Especialista ou generalista? Será isso faz diferença na hora de planejar o seu negócio? Saiba mais no vídeo.
Especialista ou generalista
Eu sou Elaine Maria, e tenho atuado como empreendedora no mercado digital nos últimos 3 anos, e nesse vídeo quero falar o que a Starbucks nos ensina sobre posicionamento de mercado.
Mas antes, você sabe o que é ser um especialista? Especialista é alguém que tem um notório saber em alguma área. Ou seja, conhecimento que adquire através de muito estudo, como através de mestrados e doutorados, ou através de uma sólida experiência profissional.
Isso parece óbvio. Mas poucas pessoas sabem usar isso para se posicionar, seja na carreira ou nos negócios.
E tendo ou não o desejo de transformar seu conhecimento e experiência em um negócio, se posicionar como um especialista dentro da sua área de atuação pode ser um grande diferencial na sua carreira.
Mas atuar como um especialista é diferente de se posicionar como um.
Atuar é o que você faz na prática para resolver os problemas do seu cliente, seja interno ou externo.
O que é diferente de se posicionar como um especialista.
Um bom exemplo disso é a Starbucks. Do que você se lembra quando pensa na Starbucks? Provavelmente em café, porque eles são especialista em café. E se preocupam em oferecer o melhor para seus clientes.
Mas ao entrar em qualquer loja da Starbucks você não encontra só café. Você tem o ambiente diferenciado, itens de alimentação exclusivos e uma linha vasta de canecas, copos, xicaras e outros. Assim, embora ela seja especialista em café, ela cria uma experiência completa em relação ao café.
E essa é a visão que você precisa ter sobre seu negócio ou carreira: ser um especialista no posicionamento, mas ser um generalista na execução.
E você começa a pensar sobre isso quando tira o foco do seu produto, serviço, ou da sua atuação profissional e coloca no problema que você ajuda seu cliente a resolver.
Por onde começar
Mas o que é ser um especialista? Saiba mais no artigo O que é ser especialista?
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Elaine Maria Costa é Fundadora e CEO da MKPE, especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriting, além de autora do eBook Marketing de Autoridade e marketing Digital para Terapeutas.