Elementos de copywriting que você precisa adotar hoje!

por | jul 25, 2018 | Copywriting

Nos últimos anos, o termo “copywriting” vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do marketing digital.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o assunto. E, infelizmente, no Brasil, ainda há poucas informações, realmente, relevantes sobre ele.

Mas o que é o copywriting

Copywriting é o ato de escrever levando a sua audiência ou público-alvo a tomar uma decisão. Basicamente é uma técnica utilizada para gerar conversão e fazer com que seu público-alvo faça o que precisa ser feito em relação ao que o texto sugere. 

Exemplo: uma empresa utiliza o copy para falar para seu público-alvo os benefícios de seu produto ou serviço e por qual motivo estes devem aproveitar o período para se tornarem clientes. 

Se a escrita for envolvente e adequada, a probabilidade da empresa converter é garantida. 

Isso tudo é uma forma de mostrar como a escrita é um elo importante para o marketing de conteúdo digital e você deve conhecer a técnica para aplicar ao seu negócio. 

Mas não se preocupe! Para te ajudar a se informar sobre esse assunto tão importante foi que escrevi esse artigo com as principais técnicas para te ajudar!

Abaixo, você vai descobrir quais são os elementos mais importantes de uma boa copy. Tudo de forma simples e fácil de aprender e adotar no seu negócio. Vamos lá?

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Você sabe o que é copywriting? Veja esse post no nosso Instagram.

1) Elementos de copywriting: Storytelling

Um dos elementos mais importantes de uma boa copy é a storytelling. Na prática, essa técnica se trata de contar uma história, com o objetivo de se conectar com o público.

Essa história pode ser a sua própria história pessoal, dependendo do tipo de negócio que você tem.

Ou ainda, a história da sua empresa. Ou até mesmo a história de como sua empresa ajudou um determinado cliente.

A ideia é mostrar ao leitor a mudança de vida causada pelo uso de seu produto. E, assim, mostrar ao cliente em potencial, como a vida dele também pode ser transformada por meio deste produto.

Por isso, teste o storytelling na hora de escrever textos. No lugar de apenas fazer uma descrição do produto, tente trazer uma narrativa cativante para que o público-alvo se identifique.  

2) Elementos de copywriting: Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais também são elementos essenciais de uma boa copy.

Na prática, eles se tratam de termos e expressões que têm como objetivo causar emoções e sentimentos específicos no leitor. E, desse modo, potencializar o poder de técnicas de persuasão de seus textos.

Alguns dos gatilhos mais comuns são:

  • urgência — a urgência é caracterizada pelo estímulo de pressão no público-alvo. Dizer que uma oferta acaba meia-noite, os clientes irão agir mais rápido. 
  • escassez — o gatilho de escassez refere-se diretamente com a tática utilizada por grandes lojas de comércio eletrônico, os e-commerces. Por meio dele, é ativado o senso de perda e a pessoa tenderá a aproveitar as ofertas porque sabe que pode acabar a qualquer momento. 
  • comprometimento — se comprometer com algo vai fazer a pessoa cumprir a promessa. E isso é mais sentido quando a promessa é feita em público. 
  • aprovação social — depoimentos e cases de sucesso são ótimas formas de trazer prova social para seu negócio. As pessoas tendem a acreditar em outras pessoas que já compraram o produto e, assim, é uma forma de mostrar que o serviço ofertado é de qualidade. 

Além desses, existem vários outros gatilhos que podem ser utilizados ao criar conteúdos e que auxiliaram na escrita de uma boa copy. 

Para saber mais sobre o assunto, leia também este artigo: 6 gatilhos mentais que vão te ajudar a vender mais de forma inteligente! Assim, você terá nas mãos uma das grandes estratégias de marketing do mercado.

3) Elementos de copywriting: Oferta irresistível

Toda boa copy tem uma oferta irresistível. Para isso, existem algumas técnicas utilizadas para tornar a sua oferta irresistível aos olhos da sua persona.

