 – Escute as dores de quem está conversando com você

Okay, a qualquer momento a porta do elevador pode se abrir, mas isso não significa que você não possa conhecer minimamente seu cliente.

Isso permite que você converse de maneira franca e até use informações a seu favor. Então, precisamos sempre ter uma escuta ativa para não tentar vender um produto que a pessoa não quer comprar.

Tenha ajuda com seu Marketing Digital

Você encontrou nesse artigo uma explicação bem detalhada sobre o que é um Discurso de Elevador ou “elevator pitch”, o que é e como funciona e, porque é tão importante para a sua empresa.

Por isso, saiba que estamos prontos para ajudar a sua empresa a vender mais e mais.

Trabalhamos focados no objetivo de ajudar os profissionais liberais e as microempresas a obterem reconhecimento como especialistas nas suas áreas de atuação.

O nosso intuito é oferecer o suporte adequado para que você possa gerar mais e melhores oportunidades de negócio.

Assim, fale com um especialista para saber como trabalhamos e podemos ajudar você com a nossa consultoria de marketing digital.