Conquiste a atenção e tenha mais engajamento nas redes sociais

por | ago 22, 2021 | Conteúdo

Engajamento nas redes sociais é essencial para que o seu conteúdo seja entregue ao seu público. Mas, você sabe como conquistar a atenção de seus seguidores?

Como disse Adam Mosseri, chefe do Instagram, recentemente: a rede já não se trata de um lugar para publicar fotos. Mas serve para criar conteúdo, conexões e entretenimento.

Mas isso não é algo exclusivo do Instagram, pois diversas redes sociais seguem o mesmo caminho: Facebook, TikTok, WhatsApp… Todas elas caminham para um cenário em que o formato e a qualidade do seu conteúdo precisam andar juntos.

Por isso, neste post, nós da Marketing para Especialistas decidimos desmistificar o engajamento nas redes sociais para você. Continue conosco para entender como conquistar a atenção dos seus seguidores

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1 – Conteúdo atrativo

Antes de tudo, precisamos lembrar você de postar algo que agregue a quem segue seus perfis. Nada de ter uma rede social só por ter! Pelo contrário, aqui skin in the game é essencial.

Por isso, seus conteúdos têm que ser pensados da maneira mais chamativa possível e sempre tentando entender como eles podem transformar um visitante em uma venda para seu negócio.

2 – Saiba conversar com seu público

Recentemente tivemos uma exploração muito grande da palavra “cringe” por todos os lados! Isso é um processo natural das redes sociais.

Acontece que cada nicho começa a se comunicar usando jargões, gírias e vocabulário específico. Por isso, você precisa entender a fundo como seu público-alvo interage na internet.

Este tipo de pesquisa é um hack que ajuda a conversar na linguagem que o seu público usa. Visite alguns perfis, siga influencers de seu nicho e não economize em buscar novas informações. 

3 – Saia da mesmice e varie o conteúdo do seu perfil

Que tal pensar fora da caixa para manter seu engajamento nas redes sociais? Apenas postar algumas frases e fotos por dia, já não tem tanto efeito assim!

É preciso explorar diferentes tipos de conteúdos que estimulem o leitor a tomar uma ação. Você pode criar:

  • Enquetes.
  • Vídeos explicativos.
  • Lives colaborativas.
  • Materiais exclusivos.
  • Sorteios.

Aqui, o ideal é pensar em algo que faça sentido para você e seu público, e que possa ter um bom retorno e participação dos seguidores.

4  – Mostre apoio em causas que você se identifica

Nada melhor do que alguém que se posiciona na internet, não é verdade? Atualmente, vemos um movimento crescente contra o preconceito e outras temáticas delicadas. Por que não aproveitar para postar conteúdos relevantes sobre o tema?

  • Empoderamento negro.
  • Fortalecimento de mulheres.
  • Apoio a iniciativas junto ao meio ambiente.
  • Ajuda a animais de rua.
  • Estímulo à busca pela saúde mental.

5 – Use hashtags estratégicas

As hashtags são uma forma de fazer seu conteúdo chegar mais longe com menor esforço. Se você reparar, quando você busca uma hashtag na caixa de busca da rede social, você se depara com uma galeria de fotos e vídeos sobre temas semelhantes.

O melhor é que qualquer um pode fazer este tipo de pesquisa, isso significa que pessoas que não seguem você, começarão a ver seus conteúdos e podem começar a acompanhar mais coisas suas.

6 – Faça marcações de pessoas e lugares

Além disso, para manter o engajamento nas redes sociais e conquistar a atenção de seus seguidores: faça marcações!

Podem ser marcações de locais em que você esteja. Digamos que você é um coach e está participando de palestras. Isso é ótimo de compartilhar, para mostrar aos seguidores que você busca desenvolvimento pessoal.

Marcando o local onde o evento acontece, você aumenta mais a disseminação de conteúdo. Ah! Se você fez networking e tirou fotos com outras pessoas, aproveite para marcá-las também em suas publicações.

Elas podem repostar sua foto ou vídeo e o público delas agora terá contato com seu material. 

7 – Utilize humor 

Não esqueça que as redes sociais também são um local para descontração, então, aproveite para postar conteúdo bem humorado.

A dica é não postar algo sem sentido, mas que comunique-se com sua área. Por exemplo, no caso do nosso coach, ele poderia postar um meme que servisse para ensinar algo sobre desenvolvimento pessoal, foco etc.

8 – Seja autêntico

A autenticidade é regra para quem quer se destaca na internet, hoje em dia cada vez mais as pessoas fazem coisas muito parecidas. Por isso, na hora de planejar seu conteúdo, vale a pena pensar:

  • Qual o diferencial do meu perfil?
  • Como posso chamar a atenção de maneira positiva?
  • Como fazer o dia das pessoas melhorar?
  • De que maneira posso criar uma comunidade que converse entre si?

9 – Tenha empenho 

Além disso, com regularidade é necessário revisar as informações do seu perfil, o conteúdo postado e a identidade visual.

Mais uma vez, vale lembrar que não se trata apenas de criar o perfil e esperar que ele cresça, pois você vai precisar cuidar dele diariamente. Pense como um jardineiro, ele poda as plantas, rega, fertiliza. Tudo isso ajuda a ter as flores mais chamativas.

Assim deve ser com o seu perfil e você pode criar na sua agenda, análises rotineiras para entender o que está dando certo e o que precisa ser mudado.

10 – Promova ou compartilhe eventos

Por que não manter seu público informado de opções sobre formações e eventos para o desenvolvimento deles?

Neste caso, convide-os para palestras, lives, shows, cursos e outro tipo de encontros com os quais você se identifica. Isso mostra aos seguidores quais são seus gostos e que você compartilha com eles.

11 – Explore novos recursos

A cada dia as redes sociais se atualizam para entregar informações mais completas e melhores. Se você seguir este ritmo, consegue se destacar com maior rapidez.

  • Acompanhe as atualizações de algoritmo.
  • Use novos recursos de postagem.
  • Siga os CEO das redes sociais para ficar por dentro de novas mudanças.
  • Acompanhe a Marketing para Especialistas para manter-se em dia com os conteúdos de valor.

12 – Faça  CTAs

Por último, sempre que fizer uma postagem, lembre de fazer chamadas para ação. Essas chamadas são um meio de fazer seu público interagir com a postagem, podendo ser:

  • Curta, compartilhe, comente.
  • Salve este conteúdo.
  • Converse comigo Inbox.
  • Clique em determinado link ou arraste para cima.
  • Acesse determinado material.

Agora que você já sabe como conquistar a atenção de seus seguidores, que tal baixar nosso e-book e começar a planejar sua estratégia de conteúdo?

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