Em primeiro lugar, a regra é agregar valor ao seu produto. Oferecendo-o não como um simples produto. Mas como uma solução!

Como dito acima, você precisa mostrar para as pessoas como seu produto pode mudar a vida delas. 

Dessa forma, é preciso demonstrar os benefícios, vantagens e a solução que seu produto oferece para aquela determinada pessoa. 

Independente do produto que você oferece, ele sempre oferece ajuda ao cliente, de alguma forma, certo? Todo produto é criado com base numa necessidade existente. Por isso, é nisso que você deve focar.

Mas tem mais! Além disso, outra estratégia muito utilizada é a de oferecer bônus gratuitos para os clientes, que serão entregues junto com a compra do produto.

Esses bônus podem ser e-books, palestras online, acesso a grupos privados no Facebook etc.

Mas como você já deve saber, tudo vai depender do seu negócio e do seu produto, em si!

E aqui vai um detalhe importante! Na hora de informar o preço do seu produto. Você deve citar o valor dos bônus oferecidos. Mas deixar claro para a sua persona que ele vai receber tudo isso gratuitamente, ao adquirir o seu produto.

Usando essas estratégias, tenha certeza de que você estará criando uma oferta irresistível!

4) Elementos de copywriting: Garantia

Oferecer uma garantia também é bastante comum e é sempre algo bem visto aos olhos do consumidor. Na verdade, dependendo do produto vendido, é estabelecido na legislação que você deverá oferecer garantia.

Apesar disso, é sempre bom salientar a questão da garantia. Já que isso faz com que o cliente em potencial se sinta mais seguro na hora de comprar.

Já que ele sabe que, se ele não gostar do produto, ele poderá receber seu dinheiro de volta, sem grandes dores de cabeça. Afinal, hoje em dia, os clientes buscam cada vez mais segurança principalmente para produtos adquiridos pela internet.

Sendo assim, a garantia é uma ótima atração para o público.

5) Elementos de copywriting: Call to action

Toda boa copywriting também conta com uma call to action (CTA). Na verdade, ela é um dos elementos mais importantes de qualquer copywriting.

A call to action, pode ser traduzida para o Português como uma chamada para ação. Mais especificamente, a ação que você deseja que sua persona tome. Como comprar seu produto, assinar sua newsletter etc.

Na prática, a call to action deve ser constituída de poucas palavras e linguagem no imperativo. Como “compre agora”, “assine”, “clique aqui”, “faça o download” etc. 

Utilizar a chamada para ação faz com que o público-alvo tenha consciência do que precisa ser feito e faça a tomada de decisão adequada. 

Apesar de parecer simples, a alteração dos resultados da copy mudam bastante pelo fato de se usar, ou não, uma call to action.

Técnicas de copywriting

Além dos elementos, para produzir uma boa copy é preciso também de técnicas. As técnicas de copywriting são primordiais para que o conteúdo oferecido seja apropriado e convença os leitores. Saiba agora alguma delas!

Tenha uma persona em mente

Não adianta ter o melhor copy do mundo se você não sabe quem vai lê-la. Isso é um fato e ainda é um erro para muitas pessoas. 

Ter uma persona bem definida irá ajudar a elaborar ações de marketing efetivas e o texto será melhor direcionado.

Sites como o SmartHint fazem uso de diversas métricas e análises exatamente para tentar te fazer fidelizar clientes, a sua persona. Exemplificando a importância desse modelo de atuação. 

Pensa no seguinte exemplo: você produz uma copy para a oferta de um produto feminino, mas, na hora de enviar os e-mails para sua base de leads, metade dos destinatários são homens. A copy feita terá algum sentido e obterá algum resultado diante da base de leads?

Conseguiu identificar o erro? Quase ninguém vai abrir o e-mail e não vai gerar conversão para sua empresa. 

Conheça seu produto e tenha resultados

Escrever um conteúdo sem saber quais os benefícios do produto não é a melhor forma de vendê-lo. As pessoas querem saber quais as vantagens que aquele produto irá trazer para suas vidas e é preciso levar isso em consideração. 

Para evitar o problema, é preciso saber por qual motivo seus clientes preferem você e não a concorrência, quais as principais reclamações e elogios e como fazer uma pesquisa com o público-alvo para entender suas necessidades. 

Assim, o conteúdo irá gerar valor e será alinhado com o que o público precisa. 

Cite dados em seus textos

Não é todo texto que você vai precisar citar dados, mas se o conteúdo fala de alguma dado ou índice relevante cite a fonte e coloque o link para a pessoa que leu acessar. 

Dados e pesquisas chamará a atenção para o assunto e também mostra relevância para a temática. 

Dessa forma, utilize isso na sua copy e faça a referência adequada a todas as informações que você colocar no texto. Conteúdo é mais do que apenas escrever bem.

É importante ressaltar, ainda, que muitas pessoas costumam se identificar mais com textos que apresentam dados comprovados, que comprovam toda a pesquisa realizada antes de criar aquele conteúdo. Com isso, acaba gerando mais autoridade para sua empresa.

Gere identificação 

Utilizar o termo “você” no texto faz com que a pessoa se sinta mais próxima e garante também que ela se identifique com o que está sendo escrito. 

A identificação é importante para aproximar o produto, oferta ou empresa do seu público-alvo e fazê-la encontrar a solução para suas dores. 

Agora você já sabe como usar os elementos e técnicas de copy para vender mais! Acima, você descobriu alguns dos elementos mais importantes de uma boa copywriting.

Com tudo isso alinhado, chegou a hora de colocar em prática. O primeiro passo para adotar o copywriting na sua empresa é estudar e testar as técnicas e elementos explicados aqui neste artigo. 

Como você viu, eles são simples e podem ser aplicados nos mais diversos textos. Desde landing pages, vídeos de venda, blog posts, posts nas redes sociais, campanhas pagas etc.

Tenha certeza de que ao aplicar essas estratégias simples, os seus resultados vão aumentar significativamente!

O que não fazer no copywriting

Depois de entender as melhores práticas de copy, parece até que é algo que possui apenas liberdade de uso, e não muitas limitações. Entretanto, esse pensamento não poderia estar mais errado.

Ao se colocar em uma posição de persuasão, muitas vezes acabamos saindo um pouco do objetivo real do copy e entramos em uma máxima de palestrar, conteúdos maçantes para encher linguiça e apelo fora da curva. Com isso, o que era pra ser uma técnica de aproximação acaba afastando seu público do seu negócio.

Quem nunca se deparou com aquelas propagandas de produtos que você sabe por A + B que alguém passou horas escrevendo boas características e parece mais um texto forçado do que uma publicidade? Exato, esse é um dos erros de copywriting que muitas empresas ainda cometem.

Dessa forma, não só com o exagero, mas também na forma como você conta aquela história, a forma como você vende seu produto. Assim, fuja daquelas chamadas batidas e que você encontra em todo lugar. Foque, principalmente, em ser original e gerar histórias que seus clientes vão querer ouvir exatamente por não terem ouvido em nenhum lugar antes.

Outro grande complicador para quem deseja trabalhar com copywriting é querer fazer um conteúdo com linguajar técnico demais como forma de demonstrar conhecimento. Hoje em dia, essa é uma das técnicas mais falhas existentes, e podem gerar apenas uma grande taxa de rejeição.

Se você deseja criar identificação e se aproximar do público, busque um linguajar mais próximo dos usuários, principalmente do público mais distante. Dessa forma, você causa uma proximidade maior, por demonstrar interesse e preocupação com todo tipo de público que possa chegar ao seu conteúdo. Lembre-se: escrita persuasiva é diferente de escrita técnica.

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